Área Restrita:

Acadêmicos da APC se reúnem virtualmente para discutir planejamento de atividades

Nesta terça-feira, dia 02 de junho, a Academia Paulista de Contabilidade - APC realizou mais uma reunião virtual, respeitando as normas de isolamento social, devido ao Covid-19.

O presidente da Academia, Domingos Orestes Chiomento iniciou a sessão agradecendo a presença dos Acadêmicos e ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP por disponibilizar a ferramenta para a realização da conferência.

Chiomento falou sobre o "novo normal" para as empresas depois dessa nova onda de home office. "Sempre discutimos como a tecnologia iria modificar as profissões, principalmente, a Contabilidade, e estamos vivendo este momento agora. Muitas empresas perceberam que o trabalho em home office deu certo e já cogitam em adotar esse novo estilo de trabalho", afirmou o presidente.

Ainda com a palavra, Chiomento anunciou em primeira mão, que dois dos eventos mais importantes da Contabilidade brasileira, realizados bianualmente: A Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis – Conescap, promovida pela Fenacon, federação da categoria,  e a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo - Convecon, encabeçada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado -  CRCSP, serão realizadas em conjunto em novembro de 2021, tendo em vista que a Conescap não poderá acontecer este ano, por causa da pandemia do coronavírus que se alastra por todo o mundo. O presidente ainda ressaltou como a classe contábil paulista se destaca das demais pela harmonia e articulação de ideias, por meio das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.

Na ocasião, também foi divulgado o próximo "Encontro com Acadêmicos", que acontecerá por meio de uma transmissão ao vivo, no dia 24 de junho, às 16h. O evento em parceria com o CRCSP, terá como palestrante o professor Miguel Silva, que abordará o tema "Controvérsias Tributárias na pandemia".

O presidente da APC também fez questão de pontuar as atividades desenvolvidas em paralelo pelos Acadêmicos, que contribuem diariamente para a disseminação do conhecimento técnico e científico, além de engrandecer no nome da Academia Paulista de Contabilidade.

 

Edição do novo livro sobre Pronunciamentos Contábeis

A Acadêmica e coordenadora editorial do livro "Acadêmicos explicam os Pronunciamentos Contábeis", Angela Zequinelli Alonso, explicou o andamento da segunda edição da obra, que também está sendo produzida pelos membros da APC. A novidade é que desta vez, os Acadêmicos podem convidar algum especialista para ajudá-los na composição dos textos técnicos. Uma questão bastante abordada pelos participantes da reunião foi a importância do livro ser editado também em ebook – o que permite que a obra seja lida em maior escala e ainda que se possa fazer atualizações em seu conteúdo eletrônico, em razão das constantes mudanças na legislação brasileira.

 

Educação Continuada

Outro ponto de preocupação dos membros da Academia foi como formar e capacitar bons profissionais para o mercado de trabalho. Os participantes ressaltaram a importância de trazer grandes nomes da Contabilidade para falar em nome da APC, além de estender o apoio institucional para as entidades de ensino do interior de São Paulo.

Os Acadêmicos entendem que o "novo normal" exige novas adaptações de ensino, como é o caso do Ensino a distância – EAD que já vinha sendo implantado por diversas instituições.  Antoninho Marmo Trevisan garantiu a eficiência do método de ensino, tendo em vista que o aluno assiste às aulas no conforto de casa, quando se sente apto a estudar, além de poder revisar o conteúdo. "Na nossa turma de Contabilidade em EAD, tivemos 100% de aprovação no Exame de Suficiência do CRCSP" assegurou.

Por sua vez, o professor Walter Arnaldo Andreoli, com sua experiência, falou que as instituições de ensino precisarão se reinventar, alterar a grade curricular e investir na tradução dos CPC's e das Normas Brasileiras de Contabilidade Pública.

 

Contabilidade Pública

O Acadêmico Valmir Leôncio da Silva, que também é especialista em Administração Pública garantiu que muitos desconheciam a área, visto que não havia tanto interesse pela Contabilidade Pública quanto agora. O especialista destacou o interesse da sociedade diante dessa pandemia mundial, e ainda contou que a palestra sobre "orçamento dívida pública e cidadania', na qual participou, rendeu mais de 3 mil visualizações, o que mostra que de fato estamos vivendo uma nova era.

Com cerca de 25 Acadêmicos presentes, o presidente Domingos Orestes Chiomento finalizou a reunião agradecendo as contribuições e disponibilidade de todos.

 

ASSESSORIA

DE LEON COMUNICAÇÕES

Texto: Bruna Lyra Raicoski

Edição: Lenilde De León