Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:

Acadêmicos

Academia Paulista de Contabilidade

 

  • 1

    Luiz Antônio Balaminut é contador e advogado, pós-graduado em Administração Financeira e em Auditoria. Diretor da Balaminut Consultores Empresariais e da Balaminut Editora. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2006-2007; conselheiro do CFC e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba, na gestão 1999-2002; presidente do Rotary Club Piracicaba no ano-rotário 1997-1998. É membro titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, ocupando a cadeira n°6 da área de Ciências.

  • 2

    Mauro Fernando Gallo possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (1975), mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2002), e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2008). Foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, agente fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, e auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Bauru-SP. É ex-professor pesquisador do Mestrado de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap, professor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Fipecafi (USP) IPOG e CIESA. Autor de livros e diversos artigos científicos sobre a área tributária, publicados no Brasil e no exterior.

  • 3

    Pedro Augusto de Melo é contador e um dos sócios responsáveis pela iniciativa da KPMG na área de Governança Corporativa, que coordena as atividades do Audit Committee Institute-ACI. Foi presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul de setembro/2008 a outubro/2017, quando atuou como membro do Global Board e Global Council da KPMG International e do Board da KPMG Americas. É membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo-IBEF SP e membro atuante em Comitês do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon e da Câmara Americana de Comércio-Amcham Brasil. É Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon. Recebeu o “Prêmio Destaque Ibef 2009” e o Troféu “Anefac Profissional do Ano 2014”, na categoria Contabilidade.

  • 4

    Ana Maria Elorrieta nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e se formou em Ciências Contábeis pela Universidade de Buenos Aires. Na PricewaterhouseCooper Brasil-PwC adquiriu ampla experiência na condução de trabalhos de Auditoria de empresas nacionais e internacionais. Em 1997 iniciou suas atividades em entidades contábeis, participando do Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade-CFC. Foi integrante do International Auditing and Assurance Standard Board-IAASB, da International Federation of Accountants-IFAC, representando o CFC e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon até 2013. Ela liderou o Latin America Coordinating Committee - foro criado pelas seis redes internacionais de Auditoria para dar suporte ao desenvolvimento dos mercados regionais e da profissão contábil na América Latina. Em 2020 recebeu o prêmio IFAC Global Leadership Award.

  • 5

    Gildo Freire de Araújo, contador, empresário da Contabilidade, sócio fundador do Escritório Contábil Águia. Atualmente preside o Instituto Paulista de Contabilidade-IPC nas gestões 2019-2020 e 2021-2023; membro do Conselho Consultivo do CRC-SP; membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; diretor na Anefac; membro do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio-CAT; juiz do Tribunal de Impostos e Taxas-TIT, nos biênios 2019-2021 e 2022-2023; conselheiro Fiscal na Fundação Zerbini. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP na gestão 2016-2017; presidente da Associação de Pais e Amigos de Diadema-Apae por quatro gestões; presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema; e conselheiro na Cecomercio.

  • 6

    Charles Barnsley Holland é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA pela Wharton Business School, nos EUA. É membro do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac. Autor da tese “Price Level Accounting”. Tem mais de 250 artigos publicados no Brasil e no exterior, principalmente sobre Contabilidade, Auditoria, Impostos, Negócios, Governança e Administração. Atuou como sócio da Ernst & Young Auditoria-EY, a partir de 1979 até sua aposentadoria em 2001. Iniciou sua carreira de Auditoria na PWP (atualmente PWC e KPMG) entre 1963 a 1979. Teve e tem atualização destacada como conselheiro independente de várias entidades profissionais ligadas à Contabilidade, Governança e de classe, igualmente no setor privado.

  • 7

    Eliseu Martins é professor Emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da USP em São Paulo e da USP em Ribeirão Preto. Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA/USP; possui diversos cursos de Pós-Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e parecerista da área contábil; reitor do Centro Regional de Espírito Santo do Pinhal-Unipinhal; membro de Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal de empresas privadas e estatais e de entidades sem fins lucrativos; membro de Conselhos Editoriais de diversas Revistas Técnicas; autor e coautor de diversos livros, teses e centenas de artigos. Ex-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA/USP; ex-diretor Pró-Tempore da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-FEA/RP; foi Coordenador da Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários-CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de 2009 e de 1985 a 1988); ex-diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Foi representante do Brasil junto à ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações; ex-diretor do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, São Paulo; ex-diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac. Dentre muitas condecorações é detentor da Medalha “João Lyra”, concedida pelo CFC, e do Título” Professores Eméritos” pela USP.

  • 8

    Telma Tiberio Gouveia é contadora, mestre em Administração de Empresas e professora, com mais de 40 anos de experiência na área contábil e 25 anos na área educacional. Atuou como docente e coordenadora em faculdades do Litoral de São Paulo. Nas entidades da classe contábil foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCS, de 2006 a 2013, e vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, na gestão 2017-2019. Atualmente compõe a diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL, para a gestão 2021-2024.

  • 9

    Silvio Lopes Carvalho é técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Vítor Viana-SP; bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Guarulhos; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; pós-graduado pela Universidade de São Paulo-USP. Perito Judicial Contábil desde 1979 foi presidente da diretoria executiva da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, nas gestões 1989-1991 e 1991- 1993; presidente do Conselho da Apejesp por quatro gestões; vice-presidente do Conselho da Entidade nas gestões 1997-1999 e 1999-2001; presidente da Federação Brasileira de Peritos Árbitros, Mediadores e Conciliadores-Febrapam por duas gestões (1991-1993 e 1993-1995) e atualmente é conselheiro Fiscal do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.

  • 10

    José Donizete Valentina é bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Educação pela PUC de Campinas; diretor do Grupo Provector voltado ao segmento da Contabilidade, Auditoria e Replanejamento Empresarial, possuindo registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes; MBA em Liderança Contábil e Financeira pela Anderson University, Carolina do Sul (EUA). Participou de diversos treinamentos e repasses junto ao International Accounting Standards Board-Iasb, quanto ao IFRS DAS PMEs, inclusive os aspectos educacionais para PMEs.

    Especialista nas áreas Societária, Contábil com ênfase no novo padrão contábil brasileiro IFRS, Fiscal/Tributária, Laudos Patrimoniais e no desenvolvimento de novos negócios. Diretor da empresa Assets Control, especializada em controles de ativos através de tecnologia RFID.

    Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2020-2021;Vice-presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, gestão 2021-2023; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, gestão 2021-2023 e 2024-2025; membro da Comissão de Educação Continuada da AIC-Associação Interamericana de Contabilidade, gestão 2024-2025.

