CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade-APC realizará, no dia 2 de dezembro de 2025, a palestra online "Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências", como parte da programação do projeto CRCSP Para Todos, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. O encontro, que contará com a participação de seis especialistas da área contábil, discutirá o novo momento da formação profissional no Brasil diante da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais -DCNs para o curso de Ciências Contábeis.
Entre as presenças já confirmadas, estão o presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia; e os acadêmicos: Raul Correa da Silva; Marcia Montanholi; e Luiz Fernando Nóbrega; que atuarão juntamente com os especialistas: Wander Pinto, Carlos Chelfo;
O evento marca também o lançamento do livro "A Contabilidade e as Novas DCNs – O que muda e como se adaptar", organizado pela Editora GEN Atlas e escrito por mais de 20 professores de diferentes estados do País. A obra representa um esforço nacional de reflexão e sistematização sobre os desafios e oportunidades trazidos pela nova resolução de 2024. Um dos organizadores do livro, inclusive, é Alexandre Sanches Garcia.
O presidente da APC enfatiza a relevância acadêmica e institucional do projeto: "A formação em Ciências Contábeis deve ir além da sala de aula, incorporando experiências práticas que preparem os estudantes para a realidade do mercado".
Como nasceu o livro?
Segundo Alexandre Garcia, o livro nasce de um processo de intensa colaboração entre docentes de todo o Brasil. A elaboração dos capítulos buscou integrar perspectivas diversas e aprofundar o entendimento sobre o impacto das novas diretrizes para o ensino contábil. Ele destaca que a obra não apenas analisa mudanças normativas, mas também propõe caminhos para que instituições de ensino superior adaptem currículos, metodologias e avaliações de forma mais inovadora e orientada por competências.
O livro, que será disponibilizado exclusivamente em formato e-book para venda, terá sua versão impressa distribuída ao CFC, aos CRCs e às Academias Regionais de Contabilidade. Por isso, Garcia reforça a importância da disseminação do link de compra especialmente por parte de profissionais que atuam em instituições de ensino. "Foi um privilégio organizar uma obra construída a muitas mãos e destinada a apoiar docentes e coordenadores de todo o país", afirma.
A estrutura completa da publicação reúne capítulos sobre:
· a transição da resolução de 2004 para a de 2024;
· a história e os desafios do ensino de Contabilidade no Brasil;
· as transformações trazidas pelas novas DCNs;
· o ensino por competências como eixo estruturante;
· o perfil e as habilidades esperadas do egresso;
· a reorganização dos componentes curriculares;
· novos modelos de avaliação da aprendizagem.
A APC destaca que a atualização das DCNs representa um marco para o ensino contábil. Ao propor mais flexibilidade e integração prática, a nova diretriz desafia instituições de ensino e professores a repensarem o modo como formam profissionais. O livro apresentado pela Academia funciona como guia para essa transição - uma ferramenta para orientar coordenadores, apoiar docentes e aproximar a formação universitária das demandas do século XXI.
Como parte das atividades do evento, haverá também sorteio de três e-books entre os participantes.
A APC reforça que a modernização do ensino contábil é um compromisso contínuo, e iniciativas como esse encontro refletem sua missão de promover excelência acadêmica, reflexão crítica e desenvolvimento profissional.
Serviços:
Evento: Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências.
Data: 2 de dezembro de 2025, terça-feira.
Horário: das 9h às 12h30.
Inscrições: no site do CRCSP.