CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP comemorou na noite de ontem, 23 de julho, os seus 106 anos de existência, registrados no dia 19 de julho de 1919.
Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, e anfitrião da noite, recebeu em sua sede, os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, e representes dos órgãos públicos para festejarem a data e também presenciar a outorga do título Contabilista Emérito 2025, ao presidente da gestão 2017-2019, Antonio Eugênio Cecchinato, o qual foi responsável pela celebração do Centenário de Entidade.
Vários acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade-APC presenciaram o acontecimento, inclusive o presidente Alexandre Sanches Garcia, acompanhado de José Heleno Mariano, Suely Gualano Bossa Serrati, Eliane Maia, Márcio Massao Shimomoto, Luiz Fernando Nóbrega, Domingos Orestes Chiomento, Gildo Freire de Araújo, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Celina Coutinho, Valdir Leoncio da Silva, Marcia Montanholi, entre outros.
Cumprimentos
Alexandre Sanches Garcia, presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, professor e pró-reitor de pós-graduação da Fecap, falou da importância do Centro de Estudos do Sindcont-SP e parabenizou a todos que de alguma forma se utilizaram dos serviços da Entidade neste mais de um século.
A acadêmica Suely Gualano Bossa Serrati, que acumula a presidência da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp, falou em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, destacando que o evento além de marcar o aniversário da Entidade, convida a todos para uma reflexão sobre a importância da classe contábil para o desenvolvimento social do Brasil.
O acadêmico Luiz Fernando Nóbrega, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, também cumprimentou formalmente a Diretoria: “Que vocês tenham muitos e muitos anos pela frente, comemorando conquistas ano após ano”.
O acadêmico José Heleno Mariano, que atualmente preside a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, e foi presidente do Sindcont-SP na gestão 2008-2010, recebeu a missão de falar pelos presidentes das gestões anteriores do Sindcont-SP: “Todas as diretorias que por aqui passaram, desde a primeira, presidida pelo saudoso Francisco D´Áuria, até a atual, comandada por Claudinei Tonon, são elos fortes, que contribuíram e contribuem para o crescimento e a continuidade desta Entidade, que atravessa as décadas altaneira, cada vez mais realizadora e pujante”.
Também o acadêmico Márcio Massao Shimomoto, que preside a Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, se pronunciou formalmente dizendo que acredita que todos os presidentes da Jucesp deveriam ser contadores, porque só o contador é capaz de compreender as dores dos empresários. “Quero parabenizar o Sindcont-SP por 106 anos de dedicação, lutas, conhecimento e troca de ideias”.
Título Contabilista Emérito
O contador Antonio Eugênio Cecchinato, presidente da Casa do Saber Contábil na gestão 2017-2019, recebeu das mãos do presidente da Entidade, Claudinei Tonon, um pergaminho, um distintivo em ouro e teve sua foto descerrada e incluída na Galeria dos “Contabilistas Eméritos”.
Ao fazer os seus agradecimentos, Cecchinato confessou sua emoção e a surpresa de ter sido escolhido para receber tão honrosa láurea, dizendo que na prateleira da Contabilidade existem centenas de nomes merecedores do título, mas que agradecia pela escolha ter recaído sobre ele “Na minha caminhada diversos degraus foram subidos, nos meus 80 anos, pois comecei a trabalhar muito cedo. Mas minha nave tinha de pousar em algum lugar, e, o fato de ter sido presidente desta Casa, e comemorar o seu Centenário foi realmente um grande feito. Agora, o sol da minha vida realmente foi ter recebido este título de Contabilista Emérito, que a encerra esta caminhada, pois não existe lugar melhor para se chegar.”.
O presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, encerrou o evento com as seguintes palavras: “Que os 106 anos do Sindcont-SP seja a nossa inspiração, como exemplo de que constância, qualidade e bons serviços, são bússolas que atravessam as décadas, mantendo firmes e valorizados aqueles que souberem administrar o tempo ao seu favor. Parabéns Sindcont-SP”.
Texto e fotos: Lenilde Lá de León