Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
Acadêmico Cornacchione recebe título “Contabilista Emérito” nos festejos dos 103 anos do Sindcont-SP

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, que festejou os seus  103 anos de existência, no dia 19 e julho de 2022, como tradicionalmente acontece, nessas ocasiões,  faz a outorga do Título “Contabilista Emérito”  a uma personalidade em destaque nos meios contábeis. Neste ano de 2022, o contemplado com a cobiçada láurea foi o Acadêmico Bruno Edgard Cornacchione Júnior, que recebeu o Título  na presença de lideranças da classe contábil de todo o País, autoridades do setor público e parlamentares.

Para prestigiar o colega imortal compareceram à cerimônia o presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento, acompanhado dos Acadêmicos: Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi; Gildo Freire de Araújo, Valmir Leôncio da Silva, Telma Tiberio Gouveia, Suely Galano Bossa Serrati, José Donizete Valentina, José Aparecido Maion, Alexandre Sanches Garcia, José Vanderlei Masson dos Santos,  Luiz Fernando Nóbrega, dentre outros.

já prenunciando o que seria a noite de festejos e homenagens, a Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo abriu o evento tocando músicas dos anos 60 e 70. Na sequência executou o Hino Nacional Brasileiro, que foi entoado com grande entusiasmo pela plateia.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima compôs a mesa solene dos trabalhos, juntamente com as seguintes personalidades: Divanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL; Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo–Fecontesp; José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP; José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp; que representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; Edir Sales, vereadora do município de São Paulo; e o homenageado da noite, Bruno Edgard Cornacchione Júnior, que foi condecorado com  o título “Contabilista Emérito de 2022”.

Pronunciamentos

O Acadêmico Vanderlei Masson,  que representou no ato os presidentes das Entidades Contábeis de São Paulo, após cumprimentar o Sindicato pelos seus 103 anos, e o homenageado da noite pelo merecido título, disse que nos dias atuais, quando somos impactados pela tecnologia e muitas mudanças no mundo corporativo, devemos remontar as nossas bases para acompanhar os novos acontecimentos. Outro desafio, segundo ele, é a atualização da matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis, onde a Casa do Saber Contábil tem papel decisivo, pois é uma grande propulsora da Educação Profissional Continuada no País, há mais de um século. “O sindicato sempre tem contribuído para esclarecer todas as mudanças que aconteceram nos últimos 103 anos. É exemplo a ser seguido”, disse.

Falando em nome dos presidentes anteriores, o contador  e também Acadêmico Sergio Prado de Mello, que presidiu o Sindcont-SP na gestão 1999-2001, destacou os esforços e a competência da atual diretoria, em especial, durante os dois anos de pandemia, quando enfrentou a crise de forma muito profissional e se superou na prestação de serviços  e informações aos profissionais de São Paulo e de todo o Brasil.

Também  prestigiando o evento estava presente o presidente da CNPL, entidade que representa os profissionais liberais de todo o País, Divanzir Chiminacio – que é oriundo da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná.  Segundo ele, que representa 55 profissões de profissionais liberais no País, só sobreviveram à crise da pandemia aquelas entidades que desempenham um trabalho sério em favor de seus representados. E uma das categorias que permanece de pé é a Contabilidade. “No caso do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, uma Entidade que chega há 103 anos com essa força e  pujança, merece os nossos aplausos. Esta é uma grande vitória. Uma história com H maiúsculo”, bradou o líder sindical.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Entidade, e Acadêmico, José Donizete Valentina, comentou que “o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo é exemplo de resiliência e resistência, o quer ficou demonstrado no período da pandemia, por meio da realização de cursos, palestras e eventos on-line. O CFC tem orgulho de ser parceiro dessa grande Entidade. Desejamos novas conquistas e grande legado”, afirmou.

Também a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago, manifestou sua satisfação em poder compartilhar com o Sindcont-SP ações que são muito importante para a nossa profissão.” Hoje, reverenciamos a memória dos presidentes que conduzirem esta Casa, ao longo dos seus 103 anos, em especial ao contador Francisco D´Áuria, seu primeiro presidente. Graças aos expoentes do passado e aos do presente, temos uma Classe tão promissora”, comentou ao cumprimentar os dirigentes da atual gestão e ao homenageado da noite Edgard Cornacchione.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Entidade, e Acadêmico, José Donizete Valentina, comentou que “o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo é exemplo de resiliência e resistência, o que ficou demonstrado no período da pandemia, por meio da realização de cursos, palestras e eventos on-line. O CFC tem orgulho de ser parceiro dessa grande Entidade. Desejamos novas conquistas e grande legado”, afirmou.

Já a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade-FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago, manifestou sua satisfação em poder compartilhar com o Sindcont-SP ações que são muito importantes para a profissão. “Hoje, reverenciamos a memória dos presidentes que conduzirem esta Casa ao longo dos seus 103 anos, em especial ao contador Francisco D´Áuria, seu primeiro presidente. Graças aos expoentes do passado e aos do presente temos uma Classe tão promissora”, comentou ao cumprimentar os dirigentes da atual gestão e ao homenageado da noite Edgard Cornacchione.