    Autor do livro Guia para Abertura de Empresas: Aspectos Fiscais, Tributários e Contábeis pela Editora GEN ATLAS. Coautor dos livros publicados pela Academia Paulista de Contabilidade: Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios, Acadêmicos Explicam os Pronunciamentos Contábeis, Pronunciamentos Contábeis e Tendências da Contabilidade.

    Recebeu o Título de “Personalidade do Ano” de 2021, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, por ocasião dos seus 74º anos de fundação.

  • 11

    Eduardo Augusto Rocha Pocetti é bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Administração de Empresas. Foi presidente da BDO Auditores durante o período de 2004 até abril de 2011; sócio da KPMG de abril de 2011 a outubro de 2014; presidiu a diretoria nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon na gestão 2012-2014; foi presidente do Conselho de Administração do Ibracon para o triênio 2015-2017, sendo reeleito para a gestão 2018-2020. Na mesma época foi membro do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Presidiu o Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira-Glenif no triênio 2018-2020; Foi membro do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A de 2015 a 2017 e atua como membro do Conselho de Administração desde 2017. Membro da Academia Brasileira de Contabilidade-Abracicon. Recebeu em 2019 o título de “Contabilista Emérito” do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.

  • 12

    José Carlos Marion é professor de mestrado em Contabilidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP. Foi professor titular de Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo-FEA-USP por 30 anos. É doutor e livre docente em Contabilidade pela USP e pós-doutorado em Contabilidade pela Kansas University, nos EUA. Recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira, tais como: “Prêmio Pesquisa CFC”, em 1986, “Prêmio da BMF”, como orientador de tese de doutorado, em 1997, “Medalha Frederico Herrmann Junior”, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, em 1998 e “Professor Notável”, em 2017, título outorgado pelo CRCSP. É autor de mais de 30 livros (quase todos sobre Contabilidade), consultor, palestrante e parecerista na área contábil.

  • 13

    Claudio Avelino Mac-Knight Filippi é bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica-PUC. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP na gestão 2014-2015. Ex-sócio de Auditoria e atualmente consultor interno da PricewaterhouseCoopers; membro do Conselho Consultivo do CRCSP; presidente do Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil São Paulo; associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC; presidiu o Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon-5ª Regional.

  • 14

    Valmir Leôncio da Silva é contador e advogado, mestre em Administração e especialista em Contabilidade Pública. Atua como auditor concursado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e como professor de pós-graduação da Escola de Contas do Tribunal e da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado. É conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP desde 2014 e membro da Câmara de Fiscalização de Disciplina e Ética do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, na gestão 2022-2023.

  • 15

    Raul Corrêa da Silva é sócio fundador e presidente da BDO RCS, membro do Board das Américas da BDO, membro do conselho consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; foi membro do Comitê Executivo e presidente da região latino-americana da MRI-Moores Rowland International (Praxity); foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; presidiu o Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, 5ª Seção Regional e foi vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac. Foi agraciado com o Prêmio Administrador Destaque pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo-CRA–SP e “Contabilista Emérito” em 2015 pelo Sindcont–SP. Recebeu a Medalha do Mérito Contábil “Joaquim Monteiro de Carvalho” pelo CRCSP, foi nomeado na categoria “Lifetime Achievement Award” do Prêmio Anual do IAB em 2015 e 2016.

  • 16

    Suely Gualano Bossa Serrati é contadora com pós-graduação em Controladoria e Avaliações Periciais, atuante na área de perícia, com nomeações vigentes em diversas varas cíveis do Fórum João Mendes-SP. Conselheira CRCSP; coordenadora da Câmara de Controle Interno; Coordenadora Adjunta da CAE Perícia/CFC; conselheira Fiscal da Apejesp e do Sindcont-SP; vice-Presidente da Federação Brasileira de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores-Febrapam. Docente de Pós-Graduação do Curso de Perícia na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap.

  • 17

    Fernando Dantas Alves Filho é bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis e possui mestrado em Administração. É sócio presidente da PricewaterhouseCoopers-PwC; membro do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon; do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças-IBEF; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade-Anefac; do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Câmara Americana de Comércio no Brasil-Amcham; do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC.

  • 18

    João Aleixo Pereira é contador e sócio diretor da Aleixo & Associados Consultores Contábeis. Foi vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP; diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP e coordenador geral da Câmara Setorial de Contabilidade do Sescon-SP; conselheiro do CRC-SP, e presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.

  • 19

    Marta Cristina Pelucio Grecco é doutora em Administração de Empresas pela Mackenzie, com doutorado-sanduíche na Universidad de Salamanca com fomento da CAPES.

    Possui graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP, com fomento do CNPQ. Certificada em IFRS pelo ACCA (Aassociation of Chartered Certified Accountants).

    Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e dos cursos de graduação e MBA da Faculdade Fipecafi.

    Atuou como professora pesquisadora do Mackenzie de 2008 a 2015. Em 2015 atuou como professora visitante na Universidad de Huelva na Espanha com desenvolvimento de projeto de pesquisa em XBRL, com fomento da Fundación Carolina.

    Palestrante internacional sobre IFRS e ESG no Brasil, Espanha, Portugal e Colômbia. Na ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) é membro do conselho de administração desde 2023, foi presidente nacional (gestão 2021-2022), presidente da regional São Paulo (gestão 2019-2020) e membro da diretoria desde 2008. Sócia da Praesum Contabilidade Internacional desde 1995. Membro do conselho de vogais da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade-FACPCS desde 2021; membro de Conselho Fiscal do Sindcont (gestão 2023-2025) e The Conversation desde 2022. Foi membro do conselho fiscal da ANPCONT (gestão 2020-2023). Foi membro do SMEIG (SME Implementation Group of IFRS) da Fundação IFRS (2016-2022).

    Participa de grupos de trabalho para emissão de normas contábeis no Grupo Latino-americano de emissores de normas de informação financeira-Glenif, no CFC (GT Relato Integrado e GT PME, GT IASB e GT ISSB).

    Recebeu em 2022 a Medalha Professor Hilário Franco pelo CRC-SP. Paraninfa e homenageada em cinco formaturas de graduação e uma do MBA Controles Internos da Faculdade Fipecafi, três da graduação da Universidade Mackenzie e patronesse em uma formatura da Faculdade Trevisan. Melhor artigo publicado na ASAA Journal em 2020, melhor trabalho da 26ª CONVECON em 2019 e melhor trabalho do EMPRAD 2018 (FEA-USP). Tem 41 artigos acadêmicos publicados em periódicos e sete capítulos de livros.

  • 20

    José Homero Adabo é contador, economista, consultor de Empresas, professor de Contabilidade e de Economia da PUC Campinas; tem diversos trabalhos publicados e é sócio-diretor do Escritório Taquaral Contabilidade e Auditoria, em Campinas. Foi conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas de Campinas-Sescon-Campinas.

