Área Restrita:

Acadêmicos

 

Diretor da Balaminut Consultores Empresariais e da Balaminut Editora, Luiz Antonio Balaminut é Contador e Advogado, Pós-Graduado em Administração Financeira e Auditoria.
Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na gestão 2006-2007, conselheiro do CFC e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba, na gestão 1999 - 2002.
Atuou também como presidente do Rotary Club Piracicaba no ano-rotário 1997-1998. É membro titular do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, ocupando a cadeira n°6 da área de Ciências.

Mauro Fernando Gallo possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (1975), mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2002), e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2008). Foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, agente fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, e auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Bauru - SP.
Ex-professor pesquisador do Mestrado de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, professor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Fipecafi (USP) IPOG e CIESA.
Autor de livros e diversos artigos científicos na área tributária no Brasil e no exterior.

Presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul de setembro/2008 a outubro/2017, quando atuou como membro do Global Board e Global Council da KPMG International e do Board da KPMG Americas. Pedro Augusto de Melo é contador e um dos sócios responsáveis pela iniciativa da KPMG na área de Governança Corporativa, que coordena as atividades do Audit Committee Institute - ACI.
É membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo - IBEF SP e membro atuante em Comitês do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon e da Câmara Americana de Comércio-Amcham Brasil. É Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon e da Academia Paulista de Contabilidade - APC. Reconhecido pelo Mercado, recebeu o “Prêmio Destaque Ibef 2009” e também “Anefac Profissional do Ano 2014”, na categoria Contabilidade.

Ana Maria Elorrieta nasceu em Buenos Aires, na Argentina e se formou em Ciências Contábeis pela Universidad de Buenos Aires. Na PricewaterhouseCooper Brasil - PwC, Ana Maria adquiriu ampla experiência na condução de trabalhos de Auditoria de empresas nacionais e internacionais.

Em 1997 iniciou suas atividades em entidades contábeis, participando do Grupo de Trabalho das Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Foi integrante do International Auditing and Assurance Standard Board – IAASB, da International Federation of Accountants - IFAC, representando o CFC e o Ibracon até 2013.

Ela também liderou o Latin America Coordinating Committee, foro criado pelas seis redes internacionais de Auditoria para dar suporte ao desenvolvimento dos mercados regionais e da profissão contábil na América Latina.

Gildo Freire de Araújo é contador e foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 2016- 2017. Além disso, é empresário contábil, sócio-fundador do Escritório Contábil Águia; membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema e presidiu também a APAE Diadema por quatro gestões, estando atualmente como Conselheiro, Conselheiro na Cecomercio e membro do CAT – Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio.

Charles Barnsley Holland é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA pela Wharton Business School, nos EUA. É membro do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, e presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Special Olympics (Olimpíadas Especiais) Brasil.

Autor da tese “Price Level Accounting”. Tem mais de 300 publicados no Brasil e no exterior, principalmente sobre Contabilidade, Auditoria, impostos e negócios. Atuou como dirigente em diversas entidades profissionais ligadas à Contabilidade. Atuou como sócio da Ernest Young Auditoria - EY, a partir de 1979 até sua aposentadoria em 2001. Iniciou sua carreira de Auditoria na PWP (atualmente PWC e KPMG) até 1979. Teve atualização destacada como conselheiro e diretor em várias entidades de Contabilidade.

Presidente da Holland & Associados desde 2002.

Com toda sua vida dedicada à Educação, a Acadêmica Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira é graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com especialização em Administração da Educação, mestrado em Administração com ênfase em Contabilidade para Tomada de Decisões, e doutorado em Comunicação Social com ênfase em Comunicação Organizacional.

Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista, além de atuar como docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP de 2008 a 2017 e segue na função na gestão 2018-2019. Já atuou nas Comissões: Educação Profissional Continuada, Normas Técnicas e Publicações, Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Científico, tendo sido titular na Câmara de Fiscalização II desde 2016.

Telma Tibério Gouveia é contadora, mestre em Administração de Empresas, com mais de 40 anos de experiência na área contábil e 25 anos na área educacional. A Acadêmica, inclusive, atuou como docente e coordenadora em faculdades do Litoral de São Paulo. Nas entidades da Classe Contábil, Telma Tibério Gouveia foi conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, de 2006 a 2013, e é vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp, na gestão 2017-2019.

