Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Monteiro de Carvalho é agraciado com a Medalha Ernani Calbucci

“Receber a Medalha de Mérito Contábil Hernani Calbucci por relevantes serviços prestados à classe, é uma dupla satisfação para mim, pois, tive o privilégio, na minha juventude, de conviver com o ilustre professor, eminente contador público, homem de grande saber contábil, escritor,  poeta, intelectual e profundo conhecedor da língua portuguesa. O fato da Medalha ter sido outorgada pelo CRCSP é outro motivo de Orgulho”, afirmou o Acadêmico Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, ao receber a láurea, de maneira virtual, das mãos do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, José Donizete Valentina.

A solenidade de entrega desta e de outras medalhas aconteceu no dia 7 de dezembro de 2020, durante as festividades de comemoração aos 74 anos de existência do CRCSP.

Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho é filho do renomado e saudoso contador Joaquim Monteiro de Carvalho que impulsionou a criação das Academias Contábeis em todo o País, por ocasião da realização V Congresso Brasileiro de Contabilidade, que aconteceu em Belo Horizonte MG em 1952. E, seguindo os passos de seu pai, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho foi um dos propulsores, juntamente com Irineu De Mula, Domingos Orestes Chiomento e José Joaquim Boarin (in memoriam), da reinstalação da Academia Paulista de Contabilidade-APC, no dia 11 de novembro de 2011, reavivando a iniciativa de Francisco D´Áuria, do próprio Monteiro de Carvalho e de outros contadores que fundaram a Academia Paulista de Contabilidade naquele mesmo ano de 1952.

O Acadêmico Monteiro de Carvalho traçou seu próprio caminho tendo como inspiração os feitos de seu pai. Formou-se técnico em Contabilidade, economista, pedagogo e pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Administração Escolar; foi vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP na gestão 2010-2011, e atualmente é conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, na gestão 2018-2021.

O Acadêmico que ocupa a cadeira de número 30 na Academia Paulista de Contabilidade, que tem como patrono o notável contador Domingos D’Amore, é também membro ativo da Ordem dos Economistas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e consultor na área do Terceiro Setor. Foi sócio e diretor Técnico da Sotábil – Sociedade Técnica de Contabilidade Ltda.

Para Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho ser homenageado por seus pares é sempre um motivo de grande alegria. O Acadêmico agradeceu ao presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que também compõe o quadro de Acadêmicos da APC, e aos demais membros do CRCSP, pela escolha do seu nome e honraria por ter recebido a tão cobiçada Medalha Hernani Calbucci.

Em sua galeria particular de títulos e homenagens, o Acadêmico Monteiro de Carvalho ostenta também o “Título de Contabilista Emérito” do ano de 2018, outorgado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e a Medalha Ministro Celso Furtado, em 2019, pelos serviços prestados à classe dos Economistas agraciada pelo Conselho Regional de Economia – 2ª Região, São Paulo.

Medalha Ernani Calbucci

Com a instituição da Ordem do Mérito Contábil, a Medalha Ernani Calbucci, se destina a agraciar àqueles que se distinguiram por terem prestado relevantes serviços à classe contábil.

Quem foi Ernani Calbucci

O ilustre e estudioso professor Ernani Calbucci nasceu em Mogi Mirim – SP no dia 15 de agosto de 1912 e faleceu no dia 28 de março de 1964, filho de Francisco Calbucci e Carolina Calbucci. Ernani Calbucci foi professor, economista, advogado, poeta, filósofo, funcionário público e contabilista. Em 1934 obteve os prêmios "Veiga Filho", "Epitácio Pessoa" e bacharelou-se em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo onde granjeou a láurea "Guilherme Guinler". Nos Estados Unidos, por uma bolsa de estudos do Instituto Inter Americano de intercambio cultural, aperfeiçoou seus estudos em 1941, na Columbia University de Nova York. Foi membro do Sindicato dos Contabilistas, do Sindicato dos Economistas e da Associação Paulista de Imprensa e,ocupou o cargo de contador da Prefeitura de São Paulo. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Mackenzie. Modesto e simples não perdeu o amor pelas letras adquiridas nas bancas da "A Comarca", sob a direção de Francisco Cardona, deixou publicado "Alvorecer", poesias 1939, "Miragem" 1940, manteve-se no Jornal Correio Paulistano uma seção dominical intitulada "Dúvidas de Linguagem". Atualmente Ernani Calbucci nomina como Patrono a cadeira 34 da Academia Paulista de Contabilidade.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León