Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Academia de São Paulo acerta foco para o Encontro das Academias Estaduais de Contabilidade

No dia 17 de novembro, Academia Paulista de Contabilidade-APC realizou sua tradicional reunião mensal para analisar as realizações do mês findo e  aprovar as futuras ações da Entidade. Um dos eventos em destaque foi o Encontro das Academias Estaduais de Contabilidade, que será promovido em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis-Abracicon e com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, no dia 3 de dezembro, das 10h às 12h, com transmissão ao vivo (sala fechada Zoom).

 

O Encontro reunirá os presidentes de todas as Academias do País, sendo que cinco  delas terão a oportunidade de apresentar as atividades realizadas durante este ano ao grupo. São elas: a Academia Paulista de Contabilidade, a Academia Baiana de Ciências Contábeis, a Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis e a Academia Tocantinense de Ciências Contábeis.

 

Na ocasião, serão abordados temas relevantes, como as melhores práticas para contribuir com a melhoria da profissão, além de apresentar informações sobre os “10 anos do Exame de Suficiência em Contabilidade: Lições Aprendidas e Muitas Tarefas Ainda por Fazer” e o lançamento das próximas ações do CRCSP e APC.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, enfatizou que esse Encontro é uma oportunidade impar para integrar os Acadêmicos todo o Brasil, bem como para  divulgar as ações realizadas em 2021 e as projeções para 2022.

Projeto para alavancar as atividades da APC

 

Flávio Riberi, que é professor, coordenador de curso de pós-graduação, consultor, vice-presidente adjunto de Contabilidade na Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade -Anefac e membro suplente do Conselho Fiscal das Emissoras Pioneiras de Televisão – EPTV apresentou para os membros da Academia Paulista de Contabilidade um projeto que visa alavancar as atividades da Entidade, oferecendo a experiência dos Acadêmicos para contribuir com a formação de jovens e provocar uma reflexão sobre a carreira de profissionais experientes.

 

Riberi sugeriu promover o desenvolvimento de soft skills, competências necessárias a estudantes e profissionais da Contabilidade, com a contribuição da experiência dos Acadêmicos da APC, além de estabelecer o ele entre o technical skills com as softs skills necessárias ao êxito profissional.

 

“Dessa forma conseguimos estimular o interesse do profissional para além de conteúdos técnicos, promovendo um alcance transversal a profissionais de diferentes áreas de especialização (Perícia, Tributos, Auditoria, Escritórios Contábeis, Controladoria Empresarial, etc)”.

 

Todas as ideias propostas foram bem aceitas pelo grupo que se colocou à disposição da Academia para efetivar na prática esse projeto em 2022.

 

Ao término da reunião, vários Acadêmicos, como José Aref Esteves, Luiz Antonio Balaminut e Sergio Prado de Melo, relembraram importantes interferências da Contabilidade junto à Presidência da República, o que culminou com a inclusão da classe contábil no Simples Nacional e a doação do trabalho dos profissionais contábeis para a constituição das MEIs.

 

Como de costume, Domingos Orestes Chiomento agradeceu a presença e o apoio de todos os Acadêmicos em elevar cada vez mais o nome da Academia Paulista de Contabilidade e marcar história na Classe Contábil.