CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
No dia 2 de dezembro de 2025, a Academia Paulista de Contabilidade-APC, em ação conjunta com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, promoveu uma palestra online intitulada "Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências". A iniciativa faz parte da programação do projeto CRCSP “Para Todos”.
Com a presença do presidente da Academia Paulista de Contabilidade-APC, Alexandre Sanches Garcia, acadêmicos e especialistas da área contábil, a discussão abordou as mudanças necessárias para a formação profissional em face das novas Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs, voltadas ao curso de Ciências Contábeis.
Além de Alexandre Garcia, participaram do debate os acadêmicos Raul Corrêa da Silva, Marcia Montanholi e Luiz Fernando Nóbrega. A iniciativa teve como moderador, Wander Pinto, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, o qual vez a interação entre os especialistas e Carlos Chelfo, professor, auditor e perito.
Ao iniciar o evento, Wander Pinto falou sobre a importância da adaptação do currículo às novas demandas do mercado de trabalho, ressaltando que a Contabilidade não é apenas uma ciência de números, mas também envolve habilidades interpessoais e de análise crítica. Segundo ele, as Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs devem refletir essa realidade, incorporando práticas que desenvolvam o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos.
Na sequência, Raul Correa destacou a importância de repensar a formação acadêmica, afirmando que o conhecimento técnico atual pode não ser suficiente para garantir a empregabilidade dos alunos nos próximos cinco anos. Ele explicou que, diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade -VUCA do mundo moderno, há uma queda no número de matrículas em cursos de Contabilidade. Isso se deve, em parte, à percepção limitada da carreira e à desconexão entre teoria e prática.
Formação acadêmica e demandas do mercado
Outro ponto crucial considerado por Raul Corrêa foi a lacuna existente entre a formação acadêmica e as demandas do mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito às habilidades práticas e soft skills. Ele ressalta que a revolução digital e a inteligência artificial estão transformando as tarefas tradicionais da Contabilidade, criando a necessidade de profissionais mais críticos e analíticos.
Para enfrentar esses desafios, Raul Corrêa sugeriu algumas medidas: "Estimular o pensamento crítico e o aprendizado contínuo, utilizando plataformas como o YouTube". Ele também defendeu a importância de atrair novos talentos para a profissão, destacando o orgulho e a relevância do contador para a sociedade, além de estabelecer parcerias entre universidades e empresas para estágios e mentorias.
O presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, por sua vez, enfatizou a facilidade de formar parcerias com empresas em São Paulo e mencionou uma colaboração com a BDO que, curiosamente, não está refletida nas diretrizes curriculares mais recentes. Nesse aspecto, ele propôs a criação de fóruns permanentes de discussão. "Um ambiente onde instituições de ensino, docentes, coordenadores e agentes externos possam se reunir para debater o currículo e as exigências do mercado".
Integração da Tecnologia à Contabilidade
Os Acadêmicos Marcia Montanholi e Luiz Fernando Nóbrega destacaram a importância de se integrar tecnologias emergentes ao ensino da Contabilidade. Afinal, com a mudança de regras legislativas a todo tempo e o avanço da inteligência artificial e da automação, "os alunos devem ser preparados para lidar com ferramentas que otimizam processos e melhoram a tomada de decisões", disse Marcia.
Já Luiz Fernando Nóbrega citou o estágio supervisionado como "fundamental para consolidar o aprendizado e preparar os alunos para os desafios do mercado".
O especialista Carlos Chelfo ressaltou que a transição para um novo modelo de ensino é um desafio que requer o envolvimento de todos os stakeholders. "Isso inclui instituições de ensino, representantes das entidades de classe, empresas, trabalhadores e os próprios alunos".
Lançamento de livro
Este evento também marcou o lançamento do livro "A Contabilidade e as Novas DCNs – O que muda e como se adaptar", organizado pela Editora GEN Atlas. A obra, que conta com a contribuição de mais de 20 professores de diferentes estados do Brasil, busca refletir e sistematizar os desafios e as oportunidades trazidas pela nova resolução de 2024. Alexandre Sanches Garcia é um dos organizadores do livro, reforçando seu compromisso com a evolução da educação contábil.
Ao final da palestra, o presidente da APC agradeceu a participação de todos e destacou que a “Academia Paulista de Contabilidade está comprometida em acompanhar e promover as mudanças que possam aprimorar a formação dos profissionais da Contabilidade, alinhando-a às exigências do mercado e às expectativas da sociedade”, enfatizou Alexandre Sanches Garcia.
Cobertura e texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde Plá e León De León Comunicações.