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Acadêmicos participam de Audiência Pública sobre a revisão das diretrizes curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Ciências Contábeis

Ontem 03 de maio de 2023, o Conselho Federal de Contabilidade-CFC colocou em audiência pública, junto ao Conselho Nacional de Educação-CNE e o Ministério da Educação-MEC a minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior-IES brasileiras.

O encontro teve como objetivo reunir sugestões de profissionais, de acadêmicos e de estudantes de todo o País. O vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade, José Donizete Valentina, que também é vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, os Acadêmicos, Antoninho Marmo Trevisan e Edgard Bruno Cornacchione também participaram da reunião dando suas contribuições e levando o ponto de vista da APC.

Desde o final de 2021, o CFC iniciou os trabalhos voltados para a reformulação das diretrizes curriculares. A proposta do Conselho é adequar o curso de graduação em Ciências Contábeis à nova realidade do mercado, marcada por pautas como tecnologia, ciência de dados, sustentabilidade, entre outros temas.

Dando prosseguimento ao projeto, a autarquia comunicou a Instituições de Ensino Superior, a coordenadores e a professores do curso de Ciências Contábeis que iniciaria o trabalho de reformulação da resolução e solicitou o envio de sugestões. Em seguida, os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foram convocados para iniciar discussões sobre o tema em suas jurisdições, com a finalidade de reunir opiniões de todo o país.  

Em 2022, ocorreu uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis e outra com os presidentes dos 27 CRCs. O objetivo foi buscar diferentes pontos de vista e enriquecer a minuta que entraria em audiência pública.

Agora em fase final, a proposta vai para a homologação, para que possa se transformar em lei em todo o Brasil.

“Nós trabalhamos em cima de competências, baseado em atividades em relação ao ESG e a tecnologia. É uma proposta muito cuidadosa. São mais de 30 anos que esperávamos por essas mudanças no ensino e Academia como sempre tem participado desse processo que vai ficar na história do Brasil”, afirmou José Donizete Valentina.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León