Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Diretoria da APC participa da solenidade “Troféu Transparência 2022” da ANEFAC

No dia 25 de outubro de 2022, aconteceu a solenidade “Troféu Transparência 2022” realizado pela Associação Nacional de Executivos-ANEFAC, onde 30 empresas foram premiadas. Em sua 26ª edição, o Prêmio, que ficou conhecido como o “Oscar da Contabilidade”, abordou o tema “O futuro é a transparência”. Durante o evento, três empresas foram escolhidas como destaques, uma em cada categoria. Na ocasião, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chimento e o vice-presidente da APC, José Donizete Valentina, estiveram prestigiando a cerimônia e a Entidade que é presidida pela Acadêmica Marta Pelucio Grecco.

Entre as empresas ganhadoras de 2022 estão: AES Brasil Energia, Cesp, Cogna Educação, Fleury, Irani, Marcopolo, Qualicorp, Rio Paraná Energia, SLC Agrícola, Totvs, B3, Comgás, CSN Mineração, EDP Energias do Brasil, Engie Brasil Energia, Riachuelo, Klabin, Lojas Renner, Sabesp, Sanepar, Eletrobras, Eletropaulo, Embraer, Magalu, Neoenergia, Petrobras, Raia Drogasil, Suzano, Vale e Vibra Energia.

O Prêmio ANEFAC -Troféu Transparência - foi criado em 1997, idealizado por Álvaro Ricardino, que àquela época cursava o mestrado em Contabilidade e Controladoria na FEA/USP e era diretor de comunicação da ANEFAC, com o objetivo de reconhecer e homenagear as empresas que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis, publicadas ao mercado por meio de suas demonstrações financeiras. Desde o nascimento do Prêmio, a ANEFAC promove constantes e importantes atualizações no seu desenvolvimento, aperfeiçoando os critérios de avaliação, a comissão julgadora e a divisão das categorias, mas sem alterar a sua essência.

Sendo a única premiação da categoria no Brasil, as ganhadoras são contempladas após análise das demonstrações financeiras publicadas. Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão: Relatório da Administração, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Relatório dos auditores independentes. Ainda a clareza e inclusão de informações adicionais, as ações de integração com a comunidade, a preocupação com o meio ambiente e ações de sustentabilidade, relacionamento com os seus stakeholders, gerenciamento da sua governança corporativa, políticas e comitês entre outros. 

Para quem não conseguiu assistir, o evento está disponível no canal do Youtube da ANEFAC: youtube.com/anefacbrasil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Bruna Raicoski

EDIÇÃO: Lenilde Plá De León