Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
APC comemora Dia Internacional da Mulher no Sindcont-SP junto com as Entidades da Classe

 

A noite de ontem, 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, ficou marcado pela união entre o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo- Aescon-SP, que festejaram em conjunto essa data tão especial que exaltam as lutas e conquistam femininas, desde a instituição da data, em 1917, até hoje. Na ocasião, a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso, representou o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento.

A contadora e diretora do Sindcont-SP Celina Coutinho fez a abertura do evento,  destacando as conquistas femininas nas áreas sociais, econômicas e políticas. Terezinha Annéia, diretora administrativa da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo- Aescon-SP, conduziu  o debate de uma mesa redonda com o tema “Igualdade econômica e Empoderamento da Mulher”. Foram convidadas para participar da conversa e expor suas ideias e histórias dentro da profissão: Marta Pelucio, Suely Bossa e Eliane Maia. Marta Pelucio, deu o tom da conversa falando sobre a diferença e o preconceito das próprias mulheres. “É muito difícil conquistar espaço e igualdade em um País machista, como é o caso do Brasil, estamos atrasados em relação ao mundo. Enquanto não ficarmos indignados com uma sociedade machista nunca vamos chegar lá, não podemos admitir o preconceito”, afirmou Pelucio.

 

Durante as comemorações, a contadora Neusa Prone Teixeira da Silva, foi homenageada com o Diploma de Mérito Contábil 2018 e passou a ser eternizada na galeria das “Mulheres Contabilistas" do Sindcont-SP. Após receber a homenagem reafirmou a jornada de esposa, mãe e avó e profissional Contábil.  “Fico honrada em estar na galeria entre notáveis colegas da Contabilidade, a busca por conhecimento é constante e só assim conseguimos alcançar os nossos ideais” agradeceu emocionada.

No final das homenagens os presentes puderam prestigiar um stand up, apresentado pela humorista Ariana Nut, que empolgou os profissionais ao relatar os desafios enfrentados na vida feminina. Na sequência, os convidados foram recepcionados no salão de festas do Sindcont-SP para celebrar a data.

Segundo a Acadêmica  Angela Zechinelli Alonso é importante que a mulher seja lembrada em todas as suas funções, que muitas vezes possuem dupla ou tripla jornada. Como é o caso de muitas contabilistas aqui presentes, onde as mulheres trabalham fora, administram a família e ainda se doam como voluntárias nas entidades da Classe. “Ainda existe um longo caminho a ser percorrido, mas não podemos deixar de exaltar e aplaudir essas mulheres guerreiras que lutam diariamente pelo seu espaço” afirmou Alonso.

“Neste evento temos muitas mulheres pioneiras na profissão e hoje estamos ocupando cada vez mais as vagas nos exames de exame de suficiência do CRCSP, sendo que nos bancos de faculdade já estamos quase em maioria. Não há profissão que seja melhor que aquela que une o melhor dos genêros” garantiu a Acadêmica.

 

Estiveram no evento: Edir Sales, vereadora da Câmara Municipal de São Paulo; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo- FECONTESP; Reynaldo Pereira Lima Júnior, vice-presidente do Sescon-SP; Cibele Pereira Costa, vice-presidente de Registro do CRCSP, representando no ato a presidente Marcia Ruiz Alcazar; Andreia Filipone Garcia, assessora parlamentar, representando o deputado estadual Itamar Borges; e os Acadêmicos Gildo Freire de Araújo, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Sérgio Prado de Mello, entre outros.