Silvio Lopes Carvalho é técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Vítor Viana – SP; bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Guarulhos; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; pós-graduado pela USP-Universidade de São Paulo. Perito Judicial Contábil desde 1979, o Acadêmico foi presidente da diretoria executiva da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo - Apejesp, nas gestões 1989-1991 e 1991- 1993; presidente do Conselho da Apejesp por quatro gestões; foi vice-presidente do Conselho da Entidade nas gestões 1997-1999 e 1999-2001. O Acadêmico atuou como conselheiro do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP. Foi presidente da Federação Brasileira de Peritos Árbitros, Mediadores e Conciliadores - Febrapam por duas gestões (1991 – 1993 e 1993 - 1995) e atualmente integra a diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP.

Atual vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, gestão 2018-2019, José Donizete Valentina é empresário da Contabilidade, diretor do Grupo Provector Soluções Integradas, especializado em auditoria contábil, planejamento societário e empreendedorismo. Sua formação inclui a graduação e, Ciências Contábeis e o mestrado em Educação, com ênfase em Contabilidade. Donizete também foi diretor do Sindicato dos Contabilistas de Campinas - Sindcon Campinas e coordenador da pós-graduação de Controladoria e Finanças do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Campinas - Senac Campinas.

O Acadêmico é bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Administração de Empresas. Eduardo Augusto Rocha Pocetti acumula quatro décadas de experiência em Auditoria, inclusive tendo presidido a diretoria nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon na gestão 2012 - 2014. Na mesma época, foi membro do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. O auditor foi presidente da BDO Auditores de maio de 2004 até abril de 2011. Foi vice-presidente do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira – Glenif, no triênio 2015-2017. Atualmente, ocupa a Cadeira de nº 26 na Academia Brasileira de Contabilidade - Abracicon.

José Carlos Marion é professor de mestrado em Contabilidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Foi professor titular de Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA-USP por 30 anos. É doutor e livre docente em Contabilidade pela USP e pós-doutorado em Contabilidade pela Kansas University, nos EUA. Recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira, tais como: “Prêmio Pesquisa CFC”, em 1986, “Prêmio da BMF”, como orientador de tese de doutorado, em 1997, “Medalha Frederico Herrmann Junior”, da Ordem do Mérito, por ter se distinguido na doutrina e pesquisa da Ciência Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, em 1998 e “Professor Notável”, em 2017, título outorgado pelo CRCSP. É autor de mais de 30 livros (quase todos sobre Contabilidade), consultor, palestrante e parecerista na área contábil.

Claudio Avelino Mac-Knight Filippi foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 2014-2015, ex-sócio de Auditoria e atualmente Consultor interno da PricewaterhouseCoopers, membro do Conselho Consultivo do CRCSP, presidente do Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil São Paulo, associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ex-presidente do Instituto Brasileiro de Contadores – Ibracon - 5ª Regional. É bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica.

Contador e advogado, Valmir Leôncio da Silva é mestre em Administração e especialista em Contabilidade Pública. O profissional atua como auditor concursado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e como coordenador técnico da Escola de Contas do Tribunal. O Contador é também conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP desde 2014.

Sócio fundador e presidente da BDO RCS, Raul Corrêa da Silva é membro do Board das Américas da BDO, membro do conselho consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP; foi membro do Comitê Executivo e presidente da região latino-americana da MRI - Moores Rowland International (Praxity); foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP; foi presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, 5ª Seção Regional, e foi vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac. O acadêmico foi agraciado com o Prêmio Administrador Destaque pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA–SP e “Contabilista Emérito” em 2015 pelo Sindcont–SP. Recebeu a Medalha do Mérito Contábil “Joaquim Monteiro de Carvalho” pelo CRCSP, foi nomeado na categoria “Lifetime Achievement Award” do Prêmio Anual do IAB em 2015 e 2016.

