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APC e CRCSP debatem novo modelo de ensino na Contabilidade

No dia 2 de dezembro de 2025, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em ação conjunta com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP,  promoveu uma palestra online intitulada "Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências". A iniciativa faz parte da programação do projeto CRCSP “Para Todos”. 

Com a presença do presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, acadêmicos e especialistas da área contábil, a discussão abordou as mudanças necessárias para a formação profissional em face das novas Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs, voltadas ao curso de Ciências Contábeis.

Além de Alexandre Garcia, participaram do debate os acadêmicos Raul Corrêa da Silva, Marcia Montanholi e Luiz Fernando Nóbrega. A iniciativa teve como moderador, Wander Pinto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, o qual vez a interação entre os especialistas e Carlos Chelfo, professor, auditor e perito. 

Ao iniciar o evento, Wander Pinto falou sobre a importância da adaptação do currículo às novas demandas do mercado de trabalho, ressaltando que a Contabilidade não é apenas uma ciência de números, mas também envolve habilidades interpessoais e de análise crítica. Segundo ele, as Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs devem refletir essa realidade, incorporando práticas que desenvolvam o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos.

Na sequência, Raul Correa destacou a importância de repensar a formação acadêmica, afirmando que o conhecimento técnico atual pode não ser suficiente para garantir a empregabilidade dos alunos nos próximos cinco anos. Ele explicou que, diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade -VUCA do mundo moderno, há uma queda no número de matrículas em cursos de Contabilidade. Isso se deve, em parte, à percepção limitada da carreira e à desconexão entre teoria e prática.

Formação acadêmica e demandas do mercado

Outro ponto crucial considerado por Raul Corrêa foi a lacuna existente entre a formação acadêmica e as demandas do mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito às habilidades práticas e soft skills. Ele ressalta que a revolução digital e a inteligência artificial estão transformando as tarefas tradicionais da Contabilidade, criando a necessidade de profissionais mais críticos e analíticos.

Para enfrentar esses desafios, Raul Corrêa sugeriu algumas medidas: "Estimular o pensamento crítico e o aprendizado contínuo, utilizando plataformas como o YouTube". Ele também defendeu a importância de atrair novos talentos para a profissão, destacando o orgulho e a relevância do contador para a  sociedade, além de estabelecer parcerias entre universidades e empresas para estágios e mentorias.

O presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, por sua vez, enfatizou a facilidade de formar parcerias com empresas em São Paulo e mencionou uma colaboração com a BDO que, curiosamente, não está refletida nas diretrizes curriculares mais recentes. Nesse aspecto, ele propôs a criação de fóruns permanentes de discussão. "Um ambiente onde instituições de ensino, docentes, coordenadores e agentes externos possam se reunir para debater o currículo e as exigências do mercado".

Integração da Tecnologia à Contabilidade

Os Acadêmicos Marcia Montanholi e Luiz Fernando Nóbrega destacaram a importância de se integrar tecnologias emergentes ao ensino da Contabilidade. Afinal, com a mudança de regras legislativas a todo tempo e o avanço da inteligência artificial e da automação, "os alunos devem ser preparados para lidar com ferramentas que otimizam processos e melhoram a tomada de decisões", disse Marcia.

Já Luiz Fernando Nóbrega citou o estágio supervisionado como "fundamental para consolidar o aprendizado e preparar os alunos para os desafios do mercado".

O especialista Carlos Chelfo ressaltou que a transição para um novo modelo de ensino é um desafio que requer o envolvimento de todos os stakeholders. "Isso inclui instituições de ensino, representantes das entidades de classe, empresas, trabalhadores e os próprios alunos".  

Lançamento de livro

Este evento também marcou o lançamento do livro "A Contabilidade e as Novas DCNs – O que muda e como se adaptar", organizado pela Editora GEN Atlas. A obra, que conta com a contribuição de mais de 20 professores de diferentes estados do Brasil, busca refletir e sistematizar os desafios e as oportunidades trazidas pela nova resolução de 2024. Alexandre Sanches Garcia é um dos organizadores do livro, reforçando seu compromisso com a evolução da educação contábil.

Ao final da palestra, o presidente da APC agradeceu a participação de todos e destacou que a “Academia Paulista de Contabilidade está comprometida em acompanhar e promover as mudanças que possam aprimorar a formação dos profissionais da Contabilidade, alinhando-a às exigências do mercado e às expectativas da sociedade”, enfatizou Alexandre Sanches Garcia.

Cobertura e texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde Plá e León De León Comunicações.