Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Em reunião, Acadêmicos apresentam novidades e novas ações para a classe

A Academia Paulista de Contabilidade-APC reuniu, nesta quarta-feira, dia 22 de março, o seu corpo de Acadêmicos, em ambiente virtual, para analisar as ações realizações no bimestre passado e também para apresentar novidades e novas ações a serem desenvolvidas, com vistas trazer benefícios para os profissionais da classe e para as Ciências Contábeis.

O presidente, Domingos Orestes Chiomento, abriu os trabalhos agradecendo a participação de todos os Acadêmicos em várias frentes de trabalho, quer nas entidades da classe, quer em representações juntos aos órgãos públicos, mencionando, inclusive, a sua visita ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no dia 21.03, onde, juntamente com as lideranças da classe contábil, trataram de assuntos de grande importância para São Paulo. “Ficamos muito felizes em constatar que os planos do governador estão bastante alinhados com os das lideranças contábeis”.

A Acadêmica, Marta Pelucio, que participou recentemente de um evento no Conselho Federal de Contabilidade-CFC sobre as normas para pequenas empresas e mini entidades, reforçou as palavras do presidente ao dizer: “A Academia está bombando, nós estamos participando de várias e importantes frentes”.

 

Livro Mulheres

Em continuação, a própria Marta, juntamente com a Acadêmica Angela Zechinelli Alonso, falaram sobre o lançamento do quarto livro técnico da Academia, desta vez, produzido exclusivamente por mulheres, Acadêmicas e convidadas especiais, do Brasil, Argentina e Portugal.

O livro, composto por 10 estudos técnicos ligados à Contabilidade a aos negócios, recebeu o nome de Imersões contábeis, econômicas e sociais na atualidade, por elas, e será lançado no mês de abril, em alusão ao dia do Profissional da Contabilidade.

 

Atualização da matriz curricular

José Donizete Valentina, vice-presidente da Academia e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, tomou a palavra para comunicar três tópicos importantes: o primeiro foi sobre o evento Conexão Contábil, realizado neste início de ano, cuja etapa em Mato Grosso do Sul teve a participação online de mais de 6 mil pessoas, e presencialmente 270 profissionais. Ao anunciar o evento em Capina Grande, na Paraíba, nos dias 6 e 7 de abril, disse que o Conexão Contábil já foi integrado à agenda oficial de eventos nacionais do CFC.

Outro tema apresentado foi a consulta pública para adequação da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis, que foi encerrada no último dia 3 de março. A iniciativa da Secretaria da Educação do Ministério da Educação e Cultura foi promovida pelas lideranças da classe contábil, encabeçada pelo CFC, que apresentaram a nova proposta de matriz curricular.

Segundo Donizete: “Só estão aguardando um posicionamento da Secretaria da Educação para ver se eles têm alguma alteração a fazer no texto ou se já vamos caminhar para a assinatura. Se isso acontecer será a realização de um sonho de mais de 30 anos”.

E por fim, Donizete falou sobre o projeto de reestruturação da Academia que está sendo desenvolvido com a contribuição do Acadêmico Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho. A iniciativa visa fazer ajustes no Estatuto da Entidade a fim de elaborar uma nova roupagem que engloba aspectos financeiros de gestão e governança.

“Estamos vivendo uma nova era na Academia e na Contabilidade, em que tudo está sendo feito de maneira diferente”, enfatizou Domingos Chiomento.

 

Participações dos Acadêmicos

Valmir Leôncio da Silva destacou os trabalhos que vem realizando na Contabilidade pública, inclusive no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, com palestras voltadas para a área pública, como: nova lei de licitação e contratos, que entrará em vigor em abri; gestão de contratos na administração pública e outras.  Esta semana, segundo ele, haverá a 26ª Secopen- semana contábil e fiscal para Estados e Municípios - com 350 participantes do Brasil inteiro. “Uma semana falando sobre as normas voltadas para a Contabilidade pública”, disse.

O Acadêmico Charles Holland comentou sobre os ativos intelectuais e sua evolução. “Minha ênfase é alta porque estou vendo que o trabalho de prestação de contas dos ativos tangíveis está sendo praticamente feito de maneira automatizada. Com os ativos intangíveis devemos abrir novas frentes de trabalho e oportunidades para os profissionais da Contabilidade”.

O Acadêmico Carlos José de Lima Castro sugeriu que a Academia analise a possibilidade de desenvolver um trabalho de preparação de jovens carentes para o mercado de trabalho, em especial para as empresas contábeis, onde existe uma grande demanda de mão de obra não tão qualificada.

O tema foi bastante debatido pelo grupo, com opiniões diversas, e ficaram de analisar melhor a viabilidade dessa proposição.

O presidente Chiomento agradeceu a participação de todos. “Cada um dos Acadêmicos que se propõe a fazer alguma coisa o faz com muito entusiasmo e dedicação. É isso que está nos fortalecendo a cada dia.”

Ele encerrou a reunião anunciando a data do próximo encontro que será no dia 26 de abril.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Lenilde Plá De León