Área Restrita:

APC apoia 8ª Semana Paulista da Contabilidade através de palestra com o Acadêmico Miguel Silva

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP está realizando na semana em que comemora o seu centenário, 19 de julho de 2019, a 8ª Semana Paulista da Contabilidade. As atividades promovidas durante a semana têm como objetivo discutir os temas que estão em destaque no cenário Contábil e tributário, por isso, no dia 17 de julho, o tema da vez será o que deve mudar com a Reforma Tributária, que será ministrado pelo Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade - APC, advogado, contador e professor, especializado em tributos, Miguel Silva. Inscrições aqui.

 

A Reforma Tributária vem sendo discutida no ambiente econômico, legislativo e  tributário, contudo, existem poucas certezas sobre do que de fato será aprovado no final. Com experiência de mais de 30 anos na área tributária, o Acadêmico Miguel Silva foi convidado para participar da elaboração do projeto da Reforma Tributária que deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional no segundo semestre.

 

“O Brasil precisa de uma reforma tributária que unifique os impostos cobrados hoje”, afirma Miguel Silva.

 

De acordo com o tributarista, atualmente existem cerca de 90 tributos no Brasil. Sendo que, 65% da tributação do Brasil é sobre o consumo, com apenas 35% destes incidindo sobre a renda. “O problema do imposto sobre o consumo é que tributamos mais o pobre e a classe média. Isso ocorre até hoje porque tributar o consumo é mais fácil para o governante arrecadar sem a população perceber, como bem ensinou Montesquieu”, assegura Miguel Silva.

 

A Academia Paulista de Contabilidade tem como intuito estimular a valorização educacional e cultural, a imagem, desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis. Por isso apoia a divulgação e contribui com sua gama de Acadêmicos para compartilhar conhecimentos, como é o caso da Semana Paulista da Contabilidade que ocorrerá de 15 a 18 de julho, com diversas palestras com temas voltados tanto a profissionais quanto a estudantes de Ciências Contábeis. 

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Programação:

Na segunda-feira (15), o tema abordado será “Transformação do mercado contábil”. O assunto será tratado pelo head de Estratégias de Contabilidade da Conta Azul, Gabriel Manes.

 

Já na terça-feira (16), o auditor fiscal do trabalho, José Maia, explicará o tema “O fim do eSocial e suas repercussões. O que esperar agora?”.

 

No dia seguinte, quarta-feira (17), o professor Miguel Silva, que é especialista em Legislação Contábil e Tributária e Direito Empresarial, falará acerca da “Reforma Tributária: o que muda?”.

 

E o último dia de palestras, na quinta-feira (18), o presidente e co-fundador da Contmatic Phoenix, Sérgio Contente, abordará “O impacto para os contribuintes e as empresas de software com as novas relações de trabalho”.

 

Apoio

A 8ª Semana Paulista da Contabilidade tem o patrocínio das empresas: Asplan Sistemas, BDO, Deloitte, PwC, Fecap e KPMG. O apoio à Educação Profissional Continuada fica por conta da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – FACPC.  Apoiam institucionalmente a oitava edição da Semana Paulista da Contabilista o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; a Academia Paulista de Contabilidade – APC e a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp.

 

Texto: Bruna Lyra Raicoski
Foto: Arquivo

Edição: Lenilde de León

 

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa