Posse de novos Acadêmicos em 30 de maio de 2016
CRCSP comemora Dia do Profissional da Contabilidade e os 70 anos de regulamentação da profissão com homenagens
Publicado em 30/5/2016
Em 30 de maio de 2016, o CRCSP realizou a sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, e aos 70 anos da Lei n.º 9.295/1946, que regulamentou a profissão contábil no país. A cerimônia foi realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP, e contou com a presença de representantes da classe contábil, política e empresarial do País.
A abertura da sessão solene foi realizada pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, que compôs a mesa diretora dos trabalhos, ao lado do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Jair Gomes de Araújo, do presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, do presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, da deputada estadual Celia Leão (PSDB), do deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e da vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD).
O presidente do Sindcont-SP falou em nome das entidades congraçadas e destacou a importância da profissão contábil na sociedade. "Em meio a um cenário político caótico e uma economia fragilizada, o profissional contábil torna-se ainda mais decisivo. A Contabilidade está diretamente relacionada à ética e à transparência, e as Entidades desempenham importante papel ao promover estes valores entre os profissionais".
Os representantes da classe política presentes também prestaram homenagens à profissão contábil. "Os profissionais da contabilidade são reconhecidos não apenas por seu relevante ofício, mas pelo trabalho sério e ético que realizam, declarou a vereadora Edir Sales. A Contabilidade é fundamental para a promoção da ordem e do progresso na sociedade, ressaltou a deputada Célia Leão. O país e as nossas instituições não seriam os mesmos se, há 70 anos, a profissão contábil não tivesse sido regulamentada pela Lei n.º 9.295/1946", complementou o deputado Itamar Borges.
Entre os representantes das Entidades Congraçadas, estavam na solenidade o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), José de Souza, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior, o presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Sérgio Antonio Dias da Silva, e o presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo.
Compareceram também o vice-presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, e os diretores do Sindicato Geraldo Carlos Lima e Claudinei Tonon, o diretor de regionais do Ibracon, Adelino Dias Pinho, o presidente do Conselho de Administração do Instituto, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, e o diretor da Central de Serviços da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Henrique Schoueri.
Posse dos novos acadêmicos
A solenidade foi marcada também pela posse dos novos membros da Academia Paulista de Contabilidade (APC).
Foram empossados os acadêmicos Clóvis Ailton Madeira, que assume a cadeira 22, cujo patrono é Belmiro Nascimento Martins, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho para a cadeira 30, que tem como patrono Domingos DAmore, Mauro Fernando Gallo, para a cadeira 2, que foi de Frederico Herrmann Júnior, e Sérgio Roberto Monello, para a cadeira de número 29, cujo patrono é Licurgo do Amaral Campos.
Sérgio Roberto Monello fez a leitura do juramento de posse e foi acompanhado pelos demais acadêmicos. Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho foi escolhido para falar em nome dos empossados e fez a retrospectiva das atividades da Academia.
O presidente da Academia deu as boas-vindas aos novos integrantes. "A APC, além de reconhecer as ilustres lideranças do passado, tem a missão de reconhecer a competência dos profissionais da atualidade, cujas atividades trazem substancial contribuição para a contabilidade paulista e brasileira. Esta noite demos posse a mais quatro acadêmicos, que vêm enriquecer nosso grupo e contribuir para o desenvolvimento da nossa profissão".
Medalhas do mérito contábil
Após a posse dos acadêmicos, foram concedidas as medalhas do mérito contábil aos profissionais que se destacaram na defesa da profissão e promoção do conhecimento contábil.
A medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que reconhece a dedicação na liderança de entidades da classe contábil, foi entregue à Eliane Aparecida Maia, delegada regional do CRCSP em São José dos Campos de 2000 a 2016, e ao empresário contábil Salvador Strazzeri.
O conselheiro do CRCSP na gestão 2010-2014 e professor de Ciências Contábeis Nobuya Yomura foi agraciado com a medalha Horácio Berlinck, que homenageia aqueles que se distinguem no ensino da Contabilidade.
O conselheiro do CRCSP e membro da Comissão de Concessão de Diplomas e Medalhas João Carlos Castilho Garcia fez a apresentação dos homenageados, que receberam as medalhas das mãos do presidente Gildo e dos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva.
Eliane Maia falou em nome dos homenageados e dedicou a honraria a sua mãe, Ana Maria de Souza Maia, em nome da família de todos os profissionais. "Essa medalha pertence a todos vocês, porque ninguém faz um trabalho sozinho".
Presidente Benemérito
Dando continuidade às homenagens, foi realizado o descerramento da fotografia do presidente do Conselho na gestão 2014-2015, Claudio Filippi. O presidente Gildo fez o descerramento da foto, que irá integrar a Galeria de Presidentes do Conselho, e entregou ao seu antecessor a placa de Presidente Benemérito, como reconhecimento pelas realizações de sua gestão.
Claudio Filippi agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho em prol da sociedade. "O que fica como lição é o resultado de nosso trabalho, que reflete na atividade dos mais de 150 mil profissionais registrados", destacou.
Em seu discurso, o presidente Gildo relembrou as conquistas obtidas pela classe contábil desde a promulgação da Lei n.º 9.295/2016. "Foi graças à luta de valorosos profissionais que, 70 anos depois, podemos nos reunir e comemorar o privilégio de ter uma profissão regulamentada. Mas temos um longo caminho a percorrer até que o Brasil seja o país dos nossos sonhos".
-
Newsletter
Receba informações sobre nossos serviços e novidades do mundo contábil.
-
Contato
Entre em contato conosco, será um prazer atende-lo

Últimas Notícias
- 15/07/2025 - Pagamentos do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro começam nesta terça
- 15/07/2025 - Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro
- 15/07/2025 - IBC-Br: prévia do PIB registra queda de 0,7% em maio
- 15/07/2025 - Boletim Focus: mercado reduz estimativa para inflação pela 7ª semana

Cotações e Indices
- Nome
- Compra
- Venda
- Comercial
- 5,551
- 5,554
- Paralelo
- 5,531
- 5,534
- Turismo
- 5,591
- 5,763
- Euro
- 6,435
- 6,452
- Iene
- 0,037
- 0,037
- Franco
- 6,920
- 6,938
- Libra
- 7,428
- 7,432
- Ouro
- 594,200
- 594,319
- ndices
- mai/25
- jun/25
- Inpc/Ibge
- 0,35
- 0,23
- Ipc/Fipe
- 0,27
- -0,08
- Ipc-di/Fgv
- 0,34
- 0,16
- Igp-m/Fgv
- -0,49
- -1,67
- Igp-di/Fgv
- -0,85
- -1,80
- Selic
- 1,14
- 1,10
- Poupança
- 0,67
- 0,67
- TJLP
- 0,72
- 0,75
- TR
- 0,17
- 0,18

Agenda Tributária
- 15/Julho/2025 – 3ª Feira.
- IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
- IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
- COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
- Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
- Previdência Social (INSS) - Contribuinte individual, facultativo e segurado especial optante pelo recolhimento como contribuinte individual.
- Previdência Social (INSS) - Contribuinte individual e facultativo. Opção pelo recolhimento trimestral.