Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Entidades Contábeis comemoram o Dia do Profissional da Contabilidade com grande evento virtual

No dia 26 de abril, a Academia Paulista de Contabilidade - APC e as demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo celebraram o Dia do Profissional da Contabilidade, que aconteceu no último dia 25 de abril. Em uma transmissão ao vivo, os presidentes das Entidades e convidados debateram o futuro da profissão, analisando as novas temáticas e perspectivas diante do cenário pandêmico da Covid-19, assim como a utilização do marketing digital em larga e crescente escala na profissão.

Os anfitriões do encontro virtual da Classe foram os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo- Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima;  e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, José Donizete Valentina, que deram as boas-vindas aos participantes e ressaltaram a união da Classe.

O primeiro painel "A Profissão Contábil versus a Tecnologia" foi comandado pelo Acadêmico da APC, Antoninho Marmo Trevisan, que foi fundador da Escola Trevisan de Contabilidade, agora transformada em universidade virtual, e honrado com o Título de "Contabilista Emérito", outorgado pelo Sindcont-SP.

Trevisan fez uma rápida passagem pela história da Contabilidade e demonstrou como a profissão evoluiu nos últimos anos, sendo que o grande desafio dos dias atuais, segundo ele, é gerar valor para a sociedade.

Segundo o Acadêmico, só pode permanecer na frente aquele que está em constante movimento, fazendo da sua vida um aprendizado constante, sem se preocupar com os obstáculos superados, mas focado no que ainda está por vir.

"É só por meio do conhecimento da Ciência Contábil que as pessoas identificam a origem e a aplicação de recursos de maneira automática", garantiu Trevisan.

Antoninho Marmo Trevisan revelou que o sucesso na Contabilidade requer uma base sólida em conhecimento técnico contábil, know-how em análise de dados e capacidade de comunicar as informações obtidas de tudo isso.

O Acadêmico ainda citou a frase de poeta português Fernando Pessoa: "Duas coisas só me deu o Destino: uns livros de Contabilidade e o dom de sonhar".

Trevisan encerrou sua explanação falando do quão brilhante é a atuação do contador. "A Classe honrou o diploma que tem. Nestes dias de pandemia, as pessoas dizem que o Brasil não parou por causa dos caminhoneiros. Que nada,  as empresas e o País não pararam porque temos contadores eficientes que fizeram o seu trabalho durante todo o tempo".

professor Edgard Cornacchione, deu continuidade às exposições de temas da Data Magna da Classe falando sobre "O Contador na Era do Marketing Digital". Cornacchione é professor titular da USP e da Fipecafi, e discorreu sobre a era digital, enfatizando que a tecnologia se impregnou na sociedade de forma tão intensa que agora não tem mais volta.

O renomado professor abordou alguns pontos essenciais do Marketing Digital, aos quais, segundo ele, os profissionais da Contabilidade devem ficar atentos: as premissas do trabalho do profissional da Contabilidade; a formação e o desenvolvimento profissional; informações, o contador tem melhores dados e melhores informações que qualquer outro profissional dentro das empresas: a velocidade com que as informações circulam; e a partir do quinto ponto Cornacchione falou sobre as tendências da profissão, enumerando três delas: a) considerar a importância da Ciência Contábil na era da pandemia; b) a personalização dos serviços contábeis; e c) a compreensão das potencialidades e dos riscos da profissão neste momento.

De acordo com Edgard Cornacchione a tecnologia existe para promover o bem estar da sociedade, por isso faz sentido dar passos a um determinado avanço. "O contador é um elemento fundamental e melhor preparado para a grande maioria das empresas, sendo o ponto de apoio das organizações. Portanto, é o profissional mais completo para a revolução dos negócios".

"Nós precisamos estimular os alunos, professores e as  entidades que promovem a Educação Profissional Continuada a refletirem sobre o marketing e a revolução digital, pois o contador precisa se mostrar e saber se vender", afirmou o professor Edgard Cornacchione,  ao agradecer a troca de informações, deixando um abraço aos participantes  e parabenizando pelo Dia dos Profissionais da Contabilidade.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento por sua vez ressaltou que os palestrantes Trevisan e Cornacchione tocaram no cerne da questão, a inteligência artificial: "O que temos visto é uma coisa assustadora, a inteligência artificial vai ser o divisor de aguas da humanidade, como foi a máquina a vapor, a energia elétrica, e a internet. Acredito que a profissão apoiada na inteligência artificial vai dar um salto quântico", sentenciou.

O evento teve a participação e o apoio institucional dos presidentes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP e da  Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior; e da  Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo- Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabbri;  Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, Marta Pelucio, e da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León