Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Alexandre Sanches Garcia diz que o Sindcont-SP e Fecap estão ligados historicamente

O Acadêmico, professor e doutor Alexandre Sanches Garcia, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado-Fecap e acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, teve sua história profissional e de vida retratada na Revista Mensário do Contabilista, na edição de setembro de 2023, como um dos associados do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, primeiramente na categoria de estudante e, depois, como profissional, quando começou sua carreira na mais antiga faculdade de Contabilidade do Estado.

“Em 1986, eu cursava o primeiro ano do curso de técnico em Contabilidade, em uma escola municipal de Santana e coincidentemente trabalhava no mesmo prédio do Sindcont-SP, na Praça Ramos de Azevedo. Foi aí que comecei a me deparar com oportunidades de ampliar meus conhecimentos técnicos e práticos. Por lá,  palestras e cursos eram rotina. E eu também utilizava muito a biblioteca da Entidade, porque tinha as assinaturas dos principais jornais e revistas técnicas do País. Ademais, tinha também o privilégio do almoço na sede do Sindicato”, lembra Alexandre.

Posteriormente, devido a oportunidades de trabalho distantes do Sindcont-SP, Alexandre se afastou da Entidade, mas nunca “perdeu a vontade de voltar”.

Assim, logo que ingressou na Fecap para lecionar, o professor Alexandre também voltou a participar das atividades e reuniões da Casa do Saber Contábil.

Dono de uma trajetória profissional invejável, Alexandre Garcia acumula em seu currículo passagem pela Klabin - Indústria de Papel e Celulose, onde fazia a  Contabilidade;  e depois na PwC, no setor de Auditoria;  sem contar  vasta experiência em multinacionais, todas americanas, como a Philip Morris (fabricante dos cigarros como o  Marlboro), General Motors (montadora de veículos) e Laboratórios Wyte-Whitehall (produtor de medicamentos como o Advil).

“Sem dúvida a Contabilidade me abriu portas... Quando estava na Contabilidade do Wyte-Whitehall, tive a chance de trabalhar e residir fora do Brasil temporariamente. Ou seja, a profissão contábil possibilita grandes saltos na carreira e na vida”, reforça Alexandre.

Seu Doutorado - na área de Administração de Empresas – também lhe abriu muitas perspectivas de atuação profissional e acadêmica: “Ou seja, embora o destino possa ter me ajudado durante minha trajetória profissional e acadêmica, acredito que eu sempre me preparei para ocupar as oportunidades que apareceram em minha jornada. Logo, a palavra chave para se destacar na área é estudar e estar preparado para as oportunidades que surgem, e o Sindcont-SP me ajudou – e muito – neste aspecto”, confessa o mestre.

Ao ser questionado sobre a parceria do Sindcont-SP com a Fecap, o professor Alexandre Garcia define que há “um cordão umbilical entre as duas instituições. Os fundadores do Sindicato foram professores da Fecap, que já existia desde 1902, como Francisco D´Áuria e outros de sua época, assim como muitos dos presidentes posteriores do Sindcont-SP foram alunos ou professores da Fecap, como Luiz Fernando Mussolini entre tantos outros. Atuar nessas duas instituições nos dá um prazer e alegria imensos”.

Leia essa matéria e outras de interesse dos profissionais e empresários contábeis na Revista Mensário do Contabilista, no link: https://bit.ly/3ErwjRZ

Texto: Danielle Ruas.

Edição: Lenilde De León.