Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Gildo Freire recebe título Contabilista Emérito do Sindcont-SP

Instituído pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP em 1969, para agraciar Contabilistas que, por seu trabalho e dedicação, prestaram ou ainda prestam reais e inestimáveis serviços ao Sindicato e à Classe Contábil, o Título “Contabilista Emérito” 2023 foi concedido ao Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Gildo Freire de Araújo, que prestou grandes serviços à classe e atualmente é presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC.

A outorga do título se deu por ocasião das comemorações dos 104 anos de fundação do Sindcont-SP, comemorado nesta quarta-feira, dia 19 de julho de 2023, na sede da Entidade, na presença de lideranças contábeis, representantes dos órgãos públicos e de muitos Acadêmicos que foram prestigiar o confrade.

Gildo Freire de Araújo recebeu o Título Contabilista Emérito, bem como o distintivo em ouro, das mãos do presidente Claudinei Tonon, do Sindcont-SP, e teve sua foto descerrada na presença do presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento.

Chiomento também foi convidado para fazer a apresentação e justificativa de mérito do homenageado, o que o fez com muito bom humor e descontração ao falar do amigo e confrade, tanto sobre sua carreira profissional, destacando a sua atuação, como de sua parte humana, suas lutas e conquistas.

“Ao receber esse honroso convite lembrei-me de uma frase de Mahatma Gandhi, a qual definiu muito bem o Gildo: ‘A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.’ Sabemos que assim é o nosso companheiro: forte, estimulador, lutador incansável pelos seus propósitos e ideais. E com essas características ele consegue e conseguiu tudo o que deseja e desejou na vida, e galgou todas as posições sonhadas”, disse Chiomento.

Bastante emocionado, Gildo que estava acompanhado de sua esposa, Margarete e de uma de suas filhas, subiu à tribuna para agradecer o título e comentar sobre a oportunidade que teve de conhecer profissionais gabaritados que o acompanham até hoje. “Essa homenagem dignifica uma conquista profissional e uma satisfação pelo trabalho voluntário realizado. Nessa jornada recebi e continuo recebendo deferência de cada um de vocês que me dedicam sua atenção, compartilham conhecimentos e bagagens, me estimulando a continuar desempenhando as atividades galgadas com toda a atenção necessária”.

O presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, disse que a Contabilidade é tão digna e reconhecida, porque é composta por profissionais igualmente dignos, os quais o Sindcont-SP faz questão de homenagear, em razão de seus talentos, competências e dedicação à profissão.

“E, nesta noite, imortalizamos a memória e os feitos do contador Gildo Freire de Araújo, com a outorga do “Titulo Contabilista Emérito”. Parabéns Gildo, esse título vem fazer jus ao seu companheirismo e aos seus esforços e dedicação à classe contábil, e irá enriquecer ainda mais a nossa Galeria de Imortais”.

 

Sobre as comemorações dos 104 anos do Sindcont-SP

Compuseram a mesa solene e se pronunciaram sobre a data: Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC e homenageado da noite; o Acadêmico da APC, José Heleno Mariano, que também é vice-presidente de Administração da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, que esteve representando a presidente Telma Tiberio Gouveia; o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL, Divanzir Chiminacio; Marcia Cecilia Meng, Superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil; Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP na Gestão 2017- 2019, representando os presidentes de gestões anteriores; Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis-Aescon-SP, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; o Acadêmico da APC, Márcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, representando também o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordini; e Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC.

O presidente Tonon definiu a Entidade com as seguintes palavras: “O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP traz em seu DNA a marca da educação profissional continuada, e adentra no seu primeiro século de existência mantendo as tradições dos pioneiros, porém ainda mais forte, pujante e ativo em busca dos interesses dos profissionais da classe e na prestação de serviços aos associados. O que nos permite afirmar que, hoje, somos reconhecidos por profissionais de outros segmentos, que nos procuram para consultoria de conhecimentos nas áreas contábil, tributária e regulatória”.

 

Acadêmicos presentes

Além do homenageado e dos já citados prestigiaram o evento os seguintes Acadêmicos: João Miguel Silva, Alexandre Sanches Garcia, Sergio Prado de Mello, José Eduardo Rocha Pocetti, João Aleixo, Elaine Maia, Valmir Leôncio da Silva, Claudio Avelino Mac-Knight Filipi,  José Vanderlei Masson, Flavio Riberi e outros.

 

Acadêmicos já laureados com o Título Contabilista Emérito

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP concede o Título de “Contabilista Emérito”, todos os anos, por ocasião dos festejos do seu aniversário, dia 19 de julho. Dentre os laureados muitos são Acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, em reconhecimento à sua inestimável contribuição às causas contábeis. Entre os homenageados estão: Gildo Freire de Araújo, 2023; Bruno Edgard Cornacchione Júnior, 2022; Angela Zechinelli Alonso, 2021; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, 2020; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, 2019; Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, 2018; Domingos Orestes Chiomento, 2017; Raul Antonio Corrêa da Silva, 2015; Silvio Lopes Carvalho, 2013; Ana Maria Elorrieta, 2012;  Sergio Prado de Mello, 2010; João Miguel Silva, 2006; José Joaquim Boarin, (in memorian), 2003; José Serafim Abrantes, 2001; Irineu De Mula, 1999; Walter Arnaldo Andreoli, 1996; Antoninho Marmo Trevisan, 1995; Hatiro Shimomoto (in memorian), 1984; Eliseu Martins, 1987; e Luiz Bertasi Filho (in memorian), 1984.

 

Assessoria de Imprensa

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

Texto: Lenilde de León