CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Na vigésima segunda edição do Seminário Internacional da Federação das Associações de Profissionais da Contabilidade de São Paulo -FACPCS, realizado no dia 17 de setembro, foi prestada uma significativa homenagem ao Acadêmico Edison Arisa, membro da Academia Paulista de Contabilidade -APC. Arisa, que exerceu com grande dedicação a função de coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis -CPC desde sua criação em 2005 até 2024, também foi presidente da FACPCS desde a sua fundação até 2025.
Durante a cerimônia, Arisa relembrou momentos marcantes da trajetória do CPC, destacando a criação deste importante órgão em 2005, que possibilitou a plena convergência das normas contábeis brasileiras às diretrizes internacionais estabelecidas pelo International Accounting Standards Board -IASB, especialmente após a promulgação da Lei 11.638 em 2007. Ele enfatizou a importância do apoio das entidades fundadoras, incluindo Abrasca, Apimec, Ibracon, B3, CFC e Fipecafi, na recente criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade -CBPS, inspirado no International Sustainability Standards Board -ISSB, que visa normatizar a divulgação de informações de sustentabilidade.
Durante sua apresentação, Edison Arisa ressaltou a relevância do intercâmbio de experiências entre os países que já implementaram normas de sustentabilidade, assim como a necessidade de desenvolver uma estrutura que possa ser adaptada à realidade brasileira, promovendo a integração entre contabilidade e sustentabilidade em um mundo em constante transformação.
Arisa também fez questão de reconhecer a colaboração dos órgãos reguladores, entre os quais se destacam a Comissão de Valores Mobiliários -CVM e o Conselho Federal de Contabilidade -CFC, além do apoio da Superintendência de Seguros Privados -Susep e do Banco Central do Brasil -Bacen, que foram fundamentais para o desenvolvimento das normas contábeis e de sustentabilidade no país.
Nesse contexto, Arisa discorreu sobre o papel vital que as normas e diretrizes têm na promoção de uma contabilidade mais transparente e responsável, capaz de atender não apenas às exigências legais, mas também às expectativas da sociedade. "A sustentabilidade deve ser um pilar central nas práticas contábeis, uma vez que a transparência nas informações financeiras e não financeiras é primordial para a construção da confiança dos investidores e do público em geral", disse.
Além de Arisa, foram homenageados outros profissionais de destaque na área contábil. O professor Guillermo Braunbeck, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras -Fipecafi e da Universidade de São Paulo -USP, recebeu honras por suas contribuições significativas ao desenvolvimento dos comitês contábeis e pela sua atuação junto à Fundação IFRS. Braunbeck, que também foi membro do CPC e diretor financeiro da FACPCS, teve sua trajetória reconhecida como essencial para a promoção da interação e do fortalecimento da classe contábil.
A cerimônia contou ainda com a presença do ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, João Pedro Nascimento, que também foi homenageado e, na oportunidade, enalteceu o papel da auditoria independente e a relevância da atuação tanto do CPC quanto do CBPS no cenário contábil brasileiro. Nascimento ressaltou a importância da classe contábil na promoção de uma governança sólida e transparente, especialmente em tempos de constantes mudanças e desafios no ambiente econômico.
A homenagem a Edison Arisa foi uma oportunidade para reforçar a importância do contínuo aprendizado e da atualização dos profissionais da Contabilidade, que devem estar preparados para lidar com as novas realidades e exigências do mercado global. A cerimônia de homenagem teve um caráter simbólico de gratidão e reconhecimento por um trabalho que vai muito além da Contabilidade tradicional, marcando um novo capítulo na história da profissão no Brasil, e ressaltando o compromisso do Brasil com um desenvolvimento sustentável e alinhado às melhores práticas globais.
Quem é Edison Arisa?
Na APC, Arisa, com larga experiência em auditoria e finanças ocupa a cadeira de nº 46, do patrono Armando Aloe.
Além de suas contribuições significativas às entidades contábeis, Arisa tem se destacado na disseminação do conhecimento e na formação de novos profissionais, orientando e inspirando estudantes e jovens contadores. Sua carreira é marcada por um comprometimento inabalável com a ética e a responsabilidade social, princípios que sempre defendeu em seus palestras e publicações.