Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Congraçamento e ativos intelectuais são temas predominantes na reunião da Academia

 Academia Paulista de Contabilidade-APC reuniu mais uma vez seus acadêmicos, de forma virtual, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, para tratar das representações feitas nos últimos 20 dias e das ações futuras a serem implementadas pela Agremiação.

O presidente Domingos Orestes Chiomento iniciou os trabalhos pedindo um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao empresário contábil e líder sindical, Antonio Marangon, ex-presidente da Jucesp e do Sescon-SP e Aescon-SP, que faleceu no dia 12 de junho e ao empresário contábil, deputado federal por sete mandatos e vereador por São Paulo, neste legislatura, Arnaldo Faria de Sá, cujo passamento se deu no dia 16 de junho.

Os Acadêmicos concordaram que ambos contribuíram de maneira exemplar com os profissionais e a Contabilidade, lutando por suas causas e por justiça tributária para a classe empresarial e a sociedade.

O presidente Domingos mencionou também o evento realizado nesta manhã, 22 de junho, em parceria com o CRCSP e a Fipecafi,  sobre as competências profissionais, que abordou o tema: “Os desafios dos líderes nessa jornada com transparência e ética”, com a coordenação do professor Flávio Riberi e a participação do Acadêmico Eduardo Augusto Rocha Pocetti  e a especialista em Recursos Humanos, Claúdia Meirelles, o qual contou com mais de 531 participantes simultâneos  e deverá atingir no ápice 1500 a 2000 visualizações.

Atividades Acadêmicas

Entre todas as atividades realizadas pelos acadêmicos nos últimos 20 dias, visto que a última reunião aconteceu no dia 02 de julho, o presidente Domingos destacou o encontro com a comitiva do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, liderada pelo presidente da Entidade, Aécio Prado Dantas Júnior, no dia 21 de junho, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, onde trataram de vários temas pertinentes à Contabilidade.

Segundo os acadêmicos e as lideranças contábeis presentes ao encontro, inclusive o Acadêmico e presidente do Conselho Regional de Contabilidade-CRCSP, José Aparecido Maion,  o que mais chamou a atenção da comitiva federal foi a união das Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo, que “deverá servir de exemplo e inclusive ser adotada em todo o País”, conforme argumentou o presidente Aécio Dantas.

O Acadêmico e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do  CFC, José Donizete Valentina, agradeceu pelos cumprimentos e palavras elogiosas que recebeu por ocasião do  descerramento de sua foto na Galeria de Presidentes do CRCSP, Entidade que presidiu no período de 2020 a 2021; e pelo recebimento do título “ Personalidade do Ano de 2021” outorgado pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp,  no dia 11 de junho, na cidade de Sorocaba-SP. 

Donizete fez questão de mencionar que o presidente do Conselho Federal de Contabilidade,  Aécio Dantas,  voltou para Brasília muito satisfeito com os encontros realizados com as lideranças paulistas, e que as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo passam o sentimento  de que estão muito alinhadas.  “Houve muita sinceridade nos diálogos com os presidentes das Congraçadas, confessou Aécio”, contou o Acadêmico, reforçando que a “Academia Paulista de Contabilidade vive esse bom momento, o qual deverá aproveitar e se orgulhar do trabalho que está sendo feito por todos os imortais”.

Sobre o Congraçamento das Entidades

O Acadêmico Sergio Prado de Mello fez um breve histórico de como foi constituído o  Congraçamento das Entidades em  São Paulo – “que  na época foi uma surpresa para todos os Estados, mas que agora serve de exemplo”.

Segundo Prado  de Mello, o fato se deu em 1973, durante o  Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado na cidade de Salvador-BA, cuja semente está frutificando e hoje ainda é um sucesso. “Todo o Brasil está admirando o que acontece em são Paulo” comentou o Acadêmico.

Na ocasião, o Acadêmico Valmir Leôncio da Silva comunicou que está representando a Academia e a  Contabilidade de  São Paulo, como membro efetivo, do Comitê Permanente de Contabilidade do Conselho Federal que, a exemplo do CPC,   está voltado para a administração pública.

Ativos intelectuais

 

Também o Acadêmico Charles Rolland falou sobre Contabilidade e Accounting, destacando que contabilização dos ativos intelectuais são hoje uma necessidade  no mundo corporativo. Segundo ele: “O mundo mudou e a Contabilidade não está acompanhando essa mudança, mas que é fundamental fazer a contabilização de ativos intangíveis, sob pena de se perder vários postos de trabalho no futuro”.

O tema foi bastante discutido pelo grupo de Acadêmicos, com sugestões apresentadas por Irineu De Mula, José Serafim Abrantes, Eduardo Augusto Rocha Pocetti e Edgard Cornachione, os quais concordaram que o tema é de suma importância globalmente e, em razão disso,  que a Academia irá formar um grupo de estudos para aprofundar a questão, e montar um projeto, que deverá ser encaminhado ao International Accounting Standards Board-IASB, exigindo a incorporação dos artigos intelectuais nos relatórios contábeis das empresas.

 

Próximo evento

O presidente Domingos Orestes Chiomento encerrou a reunião convidando a todos para participaram do próximo evento da Academia, realizado em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP,  na segunda-feira, dia 27, onde ele, acompanhado dos Acadêmicos Jorge Roberto Manoel, Angela Zechinelli Alonso, e do especialista Edison Fernandes irão discutir o tema: “ Tributação de Criptoativos e da Economia Digital".

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Lenilde Plá de León