  • 21

    José Serafim Abrantes é contador, economista, advogado, empresário contábil e corretor de imóveis. Fundou e preside, há mais de 50 anos, a Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP; do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, e do Conselho Federal de Contabilidade-CFC. Foi homenageado com o título de “Contabilista Emérito” pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; com a Medalha Annibal de Freitas, pelo Sescon-SP; e com a Medalha Ordem do Mérito Contábil, pelo CRCSP.

  • 22

    Clóvis Ailton Madeira é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. O Acadêmico é mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e doutor em Administração pela Florida Christian University – FCU – USA.

    Foi sócio responsável técnico pela Directa Auditores e pela Grant Thornton perante a CVM; está na presidência do Instituto Cacau Show, entidade focada em educação, principalmente para crianças e jovens de alta vulnerabilidade, que atende diretamente cerca de 1800 crianças e jovens no município de Itapevi; é Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC, atua nessas atividades em empresas de grande porte e entidades sem fins lucrativos (GRAACC e FECAP).

    Recebeu o prêmio como presidente do melhor Chapter no exterior concedido pelo Institute of Management Accountants – IMA - USA, nos anos de 1993 e 1994 (entidade no Brasil representada pela ANEFAC); recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Contábil do Conselho Federal de Contabilidade, em 2017, entre outros.

  • 23

    Edgard Bruno Cornacchione Júnior é bacharel em Ciências Contábeis, mestre, doutor e livre-docente pela FEA/USP (Controladoria e Contabilidade) e Ph.D. pelo College of Education da University of Illinois (Educação). É controlador geral da Universidade de São Paulo-USP; presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras-Fipecafi; e professor titular da FEA/USP. Foi diretor de Pesquisas da Anpcont; chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; bem como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP. Preside o Conselho do Núcleo EDGE/USP (Technology & Business). Ex-presidente e atual membro do Conselho Curador da Fipecafi; membro do Conselho Curador da Fundação para Apoio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC; membro do Conselho do IAAER (International Association for Accounting Education & Research); foi membro do Conselho Fiscal do CIETEC. Atua como membro de Conselhos Editoriais de periódicos científicos do Brasil, Chile, UK e USA. Atuou como Pesquisador PQ1D junto ao CNPq. Recebeu o Título “Contabilista Emérito” do Sindcont-SP e a Medalha “Frederico Herrmann Júnior” do CRCSP. Autor de livros técnico-didáticos, com mais de 170 trabalhos técnico-científicos, incluindo os apresentados em congressos e publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros.

  • 24

    Walter Arnaldo Andreoli é professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, na gestão 1992-1995; presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil-Audibra, nos anos de 1977, 1996 e 1997, e presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na 5ª Seção Regional, na gestão 2009-2011. É sócio-gerente da empresa Andreoli & Associados Auditores Independentes desde 1994. Por sua contribuição à classe contábil foi agraciado com o título “Contabilista Emérito” pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; com o título "Professor Emérito" pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap e com a Medalha "Joaquim Monteiro de Carvalho" pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP.

  • 25

    Nelson Machado possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1970), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1982) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002).
    Foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 19 de novembro de 2004 a 22 de março de 2005. No mesmo dia de sua exoneração, foi admitido pelo presidente Lula à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial.
    Foi também ministro da Previdência Social, de 21 de julho de 2005 a 29 de março de 2007. Neste último, ganhou de Lula a maior condecoração da Ordem do Mérito da Defesa, a Grã-Cruz suplementar em novembro de 2005.
    Em abril de 2007, sucedeu Bernard Appy como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, sob comando de Guido Mantega. Machado permaneceu no posto até o fim do governo Lula.
    Atualmente é professor da Escola de Economia de São Paulo EESP/FGV.

  • 26

    Francisco Antônio Maldonado SantAnna é presidente do Conselho de Administração do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon e Membro do Board da International Federation of Accountants- IFAC.
    Foi Sócio líder da firma de auditoria Deloitte, tendo sido auditor independente com mais de 35 anos na atividade, Líder Regulatório, Líder de Política Pública e membro de seu Conselho de Administração no Brasil.
    Antes de assumir a presidência do Conselho de Administração do Ibracon foi seu presidente na diretoria nacional (2018/2020), diretor nacional do Instituto por duas Gestões (2012/2014 e 2015/2017), membro do Grupo de Trabalho (GT) Instituições Financeiras, representante do Ibracon na Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais da B3 e no Comitê Gestor do Programa Pró-Ética, da CGU.

  • 27

    Alexandre Sanches Garcia é mestre em Ciências Financeiras e Contábeis e doutor em Administração de Empresas. É pró-reitor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap e professor das Disciplinas de Controladoria e Auditoria da Universidade Mackenzie. Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de Auditoria, Controles Internos e procedimentos de companhias multinacionais de grande porte, como a General Motors. É sócio diretor da empresa de Auditoria e Consultoria ATG-Assessoria Tecnológica em Educação e Gestão Empresarial.

  • 28

    Sergio Prado de Mello é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie; bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas. É Perito Judicial desde 1990. Foi presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, por duas gestões, de 2016 a 2019, sendo atualmente seu diretor Financeiro. Foi vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, na gestão 2013-2014; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2008-2009; e do Tred-SP na gestão 2008-2009; presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, na gestão 1999-2001; diretor financeiro da Câmara de Comércio Brasil-Colômbia; membro do Conselho Fiscal da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap; membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp; foi juiz Classista da 18ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Paulo e juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. É sócio fundador do escritório SMJ-Perícias Contábeis. É detentor do Título “Contabilista Emérito” do Sindcont-SP.

  • 29

    Sérgio Roberto Monello é contabilista, advogado e professor, pós-graduado em Direito Educacional e especialista em Direito Assistencial, Filantrópico e Direito do Trabalho. É membro da União de Juristas Católicos de São Paulo-UJUCASP e atuou como assessor jurídico e assessor contábil de instituições de ensino, obras sociais, associações, congregações, ordens e Igreja; foi membro da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-SP; da Comissão de Cultura e da Melhor Idade do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; do Comitê de Estudos da Legislação Comparada sobre Filantropia (2009) da OAB-SP; do Comitê de Defesa dos Direitos das Entidades Beneficentes no âmbito da Comissão de Direito do Terceiro Setor (2010/2011), também da OAB-SP; do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP. No dia 22 de agosto de 2022, foi condecorado com a Medalha São Paulo Apóstolo, pela Arquidiocese de São Paulo.

  • 30

    Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho é técnico em Contabilidade, economista, pedagogo e pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Administração. É filho de Joaquim Monteiro de Carvalho, incentivador da criação das Academias de Ciências Contábeis no País. Foi vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2010-2011; consultor na área do Terceiro Setor e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, na gestão 2018-2021. É sócio e diretor Técnico da Sotábil-Sociedade Técnica de Contabilidade. Atualmente é membro ativo da Ordem dos Economistas do Brasil; membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; é detentor do Título de “Contabilista Emérito” pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e da Medalha Ministro Celso Furtado, em 2019, pelo Conselho Regional de Economia-2º. Região, São Paulo.

