Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Prefeito de São Paulo e lideranças contábeis discutem questões de interesse da classe e da sociedade

Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto de 2021, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu em seu gabinete, os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo para tratar de assuntos de interesse da classe e da sociedade com vista a apoiar o empreendedorismo e a geração de emprego no município.

 

 

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu pela recepção e convidou o prefeito a participar dos festejos dos 72 anos do CRCSP, em dezembro próximo, e para comparecer à abertura da Convenção Estadual dos Profissionais da Contabilidade, agendada para fevereiro de 2022.

 

 

 

 

“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é colocar as Entidades Contábeis à disposição da Prefeitura para auxiliar no que for possível para o fortalecimento de políticas públicas que apoiem os profissionais contábeis e a sociedade, promovendo a desburocratização e o empreendedorismo”, destacou Donizete Valentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Domingos Oreste Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, também falou sobre as ações de disseminação de conhecimento da Academia anunciando a realização do IV Congresso Internacional de Contas Públicas, que irá acontecer em novembro próximo, e inúmeros outros eventos programados pela Agremiação.

 

 

 

 

O prefeito Ricardo Nunes apresentou os projetos da prefeitura voltados à simplificação de processos e desburocratização e ouviu as demandas dos representantes, entre elas, pautas relacionadas à obrigatoriedade de cadastro de empresas com origem fora da cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão essa apresentado por Carlos Alberto Baptistão, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon - SP; a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo - Aescon-SP, que na ocasião representou o presidente das Entidades, Reynaldo Lima.

 

 

 

 

Baptistão sugeriu ao prefeito atentar para o Cadastro de Empresas de Fora do Município – CPOM, que vem sendo exigido quando uma empresa vai prestar serviço para uma outra empresa em uma cidade diferente daquela que está registrada, uma vez que, segundo ele, já está comprovado que o cadastro é ilegal. E disse ainda que a diretoria do Sescon-SP e da Aescon-SP irá solicitará ao prefeito para abordar no Programa Parcelamento de Impostos-PPI os débitos do Imposto sobre Serviços-ISS de empresas do Simples Nacional que ficaram de foram e, se possível, estender o benefício para os débitos de 2021.

 

 

 

 

Segundo ele, já está comprovado que o cadastro é ilegal. E disse ainda que a diretoria do Sescon-SP e da Aescon-SP solicitará ao prefeito para abordar no Programa Parcelamento de Impostos-PPI os débitos do Imposto sobre Serviços - ISS de empresas do Simples Nacional que ficaram de fora e, se possível, estender  o benefício para os débitos de 2021.

 

 

 

 

Já o presidente Instituto do Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, 5ª Regional, Marco Antônio Fabbri, lembrou ao prefeito que durante a pandemia, em razão do trabalho em home office, muitas empresas deixaram o Município, indo trabalhar e gerar recursos em outra localidades. E que agora, com a retomada da economia seria importante considerar o ISS das empresas Uniprofissionais para atraí-las de volta à cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito falou da importância dos profissionais da Contabilidade para a cidade e sugeriu aos participantes do encontro realizar uma reunião virtual com a participação das Entidades e todos os profissionais contábeis do município. “O mote da nossa gestão é o diálogo. Queremos estar cada vez mais próximos à população para aprimorarmos nossas ações e construirmos juntos uma cidade cada vez melhor”, declarou Nunes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao sair da reunião, Chiomento enfatizou que as lideranças contábeis foram oferecer sua ajuda ao executivo municipal, no sentido de colaborar para a resolução que questões contábeis e tributárias que afetam diretamente as empresas aqui locadas.

 

 

 

 

O encontro foi possível graças à intermediação da vereadora Edir Sales, que também estava presente, juntamente os secretários municipais, Rubens Rizek, da Fazenda; Guilherme Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Aline Cardoso, e da Casa Civil; Ricardo Tripoli, o subsecretário do Tesouro, Henrique Castilho, e o chefe de gabinete da Fazenda, Evandro Luis Alpoim Freire.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por parte das lideranças contábeis compareceram também ao encontro: Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP; José Dagoberto Silverio da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Marta Pelucio, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade- ANEFAC; e os vice-presidentes do CRCSP: José Carlos Maion, de Administração e Finanças, Marcelo Roberto Monello, Desenvolvimento Profissional, Mariano Amadio, Registro e Fiscalização, além do diretor executivo , Claudio Bifi.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Lenilde Plá de León – De León Comunicações

 

 

 

 

Fotos Thiago Benevides – Comunicação do CRCSP