Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Monteiro de Carvalho recebe título no Sindcont-SP

No encerramento das atividades da 14ª Semana Paulista da Contabilidade-SPC, que aconteceu no período de 18 a 24 de setembro de 2025, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, comemorou os 76 anos de fundação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis de São Paulo e de cidades vizinhas, em sua sede.

Como já é tradicional nessa ocasião, o Sindcont-SP fez, este ano, a outorga da “Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini”, ao contabilista Fernando Correia da Silva; e do Título Associado Emérito “Hatiro Shimomoto”, a alguns associados, entre eles o Acadêmicos Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, que a recebeu das mãos do presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon

 

Entre as várias lideranças e autoridades presentes à cerimônia, estavam os acadêmicos, Gildo Freire de Araújo, Domingos Orestes Chiomento e Marcio Massao Shimomoto, os quais se pronunciaram com palavras elogiosas ao homenageado, ao Centro de Estudos e ao Sindicato.

Em seu pronunciamento, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, agradeceu a homenagem, cumprimentando a todos, e dizendo de sua emoção em recebo o título. “Tive o privilégio de conhecer Hatiro Shimomoto ainda muito jovem, pois ele era amigo de meu pai (Joaquim Monteiro de Carvalho) e contribuiu significativamente para o engrandecimento da classe contábil. Foi deputado estadual por seis legislaturas, além de ser um grande empresário contábil, de quem fui eleitor por muito tempo. Também foi Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade, e tive o privilégio de conviver com ele em seus últimos anos. Ele foi um líder na minha vida pessoal, pois tinha grandes qualidades, uma posição ética e moral que dignificava as pessoas. Agora, tenho o privilégio de conviver com Marcio Shimomoto, seu filho, usufruindo de sua competência”.

Monteiro agradeceu ao presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, pela outorga do título. “Entrei no Sindcont-SP com 18 anos, portanto estou contribuindo há 61 anos. O Convívio com os colegas nas entidades profissionais traz um engrandecimento pessoal, pela motivação que esses líderes normalmente nos possibilitam, pois são exemplos de vida, pelas suas formas de resolver os problemas com precisão e ética. Estou muito emocionado. Obrigado.”