Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Palestra “Visão do negócio e espírito de dono” conta com a participação da Acadêmica Marta Cristina Pelucio Grecco

No dia 24 de agosto, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e com o apoio da Fipecafi, realizou mais uma edição da série “Competências Profissionais”. A transmissão ao vivo no canal do Youtube da APC contou com a participação virtual de 787 usuários e já passa de 1,3 milhões de visualizações. O tema do evento foi “Visão do negócio e espírito de dono”, moderado pelo professor da Faculdade Fipecafi, Flávio Riberi, e debatido pelos profissionais: Marcus Vinicius Menezes Cardoso e Marta Cristina Pelucio Grecco, que também é Acadêmica da APC.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, ressaltou a grandiosidade dos eventos realizados pela união das Entidades mencionas e aconselhou os participantes a aproveitarem ao máximo esses minutos de sabedoria, para absorver conhecimento de fontes tão sábias e confiáveis.

O tema chave discutido pelos especialistas foi como ter atitude de dono e uma mentalidade diferenciada que cada vez é mais buscada pelas empresas. Segundo eles, ter essa visão faz o negócio prosperar como um todo, garantindo estabilidade, lucro e crescimento.

Marcus Vinicius Menezes Cardoso citou o escritor Peter Drucker, o qual disse que “a cultura da empresa come a estratégia no café da manhã”, por isso é importante definir qual o propósito do negócio. Ele reforçou que a segurança e confiança produzem o que chamamos de “espirito de dono”.

“Visão de dono é uma questão de atitude – e o empreendedor tem a responsabilidade de passar a cultura. Você não pode cobrar o que você não informou. Empreendedorismo é atitude e comunicação”, afirmou.

Já Marta Pelucio, ressaltou que é importante evitar os extremos, sejam eles bons ou ruins. Para ela, falta de coragem é covardia, mas excesso de coragem é imprudência.

“Por isso é preciso ter equilíbrio nas ações e, em especial priorizar as tarefas. É fundamental ter domínio da própria vida. E investir em Contabilidade”, assegurou.

Na ocasião, Cardoso, disse que é importante construir um ambiente de segurança psicológica. Para se ter uma relação profissional mais saudável. Ele ainda alertou os profissionais, que, quando o problema “não é seu”, garantindo que se você esbarrou com uma pendência, deve resolver ou procurar alguém que possa solucionar o problema.

As questões éticas também foram consideradas durante a atividade, quando Marta compartilhou suas experiências enquanto empreendedora e confessou que não atua sem a excelência na Contabilidade.

“Se eu topasse todo tipo de trabalho, minha empresa poderia ser muito maior, as eu enquanto profissional e pessoal seria muito menor”, disse.

A Acadêmica comentou que a pessoa é responsável por tudo o que ela faz, é necessário se ter uma boa leitura da empresa e atribuir a cada um a sua responsabilidade. Marta defendeu que o brasileiro não é diferente de ninguém, não é corrupto, para ela o que falta ao Brasil é justiça, punidade.

Para finalizar Marta Pelucio deixou a  seguinte frase “Viva sua vida e não seja vivido por ela”, de um dos heterónimos de Fernando Pessoa. “Isso quer dizer, não faça Contabilidade criativa, apenas mantenha os seus valores. Sejam corajosos para empreender, mas não sejam imprudentes para não terem problemas depois”, concluiu Marta.

Flávio Ribeiri agradeceu aos palestrantes e participantes, e reforçou a missão das Entidades de fornecer eventos gratuitos e que agreguem valor aos profissionais. Todos os conteúdos apresentados na série “Competências Profissionais”  estão disponíveis no canal do Youtube da APC.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá de León