Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Jorge Manoel abre “Conexão SP-Nordeste: A Contabilidade redefinindo o Século 21” e APC sorteia livros

Começou no dia 01 de junho, o evento que leva os profissionais da Contabilidade a uma virtual “Conexão SP-Nordeste: A Contabilidade redefinindo o Século 21” realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em parceria com mais nove Conselhos de Contabilidade do Nordeste.

O primeiro dia de “viagem” pelas áreas da Contabilidade abordou os “Nichos inexplorados, novos talentos, infraestrutura e inovações inimagináveis”, que foi explanado pelo membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Jorge Roberto Manoel e moderado pela também Acadêmica da APC, conselheira e coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Angela Zechinelli Alonso e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, com participação ativa do presidente do CRCSP, José Donizete Valentina que também é Acadêmico da APC.

O Acadêmico Jorge Roberto Manoel iniciou sua fala desafiando os profissionais presentes a se intitularem “quem é o talento do futuro?”. Manoel ressaltou que esse é um dos capítulos do livro “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios” produzido e disponibilizado gratuitamente em e-book pela Academia Paulista de Contabilidade, no qual ele é um dos autores, junto com os demais Acadêmicos. “O capítulo do livro mostra que é permanente o processo que se renova a cada dia e se restaura a cada momento”, afirmou. A obra está disponível no site: https://www.apcsp.org.br/acervo. Durante a live foram sorteados dez exemplares do livro autografado pelos autores.

Muito se discute no mundo corporativo sobre as habilidades essenciais para um bom colaborador.  Segundo Jorge Manoel, podemos especificar habilidades comportamentais e técnicas em duas expressões, Soft Skills (Habilidades Comportamentais) e Hard Skills (Habilidades Técnicas).

“As soft skills são habilidades sócio comportamentais, associadas às suas habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções, como por exemplo, (comunicação interpessoal; persuasão; resolução de conflitos; liderança; confiança; criatividade; e entre outras). Já as hard skills são as habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, como a (contabilidade; gestão de pessoas; gestão de projetos; programação; domínio de excel avançado, e etc.)”, explicou o Acadêmico.

O Acadêmico Jorge Roberto Manoel falou que existem três perguntas em que o sucesso depende cumulativamente. Você é um bom técnico, tem qualidade e conhecimento específico? Qual o seu comportamento, atitude e integridade? E a Internacionalização?.

O painel aconteceu de forma dinâmica e interativa, ao responder se as máquinas estão chegando para levar os empregos, o Acadêmico discordou.

“A tecnologia e a inovação têm criado oportunidades e aberto novos campos de trabalho. É assim, também, no campo profissional para nós que atuamos nas áreas de Administração, Finanças e Contabilidade. Dessa forma, devemos nos manter inseridos nesse mundo das mudanças e buscar oportunidades, onde elas estivessem” assegurou Manoel.

Durante a explanação, Jorge Roberto Manoel abordou também  o tema Inovações inimagináveis e afirmou que não existe nada que possa ser inimaginável, sempre vai ter alguém criativo. E ainda provocou os participantes: “Você está construindo o seu inimaginável?”.

“A contabilidade que nos trouxe até aqui, e não vai ser assim que vai prosseguir. Não com essa infraestrutura, regulamentação, e processos internacionais. A profissão Contábil tem que sair da toca, ser o profissional linha de frente na tomada de decisões de negócios. Se não pensarmos nesse processo amplo, alguém tomará o nosso trabalho” , alertou o Acadêmico da APC.

Ao encerrar, o palestrante incentivou os profissionais da Contabilidade a procurarem por nichos Inexplorados, são inúmeras oportunidades na profissão contábil, Governança Corporativa, consultoria de gestão e a área de sustentabilidade são algumas áreas que podem ser melhores exploradas pelos profissionais da contabilidade.

“Mesmo em meio aos inúmeros desafios, a profissão contábil hoje está, mais do que nunca, à frente dos negócios. A profissão avança na medida da tecnologia, precisamos estar modernamente usufruindo desses processos e dos sistemas integrados”, finalizou.

José Donizete Valentina, vice-presidente da APC e presidente do CRCSP, participou da discussão sobre as novidades da profissão e disse estar muito feliz por compartilhar conhecimento com nove estados do Nordeste, e parabenizou o presidente do CFC, Zulmir Breda, presente no evento, pela memorável comemoração dos 75 anos do Sistema CFC/CRCs, realizado em 27 de maio de 2021.

Também participaram da mesa virtual de debates sobre o futuro da profissão o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, presidente do CRCPB, Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, e presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges.

Ao final da atividade, os participantes concorreram ao sorteio de dez exemplares do livro “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios”, autografados por membros da Academia Paulista de Contabilidade – APC, além de pontuarem no programa de Educação Profissional Continuada – EPC.

A Conexão SP-Nordeste conta com a parceria dos Conselhos: de Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), e apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O evento “Conexão SP-Nordeste” continua nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho. Para participar basta se inscrever no site do CRCSP.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León