Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Joaquim de Alencar Bezerra Filho é o novo presidente do CFC

O contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho , ocupante da Cadeira de Número 33 da Academia Paulista de Contabilidade -APC, assumiu a presidência do Conselho Federal de Contabilidade -CFC , órgão máximo da classe contábil brasileira, no dia 05 de janeiro de 2026, para o mandato de janeiro de 2026 a dezembro de 2027 . A eleição representa uma mudança importante na Contabilidade brasileira, ao consolidar uma trajetória marcada pela atuação institucional, técnica e acadêmica em prol do fortalecimento da profissão contábil no P aís. 

Com 23 anos de experiência nas áreas de Contabilidade, Auditoria Governamental, Controladoria, Governança e Gestão Estratégica, Joaquim Bezerra atua como consultor empresarial e governamental, além de palestrante, escritor e professor universitário. Conselheiro Federal do CFC desde 2010, ocupou cargos estratégicos na entidade, como vice-presidente de Política Institucional, Operacional e de Governança e Gestão Estratégica, antes de chegar à presidência. 

Além de ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Contabilidade- APC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho é imortal , e foi presidente  da Academia Piauiense de Ciências Contábeis-APICICON , e é acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis-ABRACICON.  Joaquim Bezerra tem confiança na contribuição ao pensamento contábil e à governança institucional. Sua atuação também inclui forte presença internacional, tendo representado o Brasil na Associação Interamericana de Contabilidade-AIC por uma década. 

À frente do CFC no biênio 2026–2027, o novo presidente assume com o compromisso de fortalecer o papel do profissional da Contabilidade como agente de confiança econômica, ampliar o reconhecimento da profissão no mercado e consolidar o Sistema CFC/CRCs como referência em governança, ética e desenvolvimento institucional.