Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Nota de Falecimento - Ernesto Rubens Gelbcke

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Acadêmico Ernesto Rubens Gelbcke, ocorrido na noite do dia 2 de dezembro de 2022, por morte natural, aos 79 anos, completos no dia 1º de dezembro. O velório será das 15h00 às 18h00 de hoje, dia 3 de dezembro, no Espaço Abcel, em São Caetano do Sul-SP, e após, o corpo será encaminhado para o Crematório Campo das Oliveiras.

Ernesto Gelbcke deixa esposa, Sonia Dias, e três filhos, Mariana, Maurício e Fernando Gelbcke.

Seu falecimento foi motivo de grande comoção para os Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, que em coro manifestaram suas condolências à família com as seguintes palavras: “Perdemos um herói da profissão e um grande amigo e sócio por muitos anos”, Clóvis Madeira;” Triste partida de nosso querido amigo Gelbcke, companheiro, valente, legal e carinhoso”, Antoninho Trevisan; “Imensa perda para todos nós e para nossa comunidade,” Irineu De Mula; “O Ernesto é eterno. Fez carreira brilhante como auditor, professor e autor de livros best seller, sempre atencioso e querido de todos”, Charles Holland;” A nossa Academia está de luto pelo passamento de uma grande inteligência da Contabilidade, nosso inesquecível professor Ernesto Gelbcke, que deixou um imenso legado para a posteridade,” Domingos Orestes Chiomento, presidente.

Ernesto Rubens Gelbcke foi sócio fundador da Directa Auditores e da Directa Alliance que integram desde 2009 a rede internacional PKF; foi professor da FEA/USP até 2003 e posteriormente da Fipecafi. É atuante no desenvolvimento das normas contábeis e de auditoria via Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon, CFC e Comissão Consultiva da CVM e internacionalmente via IASC/IASB e IFAC; além de membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC, chegando a vice-coordenador técnico. É autor de pareceres e estudos técnicos sobre temas contábeis, de auditoria e de governança. Na Academia Paulista de Contabilidade-APC, ocupava a Cadeira de número 25, que tinha como Patrono o contador Aútros Pagano.