  • 31

    Antonio Carlos Bordin é contador, empresário, administrador de empresas e instrutor de cursos e palestras no País. É sócio fundador da Assessor-Bordin Consultoria Contábil e Contabilidade Internacional, empresa associada ao Grupo GBrasil de empresas de Contabilidade. Foi árbitro e perito nas Câmaras de Mediação e Arbitragem de SP-Fiesp/Ciesp e Câmara Americana de Comércio de São Paulo- Amcham. Foi também conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo-CRA/SP e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp.

  • 32

    Silvio Simonaggio é contador, economista e advogado. Atua profissionalmente em todas as áreas, em concentração na área de Perícias Contábeis, Econômicas e de Direito. É sócio fundador da empresa Simonaggio Perícias, que se dedica ao segmento de serviços contábeis, tributários e trabalhistas, abrangendo a escrituração propriamente dita e a consultoria contábil e tributária, desde 1976.

  • 33

    Luiz Fernando Nóbrega é bacharel em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru; pós-graduado em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela Unisalesiano de Lins; e pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP na gestão 2012-2013; foi diretor e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Contabilistas de Bauru; conselheiro fiscal da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Bauru-Emdurb; professor universitário da Instituição Toledo de Ensino. É diretor Administrativo na Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC, para a gestão 2022-2025.

  • 34

    Antoninho Marmo Trevisan é bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP; foi fundador e presidente das empresas Trevisan Auditores e Trevisan Consultores, por 26 anos; é presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora; membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon; do Movimento Brasil Competitivo-MBC; do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp-Consea; membro nato do Conselho da Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC; Autor dos livros "Empresários do Futuro”, "Como Entender Balanços" e "Como Participar do Mercado de Capitais"; no dia 24 de agosto de 2022 lançou o livro biográfico “Antoninho Marmo Trevisan - um contador brasileiro”. É detentor da Medalha “João Lyra”, concedida pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC, dentre outras.

  • 35

    Luiz Antonio Arthuso é contador, economista e mestre em Administração de Empresas. É professor da Universidade Metodista de Piracicaba; atua como Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1982. É delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Piracicaba desde 2011. Exerceu as funções de delegado da Delegacia Especial de Assuntos Internacionais da RFB em São Paulo de 2007 a 2008; foi julgador na Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Campinas de 2008 a 2010; assistente na Superintendência da Receita Federal do Brasil-8ª Região; e chefe substituto da Divisão de Acompanhamento de Maiores Contribuintes 8ª RF de 2010 a 2011.

  • 36

    Angela Zechinelli Alonso é contadora, pós-graduada em Auditoria e Controladoria e jornalista. Auditora e Perita, cadastrada no Cadastro Nacional de Auditores Independentes-CNAI do Conselho Federal de Contabilidade-CFC e no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis-CNPC do CFC. É sócia da Alonso, Barretto & Cia. - Auditores Independentes, e atua como representante do CFC e do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia e é Coordenadora adjunta na Comissão do Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, gestão 2022-2023. Membro da Comissão de Conduta Ética do Ibracon Nacional desde 2021. Atuou como representante do CFC no Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado-Codin. Foi presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na gestão 2002-2004 e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP de 2009 a 2021. Foi professora e coordenadora de Curso de Ciências Contábeis; e conselheira Fiscal do Museu de Artes de São Paulo de 1996 a 2014. Foi agraciada com a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho” pelo CRCSP; com o Título “Contabilista Emérito”, pelo Sindcont-SP. Vencedora do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC com o tema “História da Contabilidade no Estado de São Paulo”. Coordenadora e coautora dos livros: “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis, 2019”, “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos negócios, 2020” e “Pronunciamentos Contábeis e tendências da Contabilidade, 2021”, editados pela Academia Paulista de Contabilidade-APC.

  • 37

    José Antônio de Godoy é bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis; e pós-graduado em finanças e em Controladoria. É pós- graduação em controladoria e Contabilidade pela USP, é coautor do livro Micro e Pequenas Empresas – 1ª Edição 1997, do Conselho Federal de Contabilidade-CFC e Sebrae. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP no biênio 1996-1997. Participou das Comissões de Revisão dos Pares do CFC; foi diretor de Exercício Profissional e diretor de Relações com Entidades do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon; e diretor para Assuntos Internacionais da Federal Nacional das Empresas de Serviços Contábeis-Fenacon. Foi auditor e consultor de empresa como sócio da PerecinGodoy Auditores Independentes, em Piracicaba-SP e, atualmente, da Godoy Consultores Empresariais. É professor Universitário; chefe de Departamento e Coordenador de cursos de graduação e Pós Graduação da Unimep.

  • 38

    Irineu De Mula é bacharel em Ciências Contábeis, larga experiência em Auditoria. Atuou até 1999 na Pricewaterhouse Coopers Auditores Independentes, empresa da qual se tornou sócio em 1975. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 1998-1999; presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, de 1994 a 1996; foi membro do International Auditing Practices Committee-International Federation of Accountants-IFAC, de 1992 a 1995 e 1998 a 2000, e vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, de janeiro de 2002 a dezembro de 2005. Foi um dos contadores que reinstalou a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em 2011, e presidiu a Entidade por duas gestões consecutivas, de 2012 a 2017; foi vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, na gestão 2018-2019.

  • 39

    José Vanderlei Masson dos Santos é perito judicial e atualmente preside a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp. Foi vice-presidente da Federação Brasileira da Associação de Peritos Árbitros e Mediadores-Febrapam, entre 2014 e 2015; membro da Comissão de Falências e Recuperação do IASP, entre 2013 e 2014. É coautor dos livros “Direito Recuperacional” e “Direito Recuperacional de Empresas e Falências – Aspectos e Relevantes da Lei nº 11.101/2005”, publicados pela Editora Quartier Latin, em 2010 e 2014, respectivamente.

