Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Presidente da APC representa Congraçadas em homenagem ao Dia do Contabilista na Alesp

Em alusão ao Dia do Contabilista, que é comemorado, nacionalmente, em 25 de abril de cada ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, prestou sua tradicional homenagem à classe contábil, no dia 22 de novembro, entregando placas comemorativas aos presidentes da Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e às Entidades Federais: Federação das Empresas de Serviços Contábeis- Fenacon e Conselho Federal de Contabilidade-CFC.

 

Na ocasião, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento, falou em nome de todos os homenageados,  destacando que  “nesta época de pandemia, a classe contábil se avolumou, tornou-se o verdadeiro bastião do conhecimento, ao interpretar e aplicar a legislação empresarial, cujas mudanças aconteciam de maneira vertiginosa, podendo vir a colocar em risco os estabelecimentos que não tivessem de acordo com as novas normas empresariais”.

 

A homenagem foi uma propositura do  deputado estadual  e professor Walter Vicioni, que, ao substituiu o deputado Itamar Borges na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, desde que o parlamentar assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, fez questão de manter a tradição de celebrar o Dia do Contabilista na Casa Parlamentar. Apesar de a data festiva ser oficializada em 25 de abril, neste ano, por causa da pandemia, as homenagens aconteceram no dia 22 de novembro.

 

Também estavam presentes à mesa solene, a vereadora Edir Sales, o vereador Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fencon, Sérgio Approbato Machado Júnior e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo-Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior.

 

O professor Walter Vicioni cumprimentou a todos os profissionais presentes à solenidade, fazendo uma  analogia da Contabilidade com  a Matemática. “As equações carregam uma beleza própria e austera, tendo o dom de sintetizar verdades e todo o mundo de informações aparentemente ocultas, é exatamente como um poema, só que escrito no idioma singular da matemática. É assim que vejo o conjunto de operações relacionadas à Contabilidade, é indecifrável para leigos, mas cheio de significados para quem dele é íntimo”.

 

Na ocasião, o vice-presidente da APC e  presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, José Donizete Valentina, representou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC Zulmir Breda, e relembrou que em 20 dias, no início do ano de 2020, assim que foi decretada a pandemia, os profissionais da Contabilidade de todo o Brasil tiveram que colocar em prática 26 medidas provisórias, tendo que interpretá-las corretamente, e explicar aos seus clientes como cada uma influía no seu negócio, somando mais esse pesado trabalho às outras tarefas rotineiras.

 

Reynaldo Pereira Lima Júnior por sua vez afirmou que só a Contabilidade vai tirar o País da crise, ressaltando o crescimento do número de mulheres na Classe Contábil. “Vamos ampliar nossa voz junto às autoridades, contribuindo para a manutenção da economia”.

 

Já Sérgio Approbato Machado Júnior comentou que é uma imensa alegria ver as atuações em conjunto da classe, como por exemplo, a sociedade entre Fenacon, Sescon-SP e o CRCSP que depois de 30 anos estão promovendo juntos os dois maiores eventos da classe contábil do País, a 27ª Convecon e a 19ª Conescap.

 

O agora secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, que há 10 anos criou a  Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Alesp, afirmou que este  foi um momento de  grande integração e diálogo entre o executivo, legislativo e a classe contábil.

 

Segundo ele: “Nós é que precisamos de vocês. Pois a população não pode viver sem os contadores. E esses encontros servem para trocar sugestões e propostas de melhorias para as empresas e a sociedade.  Assim, prestar uma homenagem a vocês, é o mínimo que eu e esta Casa podemos fazer. Pois, se hoje ocupo o cargo de secretário do Agricultura  e os mandados que exerci,  devo muito a vocês”, assegurou Borges.

 

Homenagem a Hatiro Chimomoto

 

O Acadêmico, Hatiro Shimomoto faleceu no dia 21 de junho de 2021, sendo mais uma vítima desta terrível pandemia da Covid-19. No campo político, o homenageado da noite exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual em São Paulo.

 

O empresário contábil e advogado Hatiro Shimomoto era fundador e diretor presidente das organizações King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia, também presidiu o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil. Presidiu ainda, na gestão 1975-1978, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo-Sescon -SP.

 

No ato, seu filho, Márcio Shimomoto, que é vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo-ACSP, recebeu a homenagem póstuma de seu pai, muito emocionado ele agradeceu a todos.

 

Márcio relembrou a história de vida do pai que tinha 12 irmãos, e teve que começar a trabalhar cedo, por isso apenas aos 12 anos começou a estudar. O filho de  Hatiro Shimomoto contou que ele tinha muita gratidão, sempre dizia que este era o melhor País do mundo para se viver, mas que o grande problema do Brasil era o pensamento individual. Por isso escolheu exercer a Contabilidade, porque ao  auxiliar as empresas, ele estava gerando empregos e diminuindo a pobreza. Segundo Hatiro: “Difundindo o amor à Pátria a gente desenvolve o pensamento e o sentimento coletivo”.