Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
“Visão Generalista x Especialista”, evento promovido pela Academia, tem mais de 600 acessos

No dia 20 de abril, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-Fipecafi e das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, realizou mais uma transmissão ao vivo da série “Competências Gerenciais”, dessa vez enfocando o tema “Visão Generalista x Especialista”, no canal da APC no Youtube.

O evento que reuniu mais de 600 vizualizações teve a exposição do tema feita pelo  especialista em finanças, Arthur Azevedo, com a participação do Acadêmico da APC, Irineu De Mula e  a coordenação do professor da Faculdade Fipecafi, Flávio Riberi.

Arthur Azevedo iniciou falando sobres os acontecimentos recentes do mundo, como a pandemia da Covid-19, a guerra Rússia x Ucrânia, e as suas consequências para a sociedade, bem como  os novos métodos de trabalho, que exigem que os empresários sejam resilientes. A partir disso, ele explicou como funciona o desenvolvimento da Visão Generalista x Especialista e qual a melhor das opções.

Ele falou sobre os profissionais que têm profundidade vertical, especialista clássico, com desenvolvimento e educação específica; e os profissionais que possuem lateralidade e competências tanto na horizontal, quanto na vertical. Estes são os profissionais que reúnem  as duas habilidades e, portanto, são os mais desejados atualmente pelo mercado.

“O que o mercado precisa é de profissionais entusiasmados, competentes e comprometidos com o conhecimento”, disse apoderando-se de uma frase do filósofo e palestrante Leandro Karnal.

Nesse contexto, ele falou das características de um parceiro confiável. “Procure pessoas transparentes, promova e suporte discussões saudáveis de negócios, preserve o interesse acionista, comprometa-se com a melhoria continua dos controles internos, viva os valores da sua companhia, seja um exemplo, tome decisões, expanda sua cadeira, conheça a si mesmo, crie os milestones no seu mapa de carreira”, pontuou.

O palestrante ainda deu dicas de como evoluir ao longo da carreira, afirmando que é preciso estar disposto e alerta para saber das novidades e ampliar as competências e habilidades. “O importante é você saber o “por quê”, o propósito e o quanto esses movimentos fazem sentido. Afinal não há certo ou errado, mas, sim, o que faz os nossos olhos brilharem, nossas mentes se expandirem, ou seja ter foco e fazer a diferença”, garantiu Arthur Azevedo.

Já o  Acadêmico da APC, Irineu De Mula, que interagiu em uma sintonia perfeita com o palestrante contou como foi construir a sua carreira na Contabilidade e na Auditória, concordando com  Azevedo ao dizer que cada vez mais as empresas procuram "multiespecialistas".

Os profissionais que procuram se manter atualizados, ter transparência, fomentar a troca de experiências com os seus colegas, aprender sempre mais, são os que fazem a diferença, sentenciou Irineu De Mula, acrescentando que a oxigenação profissional que muitos buscam pode ser encontrada nas Entidades da classe contábil.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, que acompanhou o evento de forma virtual comentou no chat que a palestra foi rica em informações, assegurando que os profissionais da Contabilidade podem e devem se reinventar inúmeras vezes. Também os participantes ativos da palestra, que chegaram a 358 no seu pico, teceram muitos elogios à Academia, ao CRCSP e às demais entidades apoiadoras da iniciativa, mas, principalmente aos palestrantes que, segundo os comentários compartilharam valiosos conhecimentos para suas vidas e suas carreiras profissionais.

A palestra “Visão Generalista x Especialista” já conta com mais de 650 visualizações e se encontra disponível, na íntegra, no canal da APC no Youtube.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Raicoski

Edição: Lenilde De León