  • 40

    Artemio Bertholini é graduado em Contabilidade e em Economia e mestre em Contabilidade e Finanças pela PUC-SP. Obteve o PhD em Business Administration pela Florida Christian University. Atualmente, ministra as cadeiras de Contabilidade e de Auditoria do MBA de Controladoria da FUNCAMP/UNICAMP. Também atuou em cursos de pós-graduação promovidos pela Fipecafi, PUC-SP e Fecap, atuando nas áreas de Contabilidade, Auditoria, Arbitragem e Governança Corporativa. É certificado, pelo IBGC, para Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. Atuou ou atua, nestas funções, em diversas empresas de capital aberto, tais como Banco do Brasil, Americel, Telet, Petrobras Distribuidora, Banco Itaú Unibanco, Itaúsa, Itaú Unibanco Holding, Sanepar, Copasa, Romi, Invepar, BB Seguridade e Mangels. Sua carreira profissional se iniciou no Banco do Brasil (1965-1969). Atuou, posteriormente, na Arthur Andersen & Co. (1969-1978), e como sócio diretor da Directa Auditores e Consultores (1978-2013) e CEO da Grant Thornton Brasil (2013-2015). Integrou a primeira turma da Comissão Consultiva para Divulgação de Informações das Companhias Abertas da CVM (1989 a 1983). Integrou o grupo de trabalho SMEIG do IFRS Foundation/IASB-International Accounting Standards Board (2010 a 2016). Atuou, ao longo de sua carreira profissional, em diversas câmeras e comissões técnicas junto ao IBRACON, CRC-SP, CFC e IBGC. Também é membro da ALLe-Academia Limeirense de Letras, onde ocupa a cadeira 16, cujo patrono é Martinho Levy. Autor e coautor de diversos livros e publicações.

  • 41

    Victor Domingos Galloro é contador e empresário contábil, atua nas áreas de Contabilidade e de Auditoria desde 1970, sendo fundador das empresas Galloro & Associados - Contadores e Auditores. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2000-2001; e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, na gestão 2011-2013. Presidiu o Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC, na gestão 2002-2005, sendo presidente do seu Conselho Fiscal, de 2006 a 2009. Foi vice-presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na gestão de 1991 a 1996. Atuou como conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, de 2016 a 2017. Foi agraciado com o título “Contabilista Emérito” pelo Sindcont-SP e com a Medalha “Pedro Pedreschi”, pelo CRCSP, que o homenageou com o título de “Presidente Benemérito”.

  • 42

    Mauro Manoel Nóbrega é bacharel em Ciências Contábeis; especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade da Grande Dourados-MS; graduando em Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Universidade da Grande Dourados; empresário contábil desde 1970, na cidade de Bauru. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru; e diretor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Bauru-SP; foi conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade-CFC; conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRC SP; consultor Jurídico e diretor do Sindicato dos Contabilistas de Bauru; diretor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Bauru.

  • 43

    Domingos Orestes Chiomento é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria. Empresário da Contabilidade há mais de 58 anos, foi o fundador da empresa DOC Contabilidade Empresarial, a qual preside até os dias atuais. Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP na gestão 2010-201; e um dos contadores que reinstalaram a Academia Paulista de Contabilidade-APC, no ano de 2011, da qual foi presidente na gestão 2018-2020, e reeleito para a gestão 2021-2023. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP; membro do Conselho Superior de Economia-Cosec, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-Fiesp; e tesoureiro do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente. Em 2012 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Profissional Contábil” do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, e em 2017 o Título de “Contabilista Emérito”, da mesma Entidade, na qual atua como conselheiro. Em 2014 foi agraciado com a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, pelo Sescon-SP, em 2017, com a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, pelo CRCSP, e em 2022, com o Título “Associado Hatiro Shimomoto”, por 58 anos de contribuição ao Sindcont-SP.

  • 44

    Eurípedes Sales é técnico em Contabilidade, em Magistério, Advogado e Filósofo; foi professor primário no Grupo Escolar Benedito Vieira da Mota, onde estudou quando jovem. Todas as suas formações e conquistas vieram por mérito próprio, uma vez que nem ao menos ingressou em cursinhos preparatórios antes de enfrentar tais desafios. Foi conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde se aposentou, por 25 anos e, ao ocupar o posto de presidente, em 1996, dotou o órgão com a Certificação ISO 9001.

  • 45

    José Aref Sabbagh Esteves é técnico em Contabilidade, em Transações Imobiliárias, Advogado, e empresário Contábil, presidente da Deltaorg Organização Contábil e Fiscal, da Deltaorg Imobiliária e da Delta Advogados. Natural de Jaú desenvolveu sua vida profissional na cidade de Piracicaba, onde atuou como delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. Foi membro efetivo da Primeira Câmara do Conselho de Contribuintes do Município de Piracicaba e presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Piracicaba e Região de 1991 a 1997 e novamente em 2005. Agraciado com o título “Contabilista Emérito” pelo Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e região em 2006.

  • 46

    Edison Arisa Pereira é contador e auditor. Com mais de 35 anos de experiência em auditoria de grandes, médios e pequenos grupos financeiros. Sócio líder da área de Auditoria de Instituições Financeiras, Seguros e Previdências PricewaterhouseCoopers-Brasil. Atual presidente da Fundação CPC e coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, desde a sua fundação em 2005. Membro independente do Conselho de Supervisão da Apimec. Foi presidente da Diretoria Nacional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na gestão 2004-2006. Autor de diversos artigos técnicos em revistas especializadas. Detentor da Medalha Pedro Pedreschi, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, em 2009.

  • 47

    João Miguel Silva é contador e advogado, especializado em Direito Empresarial. Autor de renomadas obras que versam sobre legislação e direito empresarial. Sócio-Diretor da Miguel Silva & Yamashita Advogados. Diretor Técnico da SaberPlay (Plataforma de streaming de treinamentos). Foi professor convidado em universidades como: Fundace/USP (Ribeirão Preto-SP) e Fecap-SP. Ministra seminários e palestras em todo o Brasil, desde 1988, sobre legislação contábil, tributária e empresarial. Em 2006, foi eleito "Homem do Ano", na área jurídica, título recebido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, no mesmo ano, recebeu o título de "Contabilista Emérito", pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP.

  • 48

    José Aparecido Maion é contador, consultor, auditor independente, perito e professor; pós-graduado em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap. Formado em Estudos de Política e Estratégia-Depe, no 50º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo-Adesg-SP. Sócio da Maion e Oliveira Auditores Independentes. É presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2022-2023; foi diretor de Relações Externas no Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, 5ª Seção Regional; do Conselho Federal de Contabilidade-CFC; do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade pelos Pares-CRE, de 2002 a 2004; do Grupo de Trabalho destinado a realizar estudos sobre Normas Técnicas e Profissionais; do Grupo de Estudo para Auditoria; da Comissão de Educação Profissional Continuada-CEPC/CFC e da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica-CAE. No Ibracon foi membro da Comissão de Tomada de Contas; do Conselho Técnico e Administrativo; da Comissão de Normas Éticas; da Comissão Nacional de Princípios Contábeis da Diretoria Nacional; presidente da Comissão de Sindicância (1999).

