Área Restrita:

APC participa de comemoração ao centenário do Sindcont-SP

 

O presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, prestigiou as comemorações do centenário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, realizadas na última sexta-feira (19).

 

O evento contou ainda com uma homenagem ao Acadêmico Eduardo Augusto Rocha Pocetti, que foi agraciado com o título de Contabilista Emérito, e com a presença de diversos outros integrantes da APC e demais autoridades contábeis.

 

Tanto que a mesa solene foi composta por: Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Gestão 2017-2019; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, homenageado da noite; Walter Arnaldo Andreoli, presidente do Sindcont-SP nas Gestões 1990-1992 e 1993-1995; José Maria Giaretta Camargo, presidente do Sindcont-SP – Gestão 1996-1998; Sergio Prado de Mello, presidente do Sindcont-SP – Gestão 1999-2001; José Heleno Mariano, presidente do Sindcont-SP – Gestão 2008-2010; Victor Domingos Galloro, Sindcont-SP – Gestão 2011-2013; e Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont-SP – Gestão 2014-2016 .

 

Representações

 

Representando os ex-presidentes do Sindicato, o contador Walter Arnaldo Andreoli homenageou todos os profissionais que fizeram parte da história da Entidade desde a sua fundação. “Estou no sindicato desde 1993 e nuca imaginei chegar a ser presidente da Entidade. Mas é com muito orgulho que faço parte dessa história”.

 

As Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo, por sua vez, foram representadas pela contadora Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP.

 

“Esta Entidade, pelo acolhimento e pela solidariedade às corporações profissionais contábeis que foram sendo formadas em seu entorno, significa para as lideranças contábeis e para os mais de 150 mil profissionais da contabilidade atualmente registrados no Estado de São Paulo um porto seguro de defesa dos profissionais e de valorização da profissão”, disse Alcazar.

 

Contabilista Emérito

 

A noite foi marcada pela entrega do título de Contabilista Emérito 2019 ao auditor e Acadêmico Eduardo Augusto Rocha Pocetti, que foi apresentado por Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Consultoria e Trevisan Editora Universitária, Auditor e Consultor de Empresas, além de membro da Academia Paulista da Contabilidade.

 

“Conheço o Pocetti há muitos anos. Posso dizer com a mais absoluta certeza de que esta é uma pessoa extraordinária e iluminada, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal. Isso o faz mais que merecedor desta honraria”, opinou Trevisan.

 

Após a entrega do título de Contabilista Emérito pelo presidente do Sindcont-SP, Pocetti agradeceu pelo reconhecimento.

 

“Hoje, ao ser agraciado com o título de Contabilista Emérito pelo Sindcont-SP, repasso mentalmente a minha carreira. São quase 40 anos de trabalho e de participação ativa em diversas entidades profissionais, que atuam para fortalecer a figura do Contador, tanto no Brasil quanto no Exterior.”

 

Livro

 

Na ocasião, ainda foi feito o lançamento do livro “100 anos do Sindcont-SP: A história do Brasil sob o olhar da Contabilidade”, que conta a trajetória da Entidade em paralelo à da Contabilidade.

 

Ao fim do evento, o presidente Antonio Eugenio Cecchinato destacou a importância de cada um dos colegas de profissão que o antecederam. “São 100 anos e temos a certeza que essa Entidade vai perpetuar por mais dez décadas, aliás, por muitos mais, pois somos profissionais que trabalhamos incansavelmente para o desenvolvimento do país e das organizações”, apontou.

 

Texto e fotos: Katherine Coutinho

Edição: Bruna Lyra Raicoki