CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho , ocupante da Cadeira de Número 33 da Academia Paulista de Contabilidade -APC, assumiu a presidência do Conselho Federal de Contabilidade -CFC , órgão máximo da classe contábil brasileira, no dia 05 de janeiro de 2026, para o mandato de janeiro de 2026 a dezembro de 2027 . A eleição representa uma mudança importante na Contabilidade brasileira, ao consolidar uma trajetória marcada pela atuação institucional, técnica e acadêmica em prol do fortalecimento da profissão contábil no P aís.
Com 23 anos de experiência nas áreas de Contabilidade, Auditoria Governamental, Controladoria, Governança e Gestão Estratégica, Joaquim Bezerra atua como consultor empresarial e governamental, além de palestrante, escritor e professor universitário. Conselheiro Federal do CFC desde 2010, ocupou cargos estratégicos na entidade, como vice-presidente de Política Institucional, Operacional e de Governança e Gestão Estratégica, antes de chegar à presidência.
Além de ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Contabilidade- APC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho é imortal , e foi presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis-APICICON , e é acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-ABRACICON. Joaquim Bezerra tem confiança na contribuição ao pensamento contábil e à governança institucional. Sua atuação também inclui forte presença internacional, tendo representado o Brasil na Associação Interamericana de Contabilidade-AIC por uma década.
À frente do CFC no biênio 2026–2027, o novo presidente assume com o compromisso de fortalecer o papel do profissional da Contabilidade como agente de confiança econômica, ampliar o reconhecimento da profissão no mercado e consolidar o Sistema CFC/CRCs como referência em governança, ética e desenvolvimento institucional.