CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A ineficiência do sistema e-CAC e a tarifação imposta pelo Integra Contador têm sido um ponto de frustração contínua para os profissionais contábeis. A necessidade de adaptar-se a um sistema que apresenta falhas frequentes e a complexidade nas tarifas cobradas acaba por gerar um impacto negativo na qualidade dos serviços prestados. Isso não apenas compromete a produtividade, mas também coloca sob pressão a relação de confiança entre contadores e seus clientes.
Além disso, a falta de suporte técnico efetivo e a dificuldade em obter informações claras sobre os atrasos ou erros do sistema geram estresse e insatisfação. Os contadores frequentemente se veem no papel de intermediários entre a tecnologia deficiente e as exigências dos seus clientes, gerando um ambiente de trabalho cada vez mais caótico e insustentável.
Na tentativa de reverter esse cenário, a Academia Paulista de Contabilidade - APC e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo se uniram e lançaram um manifesto em defesa das empresas, profissionais da área e de todos os contribuintes, expondo a injustiça e a falta de eficiência deste sistema.
O manifesto ressalta a grave contradição entre as exigências da Receita Federal e as condições necessárias para cumpri-las.
Importante salientar que as empresas e profissionais contábeis, que representam dezenas, centenas e até milhares de instituições e cidadãos, dependem exclusivamente do sistema e-CAC para cumprir suas obrigações tributárias. No entanto, além de apresentar falhas constantes, esse sistema agora cobra um acesso tarifado através do Integra Contador, transferindo o custo da ineficiência para os contadores e seus clientes.
A situação é alarmante: ao invés de proporcionar uma solução eficiente e acessível, a Receita Federal impõe barreiras financeiras e operacionais, criando um verdadeiro pedágio para o cumprimento de obrigações que já são complexas e sobrecarregadas.
A imposição de tarifas para acessar o e-CAC representa um peso adicional em uma rotina repleta de desafios, prazos apertados e sistemas ineficientes.:
A suspensão imediata da tarifação e da plataforma Integra Contador.
Sistemas eficientes e acessíveis sem custos adicionais.
Simplificação das obrigações acessórias e do calendário tributário.
Com este manifesto, assinado por APC, Sindcont-SP, Sescon-SP, Aescon-SP, CRCSP, Fecontesp, Apejesp e Anefac, as entidades reforçam seu compromisso com a valorização da classe contábil e a busca por um ambiente de negócios mais justo e eficiente.
✅ Leia, apoie e compartilhe: https://bit.ly/414FKUi