Área Restrita:

Governança corporativa e prestação de contas reuniu diversos profissionais no Encontro com Acadêmicos

A Academia Paulista de Contabilidade-APC realizou no último dia 28 de junho, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, mais uma edição do Encontro com Acadêmicos, na sede do CRCSP. Na ocasião, o Acadêmico Jorge Roberto Manoel abordou o tema “Governança corporativa e prestação de contas”.

 

O presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento, abriu o evento falando sobre os principais fundamentos da APC que é estimular a pesquisa e o desenvolvimento do conhecimento filosófico e tecnológico das Ciências Contábeis.

 

“O Encontro com Acadêmicos é uma oportunidade que encontramos, em parceria com o CRCSP, para que o nosso quadro de ilustres Acadêmicos possa externar e transferir seus conhecimentos acumulados ao longo de suas vidas, extremamente atuantes em profícuas, a esta geração de profissionais e às futuras, de maneira que venham a contribuir com estudantes e profissionais da Contabilidade, a fim de que se mantenham atualizados  e preparados para os desafios da profissão”, enfatizou Chiomento.

 

Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira que também é Acadêmica foi a mediadora da atividade, apresentando o vasto currículo do palestrante Jorge Roberto Manoel, enquanto coordenou as questões  apresentadas pelos participantes. 

 

O experiente Acadêmico iniciou sua explanação falando sobre o monitoramento e a prestação de contas, destacando como funciona uma governança corporativa em uma sociedade em transformação, inovação e tecnologia no monitoramento de entidades como: Instagram, Uber, Airbnb, Netflix e Facebook.

 

Manoel também exemplificou os conflitos mais comuns nas empresas, tais como: acionistas x administradores, assimetria de informação, interesses conflitantes, tipificação, blocos de controle, interesses minoritários e transações entre partes relacionadas.

 

Durante a atividade o palestrante reforçou a importância de um bom sistema de governança, visto que tem se notado um crescente número de falhas corporativas relevantes. “É um conjunto de políticas, funções, estrutura, responsabilidades e processos que orientam e controlam as ações adotadas pela companhia para atingir seus objetivos de negócio. Governança valoriza o negócio e a vida da empresa”, insistiu o Acadêmico.

Comparecem ao Encontro, os seguintes Acadêmicos: Angela Zechinelli Alonso, Valmir Leôncio da Silva e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

 

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Fotos: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde de León

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa

equipe@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340