Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Encontro com Acadêmicos sobre os Desdobramentos Contábeis atinge mais de 1500 visualizações

Neste dia 23 de julho, a Academia Paulista de Contabilidade - APC realizou mais um Encontro com Acadêmicos em ambiente virtual, com o apoio do Conselho Regional do Estado de São Paulo – CRCSP. Dessa vez, a atividade esclareceu os "Desdobramentos contábeis em ambientes de crise e a Auditoria do Futuro", por meio dos Acadêmicos Artemio Bertholini e Ernesto Rubens Gelbcke, respectivamente. O evento teve a  mediação do Acadêmico e conselheiro do CRCSP, Adriano Gilioli.

Em vídeo, os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, e da APC, Domingos Oresrtes Chiomento, agradeceram as presenças desejando um bom aproveitamento dos temas.

Chiomento reforçou a importância da parceria com o CRCSP que, segundo ele,  tem dado muito certo e contribuído de forma significante para melhoria das condições de aprendizado e atualização  dos profissionais contábeis, em especial,  nesse momento de pandemia. "Esta é a hora e a vez do contador, mas ele precisa ser multidisciplinar para ajudar os gestores  na tomada de decisões, usar os recursos da tecnologia, e se aproximar  e comunicar bem com os seus clientes", recomendou Chiomento aos participantes.

Exposição de Artemio Bertholinim

O professor Artemio Bertholinim falou sobre os Desdobramentos contábeis em ambientes de crise, como será esse cenário e por quanto tempo ele perdurará, inclusive discutiu as normas contábeis, quais são as probabilidades de futuros benefícios econômicos e a confiabilidade da mensuração dos efeitos na pandemia nas empresas e na sociedade. O Acadêmico deu diversos exemplos abordando pontos específicos em relação aos CPC'S,  citou padrões de estoque, perdas com recebíveis, imobilizado com arrendamento mercantil e passivos, provisões e passivos contingentes, ativo fiscal diferido oriundo de prejuízos fiscais e outros tópicos de grande interesse para os que assistiram a live.

Bertholinim ainda apontou algumas situações que merecem reflexão, como: planos de aposentadoria complementar, pagamento baseado em ações, cobertura de seguro para lucros, atendimento de "covenants" em empréstimos, godwill por "expectativas de lucros futuros" e conteúdo das notas explicativas.

Exposição de Ernesto Rubens Gelbcke

Por sua vez,  o palestrante Ernesto Rubens Gelbcke analisou como será a Auditoria do futuro, com a racionalização das informações públicas no balanço, alteração da estrutura e objetividade das notas explicativas, excesso de detalhes "desnecessários" para análise pelo mercado e itens relevantes (gerenciais) em que são deixados em segundo plano.

Segundo o Acadêmico Gelbcke, as grandes empresas já estão se preparando para o futuro da economia. E, neste sentido fez alguns questionamentos: o mercado está preparado para a Auditoria do futuro; os profissionais da Contabilidade estão em condições de atender a este nova demanda: os clientes estão pronto para a auto-auditoria?.  "A Contabilidade pode e deve ser uma ferramenta importante para a tomada de decisões das empresas e investidores", insistiu Ernesto Gelbcke.

O moderador, Adriano Gilioli agradeceu a oportunidade de estar ao lado de dois grandes nomes da Contabilidade e principalmente por conduzir essa aula que obteve a marca de mais de 1500 visualizações, grandes muitos elogios dos participantes,  o que só reforça a importância do tema e o trabalho contínuo da APC e do CRCSP em compartilhar conhecimento com os profissionais da Contabilidade.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León