Área Restrita:

livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis” é debatido em Encontro

A Academia Paulista de Contabilidade-APC em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, promoveu na última sexta feira (29), mais uma edição do Encontro com Acadêmicos, desta vez convidando os autores do livro “Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico” para debater os conteúdos que integram a obra.

 

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, abriu a palestra contando um pouco sobre a história da Entidade e se mostrando extremamente alegre com todas as conquistas de 2019 “Este ano foi extremamente satisfatório para a Academia, em virtude das várias ações realizadas, felizmente todas com muito sucesso. E para encerrar o ciclo de ações exitosas, tivemos o prazer de lançar um  livro elaborado por 19 Acadêmicos e que foi distribuído gratuitamente durante a 26º - Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado de São Paulo- Convecon  que aconteceu nos período de 4 a 6 novembro”.

 

A Acadêmica Angela Zechinelli Afonso, coordendora acadêmica da obra e uma das autores dos textos técnicos, falou detalhadamente sobre o conteúdo do livro e mediou o debate entre os acadêmicos e também autores,  Arthemio Bertholine, Valmir Leôncio, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e José Donizete Valentina.

 

“ Está obra foi um dos projetos mais bonitos dos quais eu já participei, pois é gratificante apresentar um conteúdo informativo que auxiliará aqueles que estão no início de suas carreiras”. Assim Bertolline iniciou a sua parte da palestra. Ele levou uma breve explicação sobre o seu capítulo, que trata do pagamento em ações e consolidações das demonstrações contábeis.

 

O especialista revelou que um de seus maiores desafios foi o de explicar em poucas páginas este assunto que é de extrema complexidade e que ainda causa dúvidas em jovens profissionais.

 

Em seguida, o Acadêmico Donizete explicou  o Pronunciamento Técnico-Contábil e revelou que a ideia de escrever sobre este tema surgiu em uma de suas viagens para Genebra, local no qual ainda possuía dificuldades em implementar essas normas e, por conta disso, decidiu fazer um comparativo com o Brasil para assim sanar todas as dúvidas.

 

Dando continuidade ao debate, o Acadêmico Mac-Knight detalhou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis-CPC, e mostrou que existiam poucos textos sobre o assunto de fácil leitura e compreensão, o que contribui para que diversos estudantes  evitem o tema.

 

Para dar sua contribuição ao Encontro,o Acadêmico Leôncio esmiuçou  as Normas Internacionais de Contabilidade para o setor público. O Acadêmico explicou que decidiu falar sobre este tema por ele ser pouco discutido e por ainda gerar várias dúvidas entre os profissionais. “Quando estamos na faculdade, o conteúdo que nos é passado é apenas da área privada, o que é uma pena, pois ainda vemos, infelizmente, um grande desconhecimento da contabilidade do setor público”.

 

Na ocasião, os participantes do evento puderam adquirir a obra física autografada pelos Acadêmicos presentes. O livro na versão eletrônica essta disponível no site da Academia – www. apcsp.org.br, no link ebooks.

 

Assessoria

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Sarah Saliba

Fotos: Sarah Saliba e Lenilde de León

Edição: Lenilde de León