Presidente da Ernst & Young Brasil e América do Sul com mais de 30 anos de experiência profissional, Jorge Luiz Canabarro Menegassi é também membro do Comitê Executivo da Ernst & Young Américas. Possui sólida experiência na coordenação de serviços de auditoria para grandes clientes multinacionais e nacionais, incluindo aqueles registrados na CVM - Comissão de Valores Mobiliários; membro do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula-RJ; bacharel em Administração de Empresas pela UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Dantas Alves Filho é sócio-presidente da PwC - PricewaterhouseCoopers, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon; do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - Anefac; do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Câmara Americana de Comércio no Brasil – Amcham; do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. O Acadêmico é bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis e possui mestrado em Administração.

João Aleixo Pereira é contador e sócio diretor da Aleixo & Associados Consultores Contá- beis, organização que assessora empresas do segmento de prestação de serviços e entidades sem fins lucrativos. Foi vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo - Aescon-SP, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e coordenador geral da Câmara Setorial de Contabilidade do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP, conselheiro do CRC-SP, e presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP.

O Acadêmico é membro efetivo do Conselho Fiscal da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; atualmente é membro do Conselho Superior do Município, presidente do Conselho Especial de Integração entre OAB/CRCSP desde 2013, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo; além disso, foi delegado do CRCSP na cidade de São Bernardo do Campo de 1984 a 2008, sendo atualmente Delegado Benemérito. Odilon Luiz de Oliveira cursou Contabilidade no Colégio Santo André, hoje IESA; formado em Direito pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista; com extensão Universitária – IICS em Direito Tributário.

Contador, economista, consultor de Empresas, professor de Contabilidade e de Economia da PUC Campinas, José Homero Adabo tem diversos trabalhos publicados e é sócio-diretor do Escritório Taquaral Contabilidade e Auditoria S/C Ltda, em Campinas. Foi conselheiro efetivo do CRCSP e presidente do Sescon-Campinas – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento e Perícia de Campinas.

José Serafim Abrantes é contador, economista, advogado, empresário e corretor de imóveis. É fundador e presidente da Orcose Empresa de Contabilidade e Assessoria Ltda, empresa que fundou há mais de 50 anos. O Acadêmico foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP; do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, e do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. José Serafim Abrantes foi homenageado em diversas ocasiões, inclusive com o título de “Contabilista Emérito “ pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP; com a Medalha Annibal de Freitas, pelo Sescon-SP; e com a Medalha Ordem do Mérito Contábil, pelo CRCSP.

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, o Acadêmico é mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica e doutor em Administração pela Florida Christian University – FCU – USA. Clóvis Ailton Madeira é Auditor Independente com Registro na NAFSA (National Association of Financial Services Auditors) (USA); responsável técnico pela Directa Auditores e pela Grant Thornton perante a CVM; Conselheiro de Administração Certifi cado – IBGC e Conselheiro Fiscal Certificado – IBGC. Na Grant Thornton Auditores Independentes, foi sócio e atualmente é responsável pelas consultas técnicas e revisão de relatórios de Companhias Abertas. Clóvis Ailton Madeira recebeu o prêmio como presidente do melhor chapter no exterior concedido pelo Institute of Management Accountants – IMA - USA, nos anos de 1993 (San Francisco) e 1994 (New York); recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Contábil do Conselho Federal de Contabilidade, em 2017, entre outros.

Formado contador pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, Tikara Tanaami foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 1967-1968. Mas, antes mesmo de ingressar na diretoria do Conselho, já era empresário contábil, atividade que manteve de 1942 a 1995. Além disso, foi assessor de diversas empresas na área contábil e de economia, sendo também auditor independente.

Walter Arnaldo Andreoli foi professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na gestão 1992-1995; presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra, nos anos de 1977, 1996 e 1997, e presidente do - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon, na 5ª Seção Regional, na gestão 2009 – 2011.É sócio-gerente da empresa Andreoli & Associados Auditores Independentes desde 1994. Por sua contribuição à classe contábil foi agraciado com o título de “Contabilista Emérito” de 1996 pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP.

Sócio da Directa Auditores e empresas Directa Alliance que integram desde 2009 a rede internacional PKF, Ernesto Rubens Gelbcke foi professor da FEA/USP até 2003 e posteriormente da Fipecafi . É atuante no desenvolvimento das normas contábeis e de auditoria via Ibracon, CFC e Comissão Consultiva da CVM e internacionalmente via IASC/IASB e IFAC, além de membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, sendo atualmente vice-coordenador técnico. É autor de pareceres e estudos técnicos sobre temas contábeis, de auditoria e de governança.

