Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico da APC Eliseu Martins promove palestra sobre notas explicativas e inflação

Ocupando, na Academia Paulista da Contabilidade a cadeira de número 7, cujo patrono é o contabilista Carmello Mancuso Sobrinho, o professor Eliseu Martins foi o responsável por fechar com chave de ouro o primeiro dia do ciclo de palestras da 27ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Convecon, que está sendo realizada em conjunto com a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Conescap, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

 

No dia 15, Martins, tratou o tema "O papel do contador em uma incerta economia de mercado: seu poder preditivo na aplicação da técnica contábil", em uma atividade realizada de forma híbrida, ele focou sua explanação na importância da Ciência Contábil, e suas variadas aplicações, para tomada de decisões pelas empresas de todos os portes e segmentos que precisam superar constantes desafios e mudanças, os quais naturalmente ocorrerão, de acordo com o cenário econômico e o comportamento do mercado. "Principalmente, em época de crise econômica, como a que estamos vivenciando, agravada por conta da Covid-19, não é opção dos negócios melhorar a própria competitividade. Pelo contrário: isso é uma obrigação, se pretendem continuar na ativa, elevando os resultados e a rentabilidade".

 

Então, a Contabilidade, como instrumento de gestão, que já tinha uma força e tanto antes do coronavírus, ganhou mais notoriedade, exercendo assim um papel fundamental nas empresas. Dessa forma, destaque para as notas explicativas, que, para serem bem feitas, devem incluir o maior números de informações, mesmo quando não houver exigência, bem como os dados para a compreensão dos registros. "As notas explicativas elucidam as demonstrações financeiras, apresentando as práticas e critérios contábeis usados".

 

Outro ponto abordado pelo professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP, dos campus São Paulo e Ribeirão Preto, foi a respeito da causa e dos efeitos do aumento contínuo e generalizado dos preços de produtos e serviços, de forma geral, na economia brasileira, o qual, em suas palavras "desvirtua" as informações contábeis. Tudo porque são dois os inimigos mortais do profissional da Contabilidade: a inflação e a sonegação de impostos. "Sinceramente, eu não esperava ter que voltar a falar de inflação, mas, já que ela voltou e aí está presente, temos que analisar os efeitos contábeis e fiscais disso tudo, o que é de muita utilidade para as empresas e demais usuários da Contabilidade".

 

Se aprofundando ainda mais a respeito do assunto, o professor Eliseu utilizou exemplos de demonstrações contábeis úteis para o correto cálculo da correção monetária, atualizando assim os valores, e não somente a correção nominal. Segundo ele, os estabelecimentos têm por hábito não publicar o efeito inflacionário em seus demonstrativos, mas, cedo ou tarde, esse ato fará com que o documento apresente distorções nos valores exibidos, não demonstrando a conjuntura real da empresa, e, por consequência, fazendo com que os contadores e empresários trabalhem com dados contábeis imprecisos e inexatos".

 

Por fim, o acadêmico da APC ressaltou que o contador tem a sua atuação muito além do trabalho operacional, afinal as estratégias para as empresas, que devem estar cada vez mais focadas no planejamento e na tomada de decisões, é uma das atividades que vêm sendo exigida pelo mercado - e isso está cada vez mais nítido e presente na vida do profissional dos números. "Devido a sua característica, ele assume então a posição de gestor de informações em assuntos tão diversos, como tributos, legislação trabalhista, societária e previdenciária, vendas, recursos humanos e perspectivas para o futuro, o que faz com que, automaticamente, ele se destaque em outras áreas, e seja cada vez mais demandado por alertar seus clientes sobre os obstáculos nos negócios e ajudando-os a enfrentar a crise econômica".

Além da palestra do professor Eliseu Martins, os congressistas puderam contar com as seguintes atividades: "Qual futuro do Brasil no novo ambiente econômico mundial?", com o convidado Carlos Alberto Sardenberg, e os debatedores Marcelo Lombardo, CEO da Omie e Fábio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio - CNC, a qual foi moderada por Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon; "O ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a Contabilidade –relato integrado e contabilidade tridimensional", apresentada por Vania Maria da Costa Borgerth, membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander Brasil e Marcella Ungaretti, had de Investimentos sustentáveis da XP Investimentos, em uma atividade que contou com a presença de 

Eutimio Mejía Soto, ex-Presidente do Comitê Técnico de Pesquisas Contábeis da Associação Interamericana de Contabilidade AIC 2018-2019 e foi moderada por Benedicto David, do Sescon-SP; "Cibersegurança – ataques cibernéticos, invasão de servidores e sequestro de dados", ministrada por Clayton Lourenço, DPO da IOB e Dra. Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital, CEO e sócia fundadora do Peck Advogados e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital, e que contou com a participação de Emerson Wendt, secretário de Segurança Pública de Canoas-RS na Prefeitura Municipal de Canoas, e que foi coordenada por Antonio Carlos Santos, também do Sescon-SP.

 

Outra atividade de destaque no evento foi a "Soft Skills – Impacto da tecnologia no campo da inteligência emocional e habilidades", cujo convidado foi 
Convidado: Andrea Iorio, referência em Transformação Digital, e debatida pelo presidente da Alterdata Ladmir Carvalho, moderada por Daniel Coelho, da Fenacon.


 

Na quarta-feira, dia 16/2, serão ministradas as seguintes atividades, divididas em três trilhas: de "Negócios e Oportunidades", de "Relações Humanas" e "Tecnologia". Acompanhe: 

 

- Trilha Negócios e Oportunidades – QYON

Palestra: Segmento de serviços no ambiente internacional – necessidades e oportunidades

Convidado: Bruno Drummond (sócio da Drummond Advisors e CPA nos Estados Unidos)

Debatedor: Maurício Frizzarin – Founder e CEO da Qyon

Coordenador e Moderador: Guilherme Tostes (Fenacon)

 

Trilha Negócios e Oportunidades – QUESTOR

Palestra: Mentalidade Empreendedora

Convidado: Augusto Lins – Presidente da Stone

Debatedor: João Carlos Pellegrini – CEO da Questor

Coordenador e Moderador: Reynaldo Lima Jr. (Sescon-SP)

 

Trilha Relações Humanas – CONTA AZUL

Palestra: Liderança, Gestão e relações das equipes

Convidado: Gustavo Caetano – CEO da Sambatech

Debatedor: Vinicius Roveda – Co-founder e CEO da ContaAzul

Coordenador e Moderador: Carlos Baptistão (Sescon-SP)

 

Trilha Tecnologia – THOMSON

Palestra: Oportunidades da transformação digital em tempos de reinvenção

Convidada: Martha Gabriel

Debatedor: Adriano Ferreira – Diretor de Marketing da Thomson Reuters

Coordenador e Moderador: Wilson Gimenez Junior (Fenacon)

 

Palestra 27ª Convecon

Tema: Decolando para Alta Performance dos Negócios

Convidado: Lito Souza, ex-mecânico de aviões brasileiro, conhecido por seu blog e canal do YouTube Aviões e Músicas

 

Na sequência, nos dias 17 e 18 de fevereiro, será a vez da Convecon Online entrar em ação, com destaque a palestra da Academia Paulista da Contabilidade - APC sobre "Panorama dos programas de compliance em Empresas de Capital fechado e tendências para ambientes menos complexos" bem como a apresentação e premiação da melhor tese e dissertação.

Acompanhe, na íntegra, a programação da 27ª Convecon/ 19ª Conescap no link Programação - CONESCAP 19ª | CONVENCON 27ª (conescapconvecon.com.br)

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Danielle Ruas

EDIÇÃO: Lenilde de León