Área Restrita:

Nossa homenagem às Mulheres Contabilistas e Acadêmicas

Na área contábil, a representatividade feminina está cada vez mais presente, sendo que o universo feminino já domina as salas dos cursos de Ciências Contábeis. As mulheres hoje representam 43% dos profissionais registrados no País com grande tendência a aumentar este contingente. Essa expressiva evolução se reflete também nas ações desenvolvidas pelas das Entidades Contábeis, pelos escritórios de Contabilidade, pelas empresas e, em especial pelo mundo acadêmico, onde as mulheres estão cada vez mais presentes, dando a sua inestimável contribuição.

 

Considerando esta crescente evolução do público feminino na Contabilidade, que há muito tempo deixou de ser um reduto masculino, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC decidiu, considerar a designação “contadora” nas carteiras de identidade profissional, atribuindo com isso o real valor das mulheres nas Ciências Contábeis.

 

Mencionamos apenas este avanço para exemplificar o quanto as mulheres têm evoluído na profissão, e em toda a sociedade, contribuindo de forma espetacular para o aperfeiçoamento de nossas atividades profissionais em todas as áreas de atuação, presenteando-nos a sua costumeira competência, dedicação e, acima de tudo, o jeito singular de ser Mulher.

 

Esta é a nossa singela homenagem a todas as mulheres contabilistas e, em particular, às nossas Acadêmicas Ana Maria Elorrieta, Angela Zechinelli Alonso, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e Telma Tiberio Gouveia, sem as quais, nossa Academia não seria o que é hoje.  Os nossos cumprimentos e muito obrigado.

 

* Domingos Orestes Chiomento – presidente da Academia Paulista de Contabilidade - APC.