Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico da APC, Flávio Riberi, fala sobre sustentabilidade empresarial na Rede Vida

A responsabilidade dos negócios em adotar práticas que visam a preservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento social e a gestão eficiente dos recursos naturais tem um nome. O nome é sustentabilidade empresarial. 

O tema, relacionado à busca por um equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais nos negócios, foi abordado pelo Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Flávio Riberi. Que concedeu uma entrevista para o programa Rede Vida Informação, da Rede Vida. 

Na oportunidade, Riberi, professor e contador, explicou que as empresas que pensam em sustentabilidade automaticamente estão promovendo a longevidade e a competitividade no mercado. 

Além disso, a adoção de estratégias sustentáveis pode gerar benefícios como a redução de custos operacionais, o fortalecimento da imagem da empresa perante os consumidores e a melhoria do relacionamento com os stakeholders. "Falar em sustentabilidade é ideal para empresas e para o governo, vez que a prática permeia esses dois mundos. Sustentabilidade corporativa é o esforço que as empresas vão ter para mostrar o seu papel de uma maneira ampla e seu impacto perante a sociedade". 

No tocante ao Ambiental, Social e Governança (ASG), a empresa olha para esses três pilares, respondendo, portanto, e contribuindo significativamente para a construção de um futuro mais justo, ético e ambientalmente responsável. 

O modelo híbrido de trabalho, largamente adotado pelas empresas contábeis, que optam que seus colaboradores fiquem presencialmente duas ou três vezes na semana, também foi outro tema abordado. 

Na ocasião, ele explicou que o modelo híbrido não é mais um estilo alternativo de trabalho. Pelo contrário: é algo que veio para ficar, e todos ainda estão em processo de adaptação. E como qualquer modelo de trabalho, existem vantagens e desvantagens. Quem tem a possibilidade de ter um escritório em casa pode se dar ao luxo de fechar aquele ambiente e se dedicar à família e aos momentos de lazer do fim de semana. Mas, e quem não tem? Ademais, muitas vezes o trabalho invade nossos espaços domésticos por conta da velocidade que as coisas acontecem no ambiente contábil e empresarial. E, como essas coisas não podem ser deixadas para depois, nos vemos presos mais tempo no trabalho". 

Tal realidade levou o espectador a refletir sobre a importância de estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional, mesmo quando se trabalha remotamente.

 A criação de uma rotina bem definida, a separação física do ambiente de trabalho e o estabelecimento de períodos de descanso são essenciais para preservar o equilíbrio e evitar o excesso de trabalho, que podem causar problemas de saúde como estresse, ansiedade, depressão e esgotamento físico e mental. 

Além disso, a comunicação eficaz com colegas e gestores é fundamental para garantir que as expectativas estejam alinhadas e que o trabalho remoto seja produtivo e saudável para todos os envolvidos. "Lembre-se de que o modelo híbrido veio para ficar, e cabe a cada um de nós encontrar maneiras de torná-lo benéfico e sustentável a longo prazo". 

A entrevista do Acadêmico da APC Flávio Riberi foi dada ao jornalista Paulo Júnior. 

Assista a reportagem completa no link: O que é uma empresa sustentável? – Reportagem que não para na TV – 07/03/24 (youtube.com)

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde De León 

De León Comunicações