Contador e Atuário pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA-USP, onde é professor desde 1965, o empresário Edison Castilho é suplente da Câmara de Contas. É professor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e das Faculdades Sumaré.

Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras, fundador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras, responsável técnico em atuária da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras, professor Assistente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Contábeis e Atuariais, especialização em Contabilidade, mestrado em Controladoria e Contabilidade e doutorado em Controladoria e Contabilidade.

Alexandre Sanches Garcia é mestre em Ciências Financeiras e Contábeis e doutor em Administração de Empresas. É diretor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Fecap e professor das Disciplinas de Controladoria e Auditoria da Universidade Mackenzie.

Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de Auditoria, Controles Internos e procedimentos de companhias multinacionais de grande porte, como a General Motors, onde atuou como supervisor de Auditoria Interna, com subordinação direta à matriz, em Detroit – EUA.

É sócio diretor da empresa de Auditoria e Consultoria ATG – Assessoria Tecnológica em Educação e Gestão Empresarial.

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, na gestão 2013-2014, Sergio Prado de Mello assumiu a presidência do CRCSP, na gestão 2008-2009 e do Tred-SP na gestão 2008-2009; presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na gestão 1999-2001; Título “Contabilista Emérito”, por essa Entidade; diretor financeiro da Câmara de Comércio Brasil-Colômbia; sócio-fundador do escritório SMJ – Perícias Contábeis. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie; bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Reconhecido nacionalmente por sua atuação no Terceiro Setor, Sérgio Roberto Monello é contabilista, advogado e professor. Pós-graduado em Direito Educacional e especialista em Direito Assistencial, Filantrópico e Direito do Trabalho, o Acadêmico atuou como assessor jurídico e assessor contábil de instituições de ensino, obras sociais, associações, congregações, ordens e Igrejas.

Sérgio Roberto Monello foi membro da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-SP; da Comissão de Cultura e da Melhor Idade do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP; do Comitê de Estudos da Legislação Comparada sobre Filantropia (2009) da OAB-SP; do Comitê de Defesa dos Direitos das Entidades Beneficentes no âmbito da Comissão de Direito do Terceiro Setor (2010/2011), também da OAB-SP; do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Filho de Joaquim Monteiro de Carvalho, grande incentivador da criação das Academias de Ciências Contábeis no País, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho traçou seu caminho seguindo os passos trilhados por seu pai. Técnico em Contabilidade, economista, pedagogo e pós- graduado em Didática do Ensino Superior e Administração Escolar, o Acadêmico foi vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP na gestão 2010-2011.

Foi sócio e diretor Técnico da Sotábil, Sociedade Técnica de Contabilidade Ltda. Atualmente é membro ativo da Ordem dos Economistas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo -Sindcont-SP, consultor na área do Terceiro Setor e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, na gestão 2018-2021.

Antonio Carlos Bordin é contador, empresário, administrador de empresas e instrutor de cursos e palestras no País. É sócio fundador da Assessor-Bordin Consultoria Contábil e Contabilidade Internacional, empresa associada ao Grupo GBrasil de empresas de Contabilidade, e que mantém acordos operacionais internacionais com escritórios na França e na Argentina.

Em entidades de classe e autarquias nacionais, Bordin atuou como árbitro e perito nas Câmaras de Mediação e Arbitragem de SP - Fiesp/Ciesp e Câmara Americana de Comércio de São Paulo – Amcham. Foi também conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA/SP e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp.

Silvio Simonaggio é contador, economista e advogado. Atua profissionalmente em todas as áreas, em concentração na área de Perícias Contábeis, Econômicas e de Direito.

É sócio fundador da empresa Simonaggio Perícias, que se dedica ao segmento de serviços contábeis, tributários e trabalhistas, abrangendo a escrituração propriamente dita e a consultoria contábil e tributária desde 1976.

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade – CFC nas gestões 2014-2015 e 2016-2017, Luiz Fernando Nóbrega também foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP na gestão 2012-2013. Professor universitário da Instituição

Toledo de Ensino; Luiz Fernando foi também diretor e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Contabilistas de Bauru.

