Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Walter Andreoli inaugura sessão Perfil dos ex-presidentes do Sindcont-SP

Walter Arnaldo Andreoli que presidiu o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, de 1992 a1995 confessou, na sessão Perfil da Revista Mensário do Contabilista, edição de setembro de 2023, que está no ar, que enfrentou desafios políticos e econômicos durante sua gestão.

“Em 1992, uma forte recessão prejudicava a economia brasileira. Na época, o “Plano Collor” resultou em hiperinflação, confiscou recursos de todos os brasileiros e empresas, paralisando o País. Na prática, esse plano, batizado com o sobrenome do presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992), eleito através da primeira eleição presidencial pluripartidária depois de anos de ditadura militar, foi mais uma das diversas tentativas do governo de controlar o aumento dos preços de produtos e serviços, somado a um conjunto de reformas”, disse o Acadêmico ao inaugurar o espaço,  que tem como objetivo  entrevistar os ex-presidentes da Entidade.

No governo anterior, comandado por José Sarney (1985 - 1990), a inflação chegou a 1.972,91% ao ano. Um índice inédito no País. 

E foi justamente em 1992 que o economista, empresário e auditor independente Walter Arnaldo Andreoli assumiu a Presidência do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, em razão do falecimento do presidente Francisco Rodrigues Dias.

À frente da Casa do Saber Contábil, nesse período, e também depois do impeachment de Collor, na gestão 1993 -1995, Andreoli ressalta que os desafios de comandar as atividades do Sindicato eram muitos, não só do ponto de vista político e econômico, mas também havia os obstáculos por conta da comunicação bastante limitada, sem as facilidades e os avanços da internet, redes sociais, celulares e outras tecnologias.

“Nosso foco sempre foi manter a estrutura do Sindicato, colocando os associados a par das ações implementadas pela Entidade, e crescer, ampliando a oferta de serviços”, comentou ele.

Uma das principais realizações na época na qual Andreoli era presidente foi a instalação do Posto da Junta Comercial de São Paulo-Jucesp na sede da Entidade, sendo aquele o primeiro posto de atendimento externo da autarquia. “Também houve um incremento nas atividades do Centro Piloto de Aperfeiçoamento e Especialização Contábil “Senador João Lyra”-Cepaec, que acabou se revertendo em mais oportunidades de educação continuada aos profissionais da Contabilidade”, lembrou o ex-presidente.

Na visão de Andreoli, a fundação do Sindcont-SP, em 19 de julho de 1919, simboliza a data magna da Contabilidade paulista, considerando que pela Entidade passaram grandes ícones da profissão, como os professores Francisco D’Áuria e Pedro Pedreschi, entre outros nomes. “Não há muitas Entidades que ainda permanecem firmes, prestando serviços de qualidade aos associados”, comentou o líder sindical pontuando que assim como a Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado-Fecap, o Sindcont-SP é um verdadeiro baluarte da Contabilidade brasileira.

Leia essa e outras matérias de interesse dos profissionais e empresários contábeis na edição de setembro da Revista Mensário do Contabilista, no link:  https://bit.ly/3ErwjRZ

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde De León