Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmicos debatem ferramentas tecnológicas na Contabilidade no primeiro Encontro do ano

O primeiro Encontro com Acadêmicos do ano de 2021 foi realizado nesta terça-feira,23 de fevereiro, com a presença dos Acadêmicos Raul Corrrêa da Silva, na ocasião acompanhado por seu filho, o profissional contábil, Adriano Corrêa da Silva, que se encarregaram da apresentação do tema;  e Valmir Leôncio da Silva, juntamente com a conselheira do CRCSP, Alessandra Gouveia Pires, que é filha da Acadêmica Telma Tiberio Gouveia,  os quais atuaram como moderadores da atividade: "Ferramentas tecnológicas e a inteligência artificial na Contabilidade", na série Encontro de Gerações.

A iniciativa do Encontro com Acadêmicos é da Academia Paulista de Contabilidade – APC e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP que atuam em conjunto para disseminar conhecimentos e discutir temas atuais e oportunos para os profissionais das Contabilidade.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, deu as boas-vindas aos participantes falando sobre a importância da tecnologia na Contabilidade e de como essas inovações estão mudando todas as modalidades profissionais e ampliando a gama de conhecimentos aos profissionais da área.

Por sua vez, o anfitrião da Casa, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, também Acadêmico, José Donizete Valentina, ressaltou que a tecnologia chegou para ficar, afirmando que é impossível deter um fator que traz facilidade para os profissionais e empresários.

Os especialistas Raul e Adriano Corrêa da Silva, representantes de duas gerações, dividiram o conteúdo da palestra de forma didática apresentando cada um o seu ponto de vista sobre da evolução tecnológica da Contabilidade.

Primeiramente fizeram um breve história da Contabilidade, mostrando como ela nasceu de uma necessidade. "A Contabilidade é a linguagem dos negócios e, portanto, a linguagem financeira, que trata do registro de transações financeiras, tendo surgido em resposta às necessidades comerciais", enfatizou Rual Corrêa da Silva.

De acordo com o Acadêmico, as ferramentas empregadas pela Contabilidade, consequentemente, evoluíram face à crescente complexidade dos negócios e das necessidades do mundo dos negócios. No entanto, mesmo quando dispunham apenas de ferramentas simples, os profissionais contábeis já eram capazes de grandes feitos.

Posteriormente destacaram como a inteligência artificial interfere no presente e no futuro dos profissionais atuantes e dos novos integrantes à profissão, proporcionando um aumento na produtividade e na eficiência operacional das empresas de Contabilidade. "A inteligência artificial não é mais futurista, formas avançadas e tecnologia e sistema integrado já são uma realidade. Estamos suportados pelo mundo da tecnologia", assegurou Adriano Corrêa da Silva.

Segundo os Corrêa da Silva outro salto importante na Contabilidade foi a adoção da computação em nuvem, com a qual os contadores não mais precisam adquirir grandes parques informatizados para o processamento de dados, podendo utilizar a estrutura de terceiros para rotinas pontuais de tratamento e análise de dados. A computação em nuvem traz maior flexibilidade para os clientes, além de permitir acesso remoto e atualizações em tempo real, auxiliando ainda mais os contadores a suprirem a crescente necessidade de informação dos negócios modernos.

"Observamos na apresentação e moderação dos brilhantes Acadêmicos e dos especialistas que compuseram o evento,  que o desenvolvimento das ferramentas da Contabilidade foi contínuo, e está em um ciclo sem previsão de término, e, embora mudem suas ferramentas, o profissional contábil mantém-se sempre importante na sociedade", comentou o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento.

 

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León