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Academias analisam ações do dia D da Educação Contábil

Nesta manhã, 30 de maio, faltando apenas um dia para o encerramento da Audiência Pública sobre a  matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis e sobre as alterações propostas pela Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004,  que será no dia 31.05.2022, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon reuniu os presidentes das Academias para apresentar e refletir sobre as ações do dia D da Educação Contábil, que aconteceu no último  dia 24 em todo o País.

 

A presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, abriu a reunião esclareceu que por mais que a classe contábil esteja mobilizada para fazer mudanças na matriz curricular dos Cursos de Ciências Contábeis, a competência para efetuar as alterações são do Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação.” Por isso, estamos trabalhando intensamente  junto ao órgão para aprovar o projeto”, disse.

 

Segundo ela, até o momento existem 335 sugestões apresentadas, as quais refletem a vontade dos profissionais lideranças e docentes da classe. Sendo que os principais pontos apresentados pelas Academias em suas regiões são sobre: Estágio Supervisionado; Trabalho de Conclusão de Curso opcional, e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, sendo que neste caso, a maioria é favorável a que sejam contadores.

 

Participaram da reunião os seguintes presidentes de Academias: Lidiana dos Santos Silva, Tocantins; Joaquim Bezerra, Piauí; Francisco de Assis Galvão, Pernambuco; Domingos Orestes Chiomento, São Paulo; Antonio Miguel Fernandes, Rio de Janeiro; Maria de Fátima Brito Durães, Amazonas; Edson Santos, Goiás; Fabiano Pimentel, Amapá, Adriana Araújo, Alagoas; e Oscar Lopes da Silva, Minas Gerais.

 

Em São Paulo

 

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, assegurou que a ação foi um sucesso em São Paulo, abraçada entusiasticamente pelos presidentes das oito Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista (CRCSP, Sindcont-SP, Fecontesp, Sescon, Aescon, Ibracon e Apejesp e nossa APC), os quais apresentaram questões relevantes da profissão e se posicionaram favoráveis à atualização da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis.

 

Além da participação dos Acadêmicos: Angela Zechinelli Alonso e Alexandre Sanches Garcia, que expuseram o atual cenário do ensino contábil no Brasil, de forma impactante, também integraram o debate, os coordenadores de cursos de Ciências Contábeis do Estado de São Paulo: Fernando de Almeida Santos, da PUC SP; João Yanase, da Faculdade Trevisan; Jhonatan Hoff, da Fipecafi; Liliane Cristina Segura, da Mackenzie; e Natasha Borali, da Fecap; com a mediação de Márcia de Souza Montanholi, conselheira e membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP.

 

Segundo Chiomento, de tudo o que foi dito pelas lideranças e especialistas, em quase três horas de debates, o qual foi assistido por  278 profissionais, que emitiram opiniões; atingindo um pico de 332 participações, e com  visualização, até o momento, de mais de 1.800 profissionais, tiramos que: “O ensino e os profissionais contábeis precisam passar por uma grande transformação, impulsionada pela tecnologia; Que os profissionais devem ter  iniciativa e estratégias de negócios; Que a  profissão não vai acabar, mas é necessário assimilar o novo modo de se fazer a Contabilidade”. O vídeo, com a íntegra do debate, está à disposição no canal do Youtube do CRCSP.

Ao final, Maria Clara reforçou que todas as contribuições de melhorias para o ensino da Conta Contabilidade, apresentadas na Audiência Pública, serão analisadas incluídas no projeto final que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Edição: Lenilde Plá De León