  • 49

    Jorge Roberto Manoel possui formação acadêmica como mestre em Governança Corporativa e MBAs em Finanças, Controladoria, e em Conhecimento, Tecnologia e Inovação, além de cursos de especialização em liderança e gestão em organizações internacionais. Foi presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon em MG, assim como Diretor Nacional de Desenvolvimento e Formação Profissional desse Instituto. Atuou como sócio Líder de Auditoria da PwC Brasil e América do Sul. Possui experiência nacional e internacional incluindo áreas de consultoria de risco, compliance e mercado de capitais. É certificado pelo IBGC como Conselheiro de Administração e Fiscal; atuou como membro de Conselhos de Administração de Empresas, em Comitês de Auditoria, Risco e Integridade e, também, em Comissão de Investigação Independente; e como atualmente coordenador da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC, além de ministrar palestras e participar em debates no âmbito da Governança Corporativa.

  • 50

    Adriano Gilioli foi aluno especial do programa de doutorado da Universidade de São Paulo-USP, é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP e especialista em Inteligência Emocional aplicada no Desenvolvimento Profissional pela Harvard Medical School (EUA). No Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP é conselheiro desde 2010, tendo atuado como membro efetivo da Câmara de Recursos e como coordenador da Comissão Social do CRCSP.

  • 51

    Idésio da Silva Coelho Júnior é contador, atuando com atividades de auditoria. Foi membro do Comitê Executivo da EY por 10 anos, monitorando importantes processos da EY que suportaram o crescimento sustentável da organização, seja por crescimento orgânico ou aquisições.

    Foi líder de gestão de riscos organizacionais, qualidade, assuntos regulatórios e políticas públicas, conformidade e ética, com atuação em todas as linhas de serviço da organização (auditoria, consultoria e impostos). Foi o sócio líder de temas técnicos de auditoria e contabilidade para o Brasil e América do Sul, possuindo experiência significativa no desenvolvimento e aplicação das normas brasileiras e internacionais de contabilidade e auditoria.

    Atuou como responsável técnico de auditoria, como revisor de qualidade de projetos ou líder de temas técnicos em diversos segmentos de indústria (ex.; extrativa, transformação, alimentícia, serviços/tecnologia), incluindo empresas familiares, em expansão e grandes empresas brasileiras e multinacionais, de capital fechado e aberto com atuação no Brasil e exterior. Apoiou processos de abertura de capital, ofertas subsequentes e emissão de dívida, no Brasil e exterior. Possui importante experiência prática na interação com órgãos reguladores nacionais e internacionais.

    Atuou como revisor de qualidade em complexos projetos vinculados com investigação forense e disputas corporativas.

    Possui experiência como membro ou líder em vários comitês, incluindo comitês de auditoria, governança, planejamento e finanças, recursos humanos e remuneração e nomeações.

    Membro do Comitê de Finanças e Risco de uma grande empresa farmacêutica brasileira.

    Foi vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade-CFC (2018-2021), membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC (2018-2022). É Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon, e membro do Conselho de Administração da Federação Internacional de contadores-IFAC (2017-2022). Presidiu o Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, na gestão 2015-2017.Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (CCA IBGC) (2023).

  • 52

    Eliane Aparecida Maia é contadora e empresária contábil, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de SJCampos-ACI SJC; conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; delegada Regional do CRCSP, no período de agosto de 2000 a fevereiro de 2016. Recebeu a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, em 2016, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP.

  • 53

    Márcio Massao Shimomoto é empresário da Contabilidade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo-ACSP, foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP, na gestão 2016-2018. Atualmente preside o Instituto da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fenacon.

  • 54

    Carlos José de Lima Castro é um contador e empresário contábil, presidiu o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP, na gestão 2001-2003. Foi também presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fenacon na gestão de 2004 a 2007.

  • 55

    Sérgio Approbato Machado Júnior é contador e empresário contábil, atua há mais de 30 anos na empresa Approbato & Fischer Contabilistas Associados. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP, na gestão 2013-2015. Foi presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fenacon na gestão 2018-2022. É detentor das Medalhas "Joaquim Monteiro de Carvalho", do CRCSP e Presidente “Annibal de Freitas”, do Sescon-SP.

  • 56

    Ivam Ricardo Peleias é Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo-FEA-USP-SP.

    Detentor da Medalha do Mérito Contábil "Francisco D´Áuria", outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

    Professor e pesquisador contábil do Centro Universitário Fecap (desde 2000) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2001-2017).

    Editor Adjunto (Controladoria e Contabilidade) da Revista Brasileira de Gestão de Negócios RBGN. Membro de Conselhos Editoriais e consultor ad hoc de revistas listadas no Qualis Capes.

    Pesquisador financiado por órgãos públicos e privados.

    Membro do Comitê Científico, líder de tema e avaliador da divisão EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da Anpad (2005-2017).

    Sócio da IRPE-Perícia e Consultoria Contábil.

    Perito, Assistente Técnico, Parecerista e Testemunha Técnica em matéria contábil-patrimonial no Judiciário e em Arbitragens.

    Conselheiro Fiscal de empresas listadas na B3 - Brasil, Bolsa e Balcão.

    Assessor de Conselhos Fiscais de Cooperativas Unimed´s.

  • 57

    Patrícia Siqueira Varela possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerai; mestre e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP e pós-doutorada em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atua na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Gestão e Contabilidade das Entidades do Setor Público, com publicações internacionais e nacionais, É professora doutora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; e professora orientadora do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP. Membro do International Public. Sector Accounting Standards Board-IPSASB, membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) junto ao Conselho Federal de Contabilidade-CFC e Membro da Câmara Técnica de Normas Contábeis e Demonstrativos Fiscais da Federação-CTCONF.

  • 58

    Carlos Augusto Pires é contador, com sólida experiência na área de Auditoria. É membro do Comitê Executivo da KPMG desde 2011; sócio líder da prática de Auditoria no Brasil e na América do Sul; membro do comitê executivo de Auditoria para as Américas; membro do Comitê Global de Auditoria. Liderou por alguns anos o setor de “Consumo e Varejo” da KPMG Brasil, participou por dois anos do programa de Mobility na KPMG em Houston e Nova Iorque. Foi presidente da 5ª seção regional do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, em 2018. Atualmente é conselheiro fiscal do Ibracon; membro da Comissão de Finanças e Contabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC e conselheiro fiscal certificado pelo IBGC.

  • 59

    Jair Gomes de Araújo tem formação em técnico em Contabilidade, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduação em Administração de Empresas, especializado no Terceiro Setor. Atualmente é contador na Sociedade Beneficente São Camilo em São Paulo. Presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP na gestão 2014-2016. Atuou como presidente e vice-presidente do Comas-SP; foi conselheiro efetivo do CRCSP, onde foi agraciado com a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”; recebeu também a Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”, do Sindcont-SP.