Como já é tradicional em suas participações, a vereadora Edir Sales entregou um voto de Júbilo, da Câmara Municipal de São Paulo, ao Sindicato, pelos seus 103 anos de existência e atuação em prol da valorização dos profissionais da Contabilidade que atuam em São Paulo. Em suas palavras: “103 anos de lutas vitórias e conquistas”, e reformou que o seu gabinete na Câmara Municipal é o gabinete da Contabilidade.

Outorga do Título

Após a outorga do título, feita pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sâo Paulo, Geraldo Carlos Lima, ladeado pela vereadora Edir Sales, Edgard Cornacchione disse estar muito emocionado e surpreso com a participação do professor Wellington Rocha em relembrar fatos do seu passado.

“Para todos os lugares que olho, desde que aqui cheguei, vejo pessoas amigas, que têm fortes laços profissionais e afetivos comigo. Posso afirmar que a Casa do Saber Contábil é de fundamental importância para o Estado de São Paulo, por muito contribuir com a formação dos profissionais que aqui atuam. Agradeço a Deus por ter me colocado nessa trajetória”.

E continuou: “Essa homenagem demonstra a extrema generosidade desta Casa e reafirma também a importância das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. Essa atenção e esse carinho com a minha essa está  me desconsertando. Isso nos muda para nunca mais sermos os mesmos”.

“ Transmito o meu respeito e admiração aos demais  detentores deste valioso Título, que me antecederam ao receber essa homenagem. A estes o meu respeito e minha gratidão, e também às gestões  anteriores que presidiram esta Casa. A minha gratidão é muito grande”, finalizou o homenageado.

Acadêmicos “Contabilista Eméritos”:

 

Já fazem parte dessa honrosa galeria, os seguintes Acadêmicos:

Luiz Bertasi Filho (im memorian), 1984; Eliseu Martins, 1987; Hatiro Shimomoto (im memorian), 1984; Antoninho Marmo Trevisan, 1995; Walter Arnaldo Andreoli, 1996; Irineu De Mula, 1999; José Serafim Abrantes, 2001; José Joaquim Boarin, (im memorian), 2003; João Miguel Silva, 2006; Sergio Prado de Mello, 2010;  Ana Maria Elorrieta, 2012; Silvio Lopes Carvalho, 2013; Raul Antonio Corrêa da Silva, 2015; Domingos Orestes Chiomento, 2017; Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, 2018; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, 2019; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, 2020, Angela Zechinelli Alonso, 2021, Bruno Edgard Cornacchione Júnior, 2022.

 

Título Contabilista Emérito de 2022

 O professor da Universidade de São Paulo, Wellington Rocha, foi convidado para saudar o detentor do Titulo Contabilista Emérito de 2022, Bruno Edgar Cornacchione Júnior, e o fez contando uma história que os uniu com laços de respeito e admiração, durante o período 1985 a 1990, nas dependências da Universidade de São Paulo, onde ambos lecionavam.

“Foi convidado a preparar uma aula sobre ‘micro informática aplicada à Contabilidade’, confesso de não entendia nada da matéria. Assim fui procurar o jovem Cornacchione, e quem pedi ajuda para enfrentar esse desafio. Ele me atendeu e me ajudar a dar essa aula, passando horas e até noites me ensinando a matéria. Hoje ele é professor titular da USP, que é a posição mais elevada da carreira. E o mais importante: a posição que o professor Edgard vem ocupando é muito relevante para a classe, pois vem contribuindo com grandes estudos para valorizar a profissão.

Quem é Cornacchione

Professor Titular da FEA/USP, Bacharel, Mestre, Doutor e livre-docência em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo-USP. Possui certificações por Harvard (2004), Chefe de Departamento da (FEA/USP 2010-2012), Coordenador de Programa de Pós-Graduação (FEA/USP, 2009-2010). Possui mais de 170 trabalhos técnico-científicos, laureado com as distinções Educativo Innovation (Estado Unidos da América, 2016), Medalha Frederico Herrmann Jr., William Bagley Award (Estado Unidos da América, 2007) e Boeing Award (USA, 2007).  Membro da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Presidente da Fipecafi Sócio fundador de empresa de consultoria criada em 1993. Sócio fundador de empresa de soluções educacionais internacionais criada em 2014, dentre outras atividades.

Encerrando os pronunciamentos e os festejos da data, o presidente da Casa do Saber Contábil,  Geraldo Carlos Lima, argumentou que “o Sindcont-SP  chega aos seus 103 anos revigorado e transformado, através de uma gestão que buscou inovar, por meio da eficiência e da excelência profissional. Excelência essa, que oferece diariamente aperfeiçoamento constante de habilidades técnicas e humanas para o pleno exercício da profissão”.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DE LEÓN COMUNICAÇÕES

TEXTO: Lenilde De León

Foto: Sindcont-SP