O Acadêmico foi ainda conselheiro fiscal da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Bauru - Emdurb; e sua formação acadêmica conta com o bacharelado em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru; pós-graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela Unisalesiano de Lins; e pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru.

Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora, integra o Conselho Consultivo da Academia Paulista de Contabilidade- APC.

Trevisan é membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, do Movimento Brasil Competitivo - MBC; do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp - Consea; membro nato do Conselho da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC; e bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP – 1974.

Contador, economista e mestre em Administração de Empresas, Luiz Antonio Arthuso é mestre da Universidade Metodista de Piracicaba.

O profissional atua como Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1982. É delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Piracicaba desde 2011.

Exerceu também as funções de delegado da Delegacia Especial de Assuntos Internacionais da RFB em São Paulo de 2007 a 2008; julgador na Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Campinas de 2008 a 2010; assistente na Superintendência da Receita Federal do Brasil - 8ª Região; e chefe substituto da Divisão de Acompanhamento de Maiores Contribuintes 8ª RF de 2010 a 2011.

Angela Zechinelli Alonso é contadora, pós-graduada em Auditoria e Controladoria e jornalista.

Auditora cadastrada no Cadastro Nacional de Auditores Independentes - CNAI do Conselho Federal de Contabilidade-CFC e no CNPC – Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC. A sócia da Alonso, Barretto & Cia. - Auditores Independentes é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e atuou como representante do CFC no Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - CODIN.

Foi presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil -Ibracon, na gestão 2002-2004. Foi Conselheira Fiscal do Museu de Artes de São Paulo. Em 2005 foi agraciada com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho pelo CRCSP. Vencedora do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Contabilidade – CFC “História da Contabilidade no Estado de São Paulo”, em 2016.

Doutor em gestão de conhecimento pela Universidade Federal; graduado em Administração de Empresas e em Direito, pós-graduado em Auditoria, José Antônio de Godoy também integra o Conselho Consultivo da Academia. Mestre em controladoria e Contabilidade e doutorando em Contabilidade, é coautor do livro Micro e Pequenas Empresas – 1ª Edição 1997 – Conselho Federal de Contabilidade - CFC e Sebrae. Foi também vice-presidente de registro profissional do CRCSP de 1987 a 1989; vice-presidente de fiscalização profissional do CRCSP de 1990 a 1991 e 1992 a 1993 e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP entre 1994 e 1995; e presidente do CRCSP no biênio 1996-1997. É bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis; e pós-graduado em finanças e em Controladoria.

Irineu De Mula compôs a área de Auditoria até 1999, na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, empresa da qual se tornou sócio em 1975. Começou a atuar como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP em 1984, chegando ao cargo de presidente da Entidade na gestão 1998-1999.

O Acadêmico assumiu cargos representativos também em outras entidades, como presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon, de 1994 a 1996, foi membro do International Auditing Practices Committee - International Federation of Accountants - IFAC, de 1992 a 1995 e 1998 a 2000, e vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, de janeiro de 2002 a dezembro de 2005.

O perito judicial José Vanderlei Masson dos Santos atualmente é presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp.Foi vice-presidente da Federação Brasileira da Associação de Peritos Árbitros e Mediadores, entre 2014 e 2015. Foi membro da Comissão de Falências e Recuperação do IASP, entre 2013 e 2014.

É coautor dos livros “Direito Recuperacional” e “Direito Recuperacional de Empresas e Falências – Aspectos e Relevantes da Lei nº 11.101/2005”, publicados pela Editora Quartier Latin, em 2010 e 2014, respectivamente.

Artemio Bertholini é contador, economista, mestre em Ciências Contábeis e Financeiras e PhD in Business Administration – FCU – Florida Christian University, com a tese “The Evolution of Arbitration in Brazil”.

Foi professor em cursos de graduação em matérias envolvendo Contabilidade e Auditoria e de pós-graduação e MBAs de Contabilidade Avançada, Auditoria, Arbitragem e Governança Corporativa.

É também conferencista convidado em grandes seminários e congressos promovidos no Brasil e no exterior.