  • 60

    Jerônimo Antunes é doutorado e mestrado em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP. É professor na FEA-USP nas cadeiras de Auditoria e Perícia, Metodologia, Relatórios de Auditoria e Análise de Demonstrações Contábeis desde 2001. Professor em diversos cursos relacionados à Contabilidade, Auditoria, Finanças e Gestão Empresarial junto a diversas universidades. Foi laureado com o Prêmio “Desempenho Didático do curso de Graduação em Ciências Contábeis” nos anos de 2003, 2007, 2009, 2011, 2012, 2015, 2017 e 2018. Recebeu o Prêmio “Profissional do Ano”, de 2019, na categoria Contabilidade, da Anefac.

  • 61

    Flávio Riberi é contador, economista, mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Atualmente é coordenador de cursos de Pós-graduação como o MBA IFRS, MBA Gestão Tributária, CEFIN, MBA Contabilidade e Finanças e Pós-graduação em Governança, Riscos e Compliance na Faculdade FIPECAFI, onde também atua como professor dos cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva. Possui larga experiência em auditoria contábil, auditoria interna e controladoria, tendo ocupado posições como Controller, Compliance Officer e Gerente de Auditoria em multinacionais. Membro colaborador da Comissão de Desenvolvimento Profissional do CRC-SP. Recebeu o Prêmio de melhor dissertação de mestrado de 2021 concedido pelo Programa de pós-graduação em controladoria e contabilidade (PPGCC) da FEA-USP. Em 2010 foi agraciado com o prêmio Hilário Franco alcançando o 1º lugar no concurso de monografias promovido pelo SINDCONT-SP. Conferencista, palestrante e autor de publicações na área contábil. Vice-Presidente Adjunto de Contabilidade da ANEFAC. Membro suplente de Conselhos fiscais.

  • 62

    José Heleno Mariano é contador com mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP na gestão 2008-2010. Atualmente é pró-reitor de planejamento, desenvolvimento e gestão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, conselheiro fiscal da Associação Viva o Centro e professor convidado da EMEFM Professor Derville Alegretti. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Tributos, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação Fiscal, Direito Tributário, Tributos, Educação e Contabilidade Fiscal.

  • 63

    Alexandre Evaristo Pinto é professor concursado de Contabilidade e Legislação na FEA/USP. Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP e doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Mestre em Direito Comercial e Especialista em Direito Tributário pela USP.

    É conselheiro julgador do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). Ex-julgador do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT/SP) e do Conselho Municipal de Tributos (CMT/SP). Ex-Presidente da ACONCARF. Membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRC/SP. Foi coordenador do MBA de IFRS e professor no Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Fipecafi. Professor do Insper, Ibmec, IBDT, IBET, APET, ABDF e Fipecafi. Foi pesquisador concursado da FGV/SP, CEBRAP e IPEA.

  • 64

    Elionor Farah Jreige Weffort possui graduação em Direito e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap. Tem experiência nas áreas de Contabilidade e Direito, atuando principalmente nos temas Contabilidade Financeira Nacional e Internacional; Fraudes, Investigação e Perícia; Governança Corporativa; e Ética e Responsabilidade Profissional.

  • 65

    Márcia de Souza Montanholi é graduada em Ciências Contábeis pela PUCSP; mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP; pós-graduada em Análises Periciais Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado-Fecap. É conselheira suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP. Coordenadora e docente do curso de Pós-Graduação em Perícia Contábil na Trevisan Escola de Negócios. Docente nas áreas Contábil e Financeira. Palestrante em Contabilidade Pública, Perícia Contábil e Contas Eleitorais; Tutora em cursos de MBA EAD. Perita Judicial Contábil com atuação na Justiça Cível e Justiça do Trabalho. Larga experiência em Prestação de Contas Públicas e Prestação de Contas Eleitorais. Autora do capítulo "Prestação de Contas Eleitorais: Governança Corporativa e Arrecadação de Campanhas" do livro Experiências Corporativas-Pesquisa em Governança e Sustentabilidade.

  • 66

    Joaquim de Alencar Bezerra Filho é consultor empresarial na área de negócios e mercado financeiro. Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC. Diretor Nacional do Brasil na Associação Interamericana de Contabilidade-AIC. É detentor da Medalha “Pedro Tobias” - maior Honraria da Contabilidade Piauiense e da Medalha “Conselheiro Saraiva”. Foi professor na Universidade Estadual do Piaui-UESPI, no CESVALE e Uni-Anhanguera-GO. Atuou nas áreas da Contabilidade Empresarial e Governamental, Auditoria Governamental, Consultoria Tributária e Empresarial, projetos de captação de recursos na área governamental e de viabilidade econômica na área privada, modelagem de negócios. Um destaque especial para seu trabalho na área da Contabilidade Eleitoral, onde atuou por mais de 15 anos.

  • 67

    Márcio Marcelo Belli é doutorado em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP. Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP. Atua como professor doutor coordenador dos Cursos de Especialização em Controladoria, Finanças e Gestão Executiva na Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, desde 2009. É autor de um extenso volume de trabalhos publicados em diversos congressos e seminários, no Brasil e no exterior, relacionados com Contabilidade, Auditoria, Governança Corporativa, Mercado de Capitais e Análise Financeira.

  • 68

    Martinho Maurício Gomes de Ornelas possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUCSP e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Perícia Contábil, Contabilidade, Exame Nacional de Cursos: Ciências Contábeis, Terceiro Setor e Laudo Pericial Contábil.

  • 69

    Celina Coutinho é profissional da Contabilidade e Advogada. Foi diretora Suplente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, nas gestões 2017-2019 e 2014-2016; onde atuou como diretora Cultural, na gestão 2011-2013, diretora do Sindcont-SP de 1996 a 2005. Também foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, na gestão 2006-2007; vice-presidente de Registro do CRCSP, na gestão 2008-2009; representante do CRCSP no Conselho de Defesa do Contribuinte-Codecon; foi coordenadora da Comissão da Mulher do CRC-SP e da Comissão Nacional da Mulher Contabilista. Atuou como representante das Entidades Contábeis de São Paulo, como Juíza Contribuinte no Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo-TIT. Foi agraciada com o diploma de “Mérito Contábil – Mulher Contabilista”, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e com a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho” pelo CRCSP.

  • 70

    Marcelo Alcides Carvalho Gomes é bacharel, mestre e doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-UPS. É sócio da prática de Forensic da KPMG no Brasil e lidera a prática de serviços de Consultorias em Disputas; sócio Sênior com histórico comprovado de trabalho em questões contábeis complexas para diferentes setores e em fraude, AML e exame anticorrupção. Tem habilidades em Perícias e Opiniões Contábeis ou Judiciais ou Arbitrárias, Prevenção e Resposta a Fraudes, Gestão e Análise de Riscos e Compliance. Professor Adjunto da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • In Memorian

    Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira ocupou a cadeira nº 7, do Patrono Carmello Mancuso Sobrinho.

