Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico fala sobre a comunicação na Contabilidade na celebração dos 101 anos do Sindcont-SP

Neste 20 de julho, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP comemorou seus 101 anos de existência, visto que a sua fundação data oficialmente de 19 de julho de 1919,  transmitindo conhecimento e informação aos profissionais da classe contábil, com a realização do primeiro Encontro de Eméritos da Contabilidade Paulista.

Sendo um dos agraciados com o Título de Contabilista Emérito, no ano de 1999, na gestão do contador Sergio Prado de Mello, o Acadêmico Irineu De Mula, foi um dos palestrantes da noite, abordando o tema Comunicação na Contabilidade, ao lado dos notáveis professores contadores, também laureados, Eliseu Martins e Nelson Carvalho.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, juntamente com um grande número de acadêmicos que compõem o quadro da Academia, estavam presente ao evento, que no seu todo teve acessos de pessoas de todo o País e também do exterior.

"O Sindcont-SP está há mais de um século enfrentando lutas, desafios e principalmente disseminando conhecimento. Parabéns a todos que contribuem para o desenvolvimento dessa Entidade que tanto engrandece a Classe Contábil", afirmou Chiomento ao parabenizar a Entidade contábil mais antiga do Estado de São Paulo e a segunda fundada do Brasil.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima abriu a atividade agradecendo a presença de todos e anunciando uma noite de muito conhecimento e informação, como é tradicional da Entidade em mais de 10 décadas.

Painelistas

Eliseu Martins

Eliseu Martins iniciou a exposição de conteúdos reforçando que a pandemia da Covid-19, que trouxe e está trazendo inúmeras perdas para as sociedades, teve um mérito de demonstrar para o mundo que a Contabilidade é realmente importante.

E dentre tantos temas importantes para a classe ele focou na figura do impairment, palavra em Inglês que trata da redução do valor recuperável de um ativo. E, segundo ele, o contador tem absoluta importância para no fornecimento dos números para registrar uma perda.

"Na Contabilidade há situações em que as palavras valem mais do que os números". E ele assegura que o impairment  tem de ser feito quando a informação tem qualidade.

Nelson Carvalho

Já o professor Nelson Carvalho, falou das contingências passivas – que são a condição ou situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. E, agora, com a pandemia da Covid-19 este trabalho está inteiramente a cargo da habilidade do profissional contábil.

Segundo ele, a saída de caixa, dada a covid-19, se depara com dois tipos de suspensão de atividade: a provisória, exemplos bares e restaurantes, que já estão voltando às atividades normais; e os permanentes, que são as empresas que estão fechando as portas. Neste caso é preciso considerar vários fatores de contingências prováveis onde a figura do contador é de exponencial importância. "Não podemos nos furtar de fazer parte da equipe administrativa da empresa, na busca de saídas para a crise. Pois a Contabilidade só tem valor se ele tiver utilidade", sentenciou o experiente professor.

Irineu De Mula

O Acadêmico Irineu De Mula deu ênfase à importância da comunicação na Contabilidade. "Esta é a comunicação do mundo dos negócios, portanto é fundamental que seja bem feita", disse o palestrante.

"O fluxo de caixa é o melhor instrumento de Contabilidade para prestarmos informações aos nossos contratantes, inclusive para explicar como devemos nos safar desta crise. Com isso o contador ganha maior relevância. O que para nós é uma chance impar de mostrar  o valor do nosso trabalho", disse Irineu.

Finalizando

O presidente Geraldo Carlos Lima retomou a palavra para agradecer pelas presenças e brilhantes palestras.

"A Casa do Saber Contábil estará sempre aqui pra lhe servir e atender da melhor forma possível. Vocês colaboradores e associados fazem parte dessa família", assegurou o presidente do Sindcont-SP, ao celebrar os 101 anos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Participaram da solenidade também: o presidente da junta Comercial do Estado de São Paulo - Jucesp, Walter Hiroshi; o presidente do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT, Fábio Cruz; o deputado estadual, Itamar Borges, que também presidente a Frente Parlamentar do Empreendedorismo; o vereador Eduardo Tuma, que é o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; a vereadora Edir Salles; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, José Donizete Valentina, que representou os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do estado de São Paulo; e o presidente da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, entre outros.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León