Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Acadêmico Hatiro Shimomoto

Com muita tristeza informamos que o Acadêmico Hatiro Shimomoto nos deixou na noite do dia 21 de junho de 2021, sendo mais uma vítima desta terrível pandemia da Covid-19 que está  assolando o  Brasil e o mundo.

 

Grande amigo, dedicado Acadêmico e sábio homem que empenhou sua vida a fazer o bem e a  trazer melhorias para as comunidades onde atuou e a sociedade em geral, quer em suas atividades empresariais, acadêmicas ou políticas.

 

Dentre tantos feitos em prol de nossa agremiação, o Acadêmico Hatiro Shimomoto atualmente estava articulando uma importante parceria entre a Academia Paulista de Contabilidade-APC e a Universidade de Tóquio, no Japão, com vistas a trazer para as universidades de Ciências Contábeis  do Brasil  matérias sobre Contabilidade Pública.

 

Hatiro deixa esposa, e filhos, entre eles o amigo e líder sindical Márcio Shimomoto, que também muito tem contribuído para as causas contábeis.

 

O velório será hoje 22/6 das 13h as 16h, seguindo o protocolo de restrição de quantidade de pessoas, na Av. Goiás, 459 - Santo Antônio, São Caetano do Sul / SP.

 

Quem era Hatiro  Shimomoto:

O empresário contábil e advogado Hatiro Shimomoto era fundador e diretor presidente das organizações King  Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia, também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil. Presidiu ainda, na gestão 1975 – 1978, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon -SP. No campo político, Hatiro exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual em São Paulo.

Entre as homenagens recebidas, foi agraciado com as medalhas “Presidente Anníbal de Freitas”, outorgada pelo Sindicato das Empresasa de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP; “Joaquim Monteiro de Carvalho”, da ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Foi ainda agraciado com o título de Contabilista Emérito em 1994, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP e pela “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, do governo do Japão, em 2014, pela promoção do intercâmbio dos laços de amizade entre Brasil e Japão e na difusão da língua japonesa.