É autor de livros e pareceres técnicos ou como expert witness em procedimentos arbitrais envolvendo câmaras de mediação e arbitragem nos EUA, França e Coreia do Sul.

Bertholini ocupa, desde 2006, a cadeira nº 16 da Academia Limeirense de Letras, cujo patrono é Martinho Levy.

Victor Domingos Galloro atua nas áreas de Contabilidade e de Auditoria desde 1970, sendo fundador das empresas Galloro & Associados – Contadores e Auditores. Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP na gestão 2011-2013, além de participar do seu Conselho Consultivo da Entidade desde 1989. O Acadêmico foi agraciado com o título de “Contabilista Emérito” pelo Sindcon-SP em 2004. Presidiu o CRCSP na gestão 2000 – 2001, que o laureou com a Medalha Pedro Pedreschi e ainda o homenageou com o título de Presidente Benemérito.

O contador presidiu o Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, na gestão 2002 - 2005. Nessa entidade atuou inclusive como presidente do Conselho Fiscal, de 2006 a 2009. Foi vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes - Ibracon, na gestão de 1991 a 1996. Atuou como conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade - CFC de 2016 a 2017.

Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru, Mauro Manoel Nóbrega também integra o grupo de Acadêmicos. É ainda diretor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Bauru -SP; foi conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade; conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP; consultor Jurídico e diretor do Sindicato dos Contabilistas de Bauru; diretor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Bauru; é bacharel em Ciências Contábeis; especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade da Grande Dourados - MS; graduando em Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Universidade da Grande Dourados; empresário contábil desde 1970, na cidade de Bauru.

Presidente eleito para a gestão 2018-2020 da APC, Domingos Orestes Chiomento é pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria, foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP na gestão 2010-2011. Empresário da Contabilidade fundou a empresa Doccin – Consultoria Integral de Negócios há 50 anos.

Foi vice-presidente do CRCSP em várias gestões, no período de 2004 a 2009. Em 2012 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito “Profi ssional Contábil” do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, e em 2017 o Título “Contabilista Emérito”, da mesma Entidade, na qual atua como conselheiro. Em 2014 foi agraciado com a Medalha Presidente Annibal de Freitas, outorgada pelo Sescon-SP, e em 2017 recebeu do CRCSP a Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”.

Técnico em Contabilidade, em Magistério, Advogado e Filósofo, Eurípedes Sales foi professor primário no Grupo Escolar Benedito Vieira da Mota, onde estudou quando jovem. Todas as suas formações e conquistas vieram por mérito próprio, uma vez que nem ao menos ingressou em cursinhos preparatórios antes de enfrentar tais desafios. Sales foi conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde se aposentou, por 25 anos e, ao ocupar o posto de presidente, em 1996, dotou o órgão com a Certificação ISO 9001.

Técnico em Contabilidade, em Transações Imobiliárias e advogado, José Aref Sabbagh Esteves é o empresário Contábil presidente da Deltaorg Organização Contábil e Fiscal, da Deltaorg Imobiliária e da Delta Advogados. Natural de Jaú, desenvolveu sua vida profissional na cidade de Piracicaba, onde atuou como delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Foi agraciado com o título de “Contabilista Emérito” pelo Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e região em 2006.

Foi ainda membro efetivo da Primeira Câmara do Conselho de Contribuintes do Município de Piracicaba e presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Piracicaba e Região de 1991 a 1997 e novamente em 2005.

Edison Arisa Pereira é contador e auditor, com mais de 35 anos de experiência profissional em auditoria de grandes, médios e pequenos grupos financeiros.

Em sua trajetória profissional, foi sócio líder da área de Auditoria de Instituições Financeiras, Seguros e Previdência da PricewaterhouseCoopers – Brasil e presidente da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis desde a sua fundação (2005).

O Acadêmico foi presidente da Diretoria Nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon na gestão 2004-2006. O profissional foi agraciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP com a medalha Pedro Pedreschi, em 2009.

João Miguel da Silva é contador e advogado.

Contabilista Emérito pelo Sindcont-SP, atuou como docente de Direito Internacional e Tributário no Curso de MBA da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP USP), é palestrante e professor de cursos de Treinamento Jurídico, e foi eleito o Homem do Ano na área Jurídica pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2006, ano em que também foi agraciado com o título de “Contabilista Emérito”, pelo Sindicato dos Contabilistas de são Paulo - Sindcont-SP.

