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APC promove evento sobre a transição do ensino contábil e anuncia lançamento de livro nacional sobre as novas DCNs

A Academia Paulista de Contabilidade-APC realizará, no dia 2 de dezembro de 2025, a palestra online "Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências", como parte da programação do projeto CRCSP Para Todos, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. O encontro, que contará com a participação de seis especialistas da área contábil, discutirá o novo momento da formação profissional no Brasil diante da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais -DCNs para o curso de Ciências Contábeis.

Entre as presenças já confirmadas, estão o presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia; e os  acadêmicos: Raul Correa da Silva; Marcia Montanholi; e Luiz Fernando Nóbrega; que atuarão juntamente com os especialistas: Wander Pinto, Carlos Chelfo;

O evento marca também o lançamento do livro "A Contabilidade e as Novas DCNs – O que muda e como se adaptar", organizado pela Editora GEN Atlas e escrito por mais de 20 professores de diferentes estados do País. A obra representa um esforço nacional de reflexão e sistematização sobre os desafios e oportunidades trazidos pela nova resolução de 2024. Um dos organizadores do livro, inclusive, é Alexandre Sanches Garcia.

O presidente da APC enfatiza a relevância acadêmica e institucional do projeto: "A formação em Ciências Contábeis deve ir além da sala de aula, incorporando experiências práticas que preparem os estudantes para a realidade do mercado".

Como nasceu o livro?

Segundo Alexandre Garcia, o livro nasce de um processo de intensa colaboração entre docentes de todo o Brasil. A elaboração dos capítulos buscou integrar perspectivas diversas e aprofundar o entendimento sobre o impacto das novas diretrizes para o ensino contábil. Ele destaca que a obra não apenas analisa mudanças normativas, mas também propõe caminhos para que instituições de ensino superior adaptem currículos, metodologias e avaliações de forma mais inovadora e orientada por competências.

O livro, que será disponibilizado exclusivamente em formato e-book para venda, terá sua versão impressa distribuída ao CFC, aos CRCs e às Academias Regionais de Contabilidade. Por isso, Garcia reforça a importância da disseminação do link de compra especialmente por parte de profissionais que atuam em instituições de ensino. "Foi um privilégio organizar uma obra construída a muitas mãos e destinada a apoiar docentes e coordenadores de todo o país", afirma.

A estrutura completa da publicação reúne capítulos sobre:

·       a transição da resolução de 2004 para a de 2024;

·       a história e os desafios do ensino de Contabilidade no Brasil;

·       as transformações trazidas pelas novas DCNs;

·       o ensino por competências como eixo estruturante;

·       o perfil e as habilidades esperadas do egresso;

·       a reorganização dos componentes curriculares;

·       novos modelos de avaliação da aprendizagem.

A APC destaca que a atualização das DCNs representa um marco para o ensino contábil. Ao propor mais flexibilidade e integração prática, a nova diretriz desafia instituições de ensino e professores a repensarem o modo como formam profissionais. O livro apresentado pela Academia funciona como guia para essa transição - uma ferramenta para orientar coordenadores, apoiar docentes e aproximar a formação universitária das demandas do século XXI.

Como parte das atividades do evento, haverá também sorteio de três e-books entre os participantes.

A APC reforça que a modernização do ensino contábil é um compromisso contínuo, e iniciativas como esse encontro refletem sua missão de promover excelência acadêmica, reflexão crítica e desenvolvimento profissional.

Serviços:

Evento: Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências.

Data: 2 de dezembro de 2025, terça-feira.

Horário: das 9h às 12h30.

Inscrições: no site do CRCSP.