    Falecida no dia 5 de fevereiro de 2021, com toda sua vida dedicada à Educação, a Acadêmica Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira era graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com especialização em Administração da Educação, mestrado em Administração com ênfase em Contabilidade para Tomada de Decisões, e doutorado em Comunicação Social com ênfase em Comunicação Organizacional.
    Foi coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista, além de atuar como docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Também foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP de 2008 a 2017 e seguiu na função na gestão 2018-2019. Estava nas funções de Coordenadora da Câmara de Fiscalização II, desde 2016 e atuando nas comissões de Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Científico, e cultural. Atuou nas Comissões: Educação Profissional Continuada, Normas Técnicas e Publicações.

  • In Memorian

    Luiz Bertasi Filho ocupou a cadeira nº 7, que pertenceu ao Patrono Carmello Mancuso Sobrinho.

    Foi membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e vice-secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp. Faleceu em 2015.

  • In Memorian

    Masayuki Nakagawa ocupou a cadeira nº 12, do Patrono Antonio Ítalo Zanin.

    Foi professor titular em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Faleceu em 2014.
    Dentre suas atribuições,o porfessor vinculou a FEA ao Consortium for Advanced Manufacturing - International, entidade norte-americana de pesquisa e divulgação de temas gerenciais.

  • In Memorian

    Odilon Luiz de Oliveira ocupou a cadeira nº 19, do Patrono Oscar Castelo Branco.

    Falecido no dia 07 de janeiro de 2021, o Acadêmico foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; membro do Conselho Superior do Município, presidente do Conselho Especial de Integração entre OAB/CRCSP desde 2013, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo; além disso, foi delegado do CRCSP na cidade de São Bernardo do Campo de 1984 a 2008, também foi Delegado Benemérito. Odilon Luiz de Oliveira cursou Contabilidade no Colégio Santo André, hoje IESA; formado em Direito pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista; com extensão Universitária – IICS em Direito Tributário.

  • In Memorian

    Ocupou a cadeira nº 23, que pertenceu ao Patrono Pedro Pedreschi.

    Formado contador pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, Tikara Tanaami foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 1967-1968. Mas, antes mesmo de ingressar na diretoria do Conselho, já era empresário contábil, atividade que manteve de 1942 a 1995. Além disso, foi assessor de diversas empresas na área contábil e de economia, sendo também auditor independente. Faleceu em 2018.

  • In Memorian

    Ernesto Rubens Gelbcke ocupou a cadeira de nº 25, do Patrono Áuthos Pagano

    Ernesto Rubens Gelbcke é sócio da Directa Auditores e empresas Directa Alliance que integram desde 2009 a rede internacional PKF; foi professor da FEA/USP até 2003 e posteriormente da Fipecafi. É atuante no desenvolvimento das normas contábeis e de auditoria via Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, CFC e Comissão Consultiva da CVM e internacionalmente via IASC/IASB e IFAC; além de membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC, chegando a vice-coordenador técnico. É autor de pareceres e estudos técnicos sobre temas contábeis, de auditoria e de governança.

  • In Memorian

    Edison Castilho ocupou a cadeira de nº 26, do Patrono Mário Morandi

    Edison Castilho possui graduação em Ciências Contábeis e Atuariais, pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo-FEA-USP; com especialização em Contabilidade; mestrado em Controladoria e Contabilidade e doutorado em Controladoria e Contabilidade. É professor desde 1965; suplente da Câmara de Contas; professor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap e das Faculdades Sumaré. Foi fundador e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras-Fipecafi; responsável técnico em atuária da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras; professor assistente da Universidade de São Paulo-USP.

  • In Memorian

    José Rojo Alonso ocupou a cadeira nº36, que pertenceu a Íris Miguel Rotundo.

    Uma das grandes referências da Auditoria Independente, Alonso faleceu em 2013.
    Ocupou os cargos de presidente do CRCSP entre 1972 e 1973 e do Ibracon Nacional de 1982 a 1984. Foi autor do livro "Arbitragem uma Atividade para Contadores - Comentários à Lei nº 9.307/96", de 2012, Editora Juruá e "Normas e Procedimentos de Perícias Judiciais", Editora Atlas.

  • In Memorian

    José Joaquim Boarin ocupou a cadeira nº 47, do Patrono José Foresti.

    Falecido em 2013, ele foi professor universitário, chegando ao cargo de superintendente da Fundação Álvares Penteado - Fecap.
    Foi também diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, na qual prestou relevantes serviços para a criação do Exame de Suficiência.

  • In Memorian

    Hatiro Shimomoto ocupou a cadeira nº 48, do Patrono José Geraldo de Lima

    O empresário contábil e advogado Hatiro Shimomoto é, além de diretor presidente das organizações King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia, também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil. Presidiu ainda, na gestão 1975 – 1978, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon -SP. No campo político, Hatiro exerceu seis mandatos como deputado estadual em São Paulo.
    Entre as homenagens recebidas, foi agraciado com as medalhas “Presidente Anníbal de Freitas”, outorgada pelo Sescon-SP; “Joaquim Monteiro de Carvalho”, da ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Foi ainda agraciado com o título de Contabilista Emérito em 1994, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP e pela “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, do governo do Japão, em 2014, pela promoção do intercâmbio dos laços de amizade entre Brasil e Japão e na difusão da língua japonesa.



Links úteis

Para garantir a qualidade e eficiência dos nossos serviços estamos constantemente investindo em nosso capital humano e tecnológico, o que nos permite prestar um trabalho ajustado aos padrões de qualidade e excelência de nossos clientes.

Cotações e Indices

Moedas - 25/04/2024 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,160
  • 5,161
  • Paralelo
  • 4,950
  • 5,470
  • Turismo
  • 5,040
  • 5,340
  • Euro
  • 5,536
  • 5,544
  • Iene
  • 0,033
  • 0,033
  • Franco
  • 5,656
  • 5,665
  • Libra
  • 6,454
  • 6,458
  • Ouro
  • 389,750
  • 389,750
Mensal - 15/04/2024
  • ndices
  • jan/24
  • fev/24
  • Inpc/Ibge
  • 0,57
  • 0,81
  • Ipc/Fipe
  • 0,46
  • 0,46
  • Ipc/Fgv
  • 0,61
  • 0,55
  • Igp-m/Fgv
  • 0,07
  • -0,52
  • Igp-di/Fgv
  • -0,27
  • -0,41
  • Selic
  • 0,97
  • 0,80
  • Poupança
  • 0,58
  • 0,53
  • TJLP
  • 0,54
  • 0,54
  • TR
  • 0,09
  • 0,01
Saiba mais

Agenda Tributária

  • IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
  • COFINS.
  • PIS/Pasep.
Saiba mais