Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
"Controles internos para Gestão de Riscos" foi tema de Encontro com Acadêmicos

A Academia Paulista de Contabilidade – APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, realizou mais um Encontro com Acadêmicos, no qual debateu os "Controles internos para Gestão de Riscos", com os acadêmicos Jorge Roberto Manoel, que atuou como sócio Líder de Auditoria da PwC Brasil e América do Sul; e Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Fecap e professor das Disciplinas de Controladoria e Auditoria da Universidade Mackenzie. O Encontro aconteceu no dia 21 de outubro, com  transmissão ao vido pelo 

 

 

 

 

Na sequência pontuou os processos mais simples - e eficazes - para mapear e monitorar riscos. São eles: riscos de negócios, regulamentares, sociais e ambientais. "Afinal, você conhece mesmo os riscos do negócio?", questionou o especialista: "Os processos de gestão de riscos são vitais para a adequada gestão dos riscos empresariais. Por isso, devem sempre estar relacionados às metas estabelecidas, com prazos razoáveis para consecução do objetivo final. É essencial ainda avaliar e monitorar como processos são convergentes e estão em sincronia com o gerenciamento integrado de riscos de toda organização".

 

 

 

 

Pontos importantes

 

 

 

 

Sendo assim, os pontos mais importantes para um gerenciamento de riscos eficiente são: identificação; análise qualitativa e quantitativa; planejamento de respostas; monitoramento; políticas de segurança; governança; e treinamento. "As empresas precisam adaptar os seus processos internos e administrar de forma efetiva os riscos, para que não sejam punidas" frisou o especialista. 

 

 

 

 

O moderador Alexandre Sanches Garcia, que conduziu todo o debate,  e a interação com os participantes,  destacou o ponto de vista do profissional da Contabilidade Hércules Ferreira Alves, que  parafraseou o administrador Pedro Schubert, dizendo: "A Contabilidade é o sangue que circula no Sistema Integrado de Gestão, implantando e integrando controles em todos os órgãos da empresa e retornando com informações gerenciais".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSESSORIA

 

 

 

 

DE LEON COMUNICAÇÕES

 

 

 

 

Texto: Danielle ruas

 

 

 

 

Fotos: Bruna Lyra Raicoski

 

 

 

 

Edição: Lenilde De León