Área Restrita:

12º Encontro com Acadêmicos esclareceu o tema CPC 06: Operações de Arrendamento Mercantil

A Academia Paulista de Contabilidade-APC em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP realizou na última quinta feira (19/09), mais uma edição do projeto “Encontro com Acadêmicos” trazendo, desta vez, o tema “CPC 06: Operações de Arrendamento Mercantil”, de grande importância para todos os contadores, principalmente para aqueles que lidam diariamente com contratos.

 

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, que compareceu ao evento, delegou ao Acadêmico Valmir Leôncio da Silva, a tarefa de abrir o evento. Durante a sua participação, apresentou aos presentes a agenda de eventos contábeis que irão ocorrer nos próximos meses e relembrou da importância dessas atividades para o aperfeiçoamento profissional. Em seguida, Valmir apresentou o palestrante do dia, o também Acadêmico Clóvis Ailton Madeira.

 

Durante duas horas de palestra, Clóvis explicou a todos sobre os dois tipos de arrendamento mercantil que são: o financeiro e o operacional. O primeiro diz respeito ao arrendatário que tem a intenção de ficar com o bem após o término do contrato. Já o segundo, refere-se ao contrato que não há a transferência de todos os riscos inerentes à propriedade em questão.

 

Por conta da alteração que ocorreu no Pronunciamento Técnico CPC6 (R2), vigente desde 1 de janeiro de 2019, o palestrante sanou as dúvidas sobre o tema, explicando que ela se refere apenas a unificação contábil das operações  do ponto de vista do arredantário.

 

Outros assuntos abordados foram: como realizar a identificação de um rendamento; mensuração subsequente; depreciação e isenção de reconhecimento e os impactos significativos na análise das demonstrações financeiras após o CPC 06.

 

Para encerrar, o Acadêmico Clóvis realizou uma análise do arrendamento de importantes empresas ao longo dos anos e em seguida, abriu o espaço para que fossem realizadas perguntas sobre o assunto.

 

Também prestigiaram o evento, os Acadêmicos: Angela Zechinelli Alonso e Irineu De Mula.

 

Texto: Sarah Saliba

Edição: Bruna Lyra Raicoski

Fotos: Sarah Saliba

 

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340