Área Restrita:

José Donizete Valentina prestigia posse de Maria Clara Bugarim na AIC

 

 

O Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade – APC José Donizete Valentina, que é vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, participou da posse de Maria Clara Cavalcante Bugarim na Associação Interamericana de Contabilidade – AIC.

 

A posse ocorreu nesta terça-feira, dia 22,  durante o encerramento da  XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia no período de 20 a 22 de outubro.

 

A CIC tem como objetivo reunir trabalhos de profissionais de diversos países para aprimorar os conhecimentos e deveres sociais da classe por meio de debates e exposições, assim, este ano o lema adotado foi: “Ética e Responsabilidade Social: Mecanismos para combater a corrupção”.

 

E nesta edição, a Conferência ofereceu 11 áreas temáticas de estudos para os delegados dos países integrantes da AIC apresentar trabalhos de pesquisa nos âmbitos nacional e interamericano. As áreas em debate são: investigação contábil; normas e práticas de auditoria; setor público; educação; administração e finanças; ética e exercício profissional; tributação e fiscalização; gestão integral de pequenas e médias empresas; sistema e tecnologia da informação; controle de qualidade; perícia contábil.

 

Currículo

 

Maria Clara Cavalcante Bugarim é alagoana, natural de União dos Palmares. A Contadora presidiu por duas gestões o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e o Conselho Federal de Contabilidade - CFC de 2006 a 2009. Maria Clara é a primeira mulher a assumir a Presidência da AIC.

 

O Acadêmico Valentina estava acompanhado de José Aparecido Maion, que é vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP.