Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
9ª Semana Paulista da Contabilidade se encerra com pronunciamentos de Acadêmicos

O Acadêmico, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, José Donizete Valentina, juntamente com a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, encerraram os trabalhos da  9ª Semana Paulista da Contabilidade, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro, dando um tom de humanidade ao evento.

A 9ª Semana se desenvolveu tendo como lema os  “Desafios da Contabilidade na Nova Era” e, nos sete dias de atividades, cumpriu sua meta de transmitir informações e novidades para os profissionais, empresários e estudantes da classe contábil com qualidade, bem como analisar as perspectivas futuras da profissão.

Valorização humana foi a tônica do pronunciamento virtual da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que também é a primeira mulher a presidir a Associação Interamericana de Contabilidade- AIC e a deter a honrosa Medalha do Mérito Contábil João Lyra.

De acordo com Maria Clara, o desafio agora, tanto para a Contabilidade quanto para as empresas, é traçar estratégias praticamente no escuro, com pouquíssima previsibilidade do que acontecerá na economia do País nos próximos meses, por causa da pandemia da Covid-19. “Os cenários com os quais trabalhamos mudou, tornaram-se mais variados, e a velocidade com que estão sendo substituídos aumentou. Portanto, mais do nunca precisamos aprender a aprender”.

Reflexão

“Que esta terrível pandemia que certamente nos levou a muitas reflexões, nos deixe como legado positivo ser profissionais melhores, em todos os sentidos, com a ampla utilização das tecnologias, um ótimo relacionamento com os clientes, sem esquecer, jamais, de sermos cidadãos melhores,” conclamou Bugarim.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e Acadêmico, José Donizete Valentina, que abordaria, na sequência, o tema: “A profissão e os desafios tecnológicos e o papel das Entidades da Classe no pós-pandemia”, com a moderação do presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, perguntou à Maria Clara:” Com a retomada após a vacina, você acredita que surgirão pessoas mais conscientes, que valorizarão seu trabalho, sem esquecer a essência pessoal, a família, os amigos?

 “Acredito que depois de tanto sofrimento e coisas negativas, nós vamos reconhecer esse tempo como uma grande oportunidade de nos reinventar e nos tornarmos melhores como seres humanos”.

Semana Mundial da Contabilidade

José Donizete Valentina começou sua palestra brincando que o nome do evento “Semana Paulista da Contabilidade” deveria mudar para “Semana Mundial da Contabilidade”, devido ao alcance que teve no País e no exterior, com a transmissão pela TV Sindcont-SP no YouTube. “Sinto-me muito honrado em fechar as atividades da Semana, principalmente porque o Sindicato é o berço do CRCSP e, além disso, representa as “vozes ocultas” dos profissionais que querem ser ouvidos”.

O Acadêmico disse que neste momento o mais importante é compreender os efeitos da pandemia. “Não podemos nos esquecer de que a Contabilidade é uma ciência. Quando nos formamos, não estamos nos graduando em Sistema Público de Escrituração Digital - Sped ou nessa parafernália de tributos e obrigações acessórias, existentes no Brasil, e sim na ciência dos números”.

“Em termos de percepção da profissão, sabemos que neste momento a Contabilidade se tornou essencial. A pandemia acelerou a evolução que imaginávamos iria demorar cinco ou dez anos para acontecer. De um dia para o outro, tivemos mudanças bruscas em nossas vidas, tendo que nos adaptar ao atendimento a distância, ao home office e à Contabilidade digital,” comentou Valentina.

Segundo ele, o pós-pandemia será como um pós-guerra, e o modelo de trabalho híbrido deve ser a tendência do futuro. “Precisamos nos convencer que a tecnologia não é mais uma opção. Ela veio para ficar. Contudo, a Contabilidade, mais do que nunca, necessita de seres humanos capacitados. No final temos de considerar a qualidade humana.” Sentenciou Valentina.

Home office x Tecnologia

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, comentou que infelizmente muitos pequenos escritórios não estão preparados para enfrentar a pandemia, do ponto de vista tecnológico. “Funcionários dessas empresas precisaram ficar em casa, mas não estavam adequados a manter a atividade em esquema de home office. Então, o empresário contábil se via obrigado a ir ao escritório pegar as informações das máquinas desses funcionários e levar até suas residências, para dar continuidade ao trabalho”.

Segundo Geraldo Carlos Lima, isso aconteceu com 70% das empresas contábeis no Estado de São Paulo, em números apresentados durante a palestra do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima, na 9ª Semana Paulista da Contabilidade. “Este fato chamou a nossa atenção porque, apesar de tanta tecnologia disponível na nossa área, muitos colegas ainda não se adequaram devidamente,” comentou o líder.

Celebração dos 71 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP encerrou as atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade comemorando o 71º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, festejando juntamente os 16 anos do Centro de Estudos em São Bernardo do Campo; os três anos de São Caetano do Sul; os dois anos de Taboão da Serra e um ano do Centro de Estudos de Diadema, fazendo, concomitantemente a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini aos contadores Edna Magda Ferreira Góes e  Tamanini. Na ocasião também prestou homenagens aos colaboradores da Entidade, Cibelle Rodrigues e Sérgio Ricardo Martines, pela dedicação e esforços para dar continuidade à história de sucesso do Sindcont-SP.

Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP fechou o evento, comentando o quão desafiador foi realizar a 9ª Semana Paulista da Contabilidade, diante no novo normal que estamos vivendo. “Acompanhamos uma maratona de atividades, debates técnicos, troca de informações e conceitos que foram repassados para todos nós; aprendemos bastante com os convidados durante toda essa Semana. E o balanço é totalmente positivo, o que nos deixa muito contentes e felizes, porque de certa forma, conseguimos cumprir com o nosso propósito, que é o de agregar qualidade profissional ao contador”.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Danielle ruas

Fotos: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León