Área Restrita:

CRCSP faz reunião virtual com lideranças contábeis brasileiras e de países de língua portuguesa

Nesta sexta-feira, 15, às 10h, aconteceu a sessão plenária virtual especial do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC-SP, com a presença de representantes da classe contábil de todo o Brasil e de outros países falantes da língua Portuguesa. A sessão foi aberta ao público e transmitida ao vivo por meio do canal do CRCSP no YouTube.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, explicando qual o seu papel e como elas caminham em união, em prol dos profissionais da Contabilidade.

Na ocasião, Chiomento que já foi presidente do CRCSP na gestão 2010 a 2011, ressaltou ainda a contribuição que a Academia tem dado à profissão contábil, por meio dos conhecimentos técnicos e científicos do seu corpo de 50 Acadêmicos. Uma das iniciativas é o Encontro com Acadêmicos, realizado mensalmente com o apoio do CRCSP, o qual aborda temas de relevância para a classe contábil. Outro destaque mencionado pelo presidente foi o lançamento do livro "Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis – Contribuição da Academia à disseminação do Conhecimento Técnico", que aconteceu em novembro de 2019, quando na realização da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo –quando foram distribuídos gratuitamente aos congressistas mais de 1500 exemplares do livro.

Ao anunciar que a APC está trabalhando na segunda edição do livro  sobre os CPCs, também produzido pelos Acadêmicos, Domingos Chiomento ressaltou que a primeira obra é de suma importância para profissionais e estudantes, devido ao seu alto valor educacional, técnico e cultural, apresentado em linguagem fácil e acessível a todos. "Eu deixo aqui o convite para que os representantes de entidades contábeis de países falantes da língua portuguesa possam utilizar nosso material, como fonte de conhecimento", afirmou o presidente da APC. O e-book do livro encontra-se disponível no site da APC, www.acpsp.org.br.

Pronunciamentos dos participantes:

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Zulmir Ivânio Breda, parabenizou o CRCSP pela iniciativa da reunião virtual e comentou que o uso da tecnologia na profissão vinha sendo discutido em vários eventos, e que agora, a tecnologia está contribuindo para o exercício dos trabalhos e do enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19."Se não fosse a tecnologia não teríamos como enfrentar esta crise", sentenciou. 

Breda parabenizou o CRCSP também por conceder a plataforma de Ensino a Distância – EAD, para as entidades representantes da classe contábil nos países de língua Portuguesa. Além de mencionar a imensa valorização dos profissionais contábeis neste momento, o presidente do CFC, anunciou a negociação que está sendo feita junto à Caixa Econômica Federal no sentido de desenvolvimento uma linha de crédito para os escritórios contábeis. "O trabalho do contador é essencial, precisamos manter os escritórios contábeis para a sobrevivência das demais empresas, e por consequência a empregabilidade", assegurou.

O vice-presidente Técnico do CFC e membro do Board da Ifac (Conselho de Administração da Federação Internacional de Contabilidade), Idésio da Silva Coelho, um dos idealizadores da liberação da plataforma EAD do CRCSP, por sua vez, garantiu a importância de alinhar os objetivos em comum e que também atendam aos interesses públicos. "Manter unidas as organizações profissionais do mundo é o caminho para uma classe forte que pode dar suporte para as empresas", disse.

Os representantes de entidades contábeis dos países de língua portuguesa também se pronunciaram para falar sobre a parceria firmada entre o CFC, CRCSP, International Federation of Accountants (Ifac), para a disponibilização de conteúdos online na página da Ifac, para a atualização a distância de profissionais da Contabilidade de países como Angola, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

José Donizete Valentina, presidente do CRCSP e membro da APC, idealizador e anfitrião do evento, explicou que a transmissão da plenária teve como objetivo conferir ainda mais transparência às ações do Conselho. "Queremos que os profissionais da Contabilidade participem e compreendam todos os esforços que estamos fazendo para dar suporte aos profissionais, transmitir conhecimentos e valorizar ainda mais a nossa profissão", destacou Donizete.

A sessão plenária virtual contou com as presenças do presidente dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Rio de Janeiro - CRCRJ, Samir Ferreira Barbosa Nehme, e de Santa Catarina - CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, e de representantes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo: Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp, Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - Sescon-SP, e presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - Aescon-SP, José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo - Apejesp, e Marta Pellucio, representando o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon – 5ª Seção Regional.

Também participaram da plenária os Acadêmicos da APC: Angela Zechinelli Alonso, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, Valmir Leôncio Silva, e Adriano Giliolli.

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León