Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Academia debate cenário contábil na primeira reunião híbrida do ano

Os Acadêmicos da Academia Paulista e Contabilidade-APC se reuniram no dia 30 de janeiro, pela primeira vez em 2023, no formato híbrido – alguns presencial e outros online - para argumentar sobre os temas da atualidade que estão envolvendo as Ciências Contábeis, em especial o setor de Auditoria.

O presidente, Domingos Orestes Chiomento abriu os trabalhos anunciando o calendário de reuniões da APC para o ano de 2023, que ficou da seguinte maneira: a próxima reunião, mês de fevereiro será no dia 16; em março, dia 22; em abril, dia 26; em maio, dia 24; em junho, dia 21; em julho, dia 19; em agosto, dia 23; em setembro, dia 27; em outubro dia 25; em novembro, dia 22.

Chiomento lembrou a todos do aniversário da Academia, 12 anos, que será celebrado dia 11 de novembro, e já anunciou o almoço de confraternização dos Acadêmicos, agendado para o dia 13 de dezembro.

Durante os debates, vários Acadêmicos apresentaram seus trabalhos e estudos recentes, inclusive publicados na grande imprensa, como: Antoninho Marmo Trevisan, Eliseu Martins, Miguel Silva e Marcelo Gomes, com profundas reflexões e posicionamentos relativos aos acontecimentos recentes que estão envolvendo os profissionais da classe.

O Acadêmico Edgar Cornacchione fez uma rápida análise do cenário atual alertando que os fatos envolvendo a Contabilidade já estão trazendo reflexos para a economia; enquanto o Acadêmico Artemio Bertholini expôs um estudo sobre gestão e irregularidades contábeis e administrativas em grandes corporações.

Na pauta dos trabalhos estava incluída a análise de temas para um amplo evento que será realizado no dia 14 de fevereiro, sobre as questões recentes envolvendo a Contabilidade, que deverá ter a condução do Acadêmico Antoninho Marmo Trevisan, com a participação de outros notáveis.

Ainda a Academia Marta Pelucio anunciou que está preparando um grande evento sobre o tema na Anefac, onde ocupa a presidência, também para discutir o papel da Contabilidade nas grandes corporações; e o Acadêmico Alexandre Sanches Garcia, irá promover igualmente na Fecap, onde ocupa o cargo de pós-reitor dos Cursos de pós-graduação, um evento para debater o tema.

Devido à qualidade e o alto nível dos debates envolvendo os Acadêmicos, que se posicionaram firmemente em defesa da classe contábil, o presidente Domingos Orestes Chiomento afirmou que esta reunião representa um divisor de águas na Academia, pois dela sairá muitas ações e iniciativas que irão aprimorar e engrandecer as Ciências Contábeis.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LÉON COMUNICAÇÕES