Área Restrita:

Governança nas organizações contábeis é discutida em 13º Encontro com Acadêmicos

A Academia Paulista de Contabilidade – APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, promoveu, nesta quinta feira (10), a 13º da edição do projeto “Encontro com Acadêmicos”. O tema trabalhado na ocasião foi “Governança nas Organizações Contábeis com foco nas Pequenas e Médias Empresas de Auditoria e Contabilidade”, que contou com a explanação do Acadêmico Pedro Augusto de Melo.

 

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, abriu o dia de palestra agradecendo a presença de todos e relembrando a importância deste evento para a propagação do conhecimento contábil. “Sempre buscamos trazer profissionais qualificados para compartilhar parte dos seus conhecimentos conosco e assim contribuir para o aperfeiçoamento profissional de cada participante”.

 

Em seguida, o Presidente deu a palavra para o conselheiro do CRCSP Marcelo Gomes de Barros, que falou sobre as próximas atividades na qual o Conselho estará participando e apresentou aos presentes o palestrante do dia, o Acadêmico da APC Pedro Augusto de Melo.

 

Durante uma hora de conversa, Pedro Augusto explicou detalhadamente as rotinas das organizações contábeis, focando na empresa na qual é sócio, a KPMG.

 

No decorrer de sua explicação, o Acadêmico apresentou aos participantes uma das suas analogias preferias: a teoria do chapéu. 

 

Segundo Melo, cada chapéu possuí uma palavra essencial para a governança, sendo o primeiro a liderança, responsável pela estrutura orgânica da empresa, pela estratégia e conjunto de valores; o segundo é o risco técnico, abordando o treinamento recorrente dos colaboradores e aceitação do cliente; o terceiro o sócio, que se refere à transparência e dedicação; e o quarto o chapéu da amizade e do respeito, para que assim sejam mantidas uma boa confiança entre todos os participantes do empreendimento.

 

“Aqueles que são líderes devem por obrigação analisar a sua empresa e assim começarem a pensar em estratégias que podem contribuir para o seu crescimento no futuro”, salientou o palestrante.

 

Após as explicações, foi aberto um espaço para debate entre todos os presentes e, logo após, foi encerrado o evento.

 

Presenças

Participaram também do evento os Acadêmicos Irineu de Mula e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

 

Texto: Sarah Saliba

 

Fotos: Sarah Saliba

 

Edição: Katherine Coutinho