Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Atuante aos 85 anos o Acadêmico Hatiro Shimomoto encabeça projeto na APC

O membro da Academia Paulista de Contabilidade - APC, Hatiro Shimomoto, nascido em 1935, completou 85 anos em 18 de dezembro, destacando-se por sua contundente atuação, presença e participação nas causas da Contabilidade. Na sua melhor idade, Hatiro encabeçou na Academia em 2020, um projeto que pleiteia junto à Universidade de Tóquio, do Japão, modelos de ensino para implantar nos cursos de Ciências Contábeis das universidades brasileira. Neste ano, o Acadêmico ainda concorreu à 62º edição do Prêmio Jabuti de 2020, que é uma das premiações literárias mais importantes do País, com o livro "Pílulas do Sucesso".

De acordo com Hatiro Shimomoto, a matéria Contabilidade Pública é uma atividade fundamental para os profissionais da Contabilidade, com reflexos diretos nas ações econômicas de pessoas físicas e jurídicas, porém no Brasil essa disciplina ainda é pouco ensinada e debatida nas universidades. "Nós,  enquanto Acadêmicos, devemos lutar para implantar essa disciplina nos cursos de Ciências Contábeis, assim estaremos dando a nossa contribuição para a formação dos profissionais de agora e do futuro", sentenciou o Acadêmico.

Perfil:

Hatiro Shimomoto formou-se bacharel em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre. Depois fez pós-graduação em Direito Tributário no Centro de Estudos de Extensão Universitárias e também em Direito Comparado na Sorbonne, Paris e França.

Shimomoto é empresário contábil e advogado, além de diretor presidente das organizações King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia; também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon –SP, na gestão 1975 – 1978. No campo político, Hatiro exerceu seis mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Entre as homenagens recebidas, Shimomoto foi agraciado com as medalhas "Presidente Anníbal de Freitas", outorgada pelo Sescon-SP; "Joaquim Monteiro de Carvalho", da ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Foi ainda agraciado com a "Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço", do governo do Japão, em 2014, pela promoção do intercâmbio dos laços de amizade entre Brasil e Japão e na difusão da língua japonesa. Na Academia Paulista de Contabilidade - APC ocupa a Cadeira de nº 48 que tem como Patrono José Geraldo de Lima.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León