Sócio fundador do escritório Miguel Silva & Yamashita Advogados, localizado em São Paulo, com atuação nas áreas tributária, societária, reorganização societária, Contratos, Investimento Estrangeiro, Processual e Civil.

O empresário contábil e advogado Hatiro Shimomoto é, além de diretor presidente das organizações King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia, também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil. Presidiu ainda, na gestão 1975 – 1978, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon -SP. No campo político, Hatiro exerceu seis mandatos como deputado estadual em São Paulo.

Entre as homenagens recebidas, foi agraciado com as medalhas “Presidente Anníbal de Freitas”, outorgada pelo Sescon-SP; “Joaquim Monteiro de Carvalho”, da ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Foi ainda agraciado com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, do governo do Japão, em 2014, pela promoção do intercâmbio dos laços de amizade entre Brasil e Japão e na difusão da língua japonesa.

Líder de Auditoria e Asseguração (Assurance) da PwC Brasil e América do Sul, Jorge Roberto Manoel possui ampla experiência nacional e internacional também em consultoria e nas áreas de Risk Compliance e Capital Markets. É certificado como Conselheiro de Administração e Fiscal pelo IBGC. Possui MBAs em Finanças e Controladoria, e em Conhecimento, Tecnologia e Inovação e especialização em Governança Corporativa pela Yale School of Management. Foi presidente da seção MG e Diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon. É Presidente do Conselho da Escola Metodista de Educação Corporativa, membro do Conselho de Administração da United Way Brasil, do Comitê de Controladoria da Vale, do Comitê de Auditoria da Natura, e do Conselho de Vogais FACPC.

Aluno especial do programa de doutorado da Universidade de São Paulo - USP, Adriano Gilioli também é mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e especialista em Inteligência Emocional aplicada no Desenvolvimento Profissional pela Harvard Medical School (EUA). No Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP é conselheiro desde 2010, tendo atuado como membro efetivo da Câmara de Recursos e como coordenador da Comissão Social do CRCSP.

Links Úteis

Para garantir a qualidade e eficiência dos nossos serviços estamos constantemente investindo em nosso capital humano e tecnológico, o que nos permite prestar um trabalho ajustado aos padrões de qualidade e excelência de nossos clientes.

  • Newsletter

    Receba informações sobre nossos serviços e novidades do mundo contábil.

  • Contato

    Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo

Cotações e Índices

Moedas - 18/07/2018 4:11:49 PM
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 3.831
  • 3.833
  • Paralelo
  • 3.850
  • 4.030
  • Turismo
  • 3.670
  • 3.980
  • Euro
  • 4.461
  • 4.465
  • Iene
  • 0.034
  • 0.034
  • Franco
  • 3.835
  • 3.835
  • Libra
  • 5.000
  • 5.002
  • Ouro
  • 150.600
  •  
Mensal - 16/05/2018
  • Índices
  • Mar
  • Abr
  • Inpc/Ibge
  • 0.07
  • 0.21
  • Ipc/Fipe
  • -
  • -0.03
  • Ipc/Fgv
  • 0.17
  • 0.34
  • Igp-m/Fgv
  • 0.64
  • 0.57
  • Igp-di/Fgv
  • 0.56
  • 0.93
  • Selic
  • 0.53
  • 0.52
  • Poupança
  • 0.50
  • 0.50
  • TJLP
  • 0.58
  • 0.55
  • TR
  • -
  • -
Saiba mais

Agenda Tributária

  • 20/Julho/2018
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte
  • Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte
  • COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras
  • INSS | Previdência Social
  • EFD - Contribuintes do IPI | Pernambuco e Distrito Federal
  • Simples Nacional
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação – PMCMV
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação
  • Previdência Social (INSS) | Parcelamento excepcional de débitos de Pessoas Jurídicas
  • Parcelamento especial da Contribuição Social do salário-educação
  • Previdência Social (INSS) | Parcelamento Especial de Débitos - PAES
  • DCTF Mensal | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  • Informe de Rendimentos Financeiros - PJ
Saiba mais