CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade - APC inicia 2026 destacando avanços institucionais e conquistas relevantes de seus Acadêmicos, reafirmando seu papel na produção e disseminação do conhecimento contábil no Brasil. A entidade, com 73 anos de história, mantém em seu quadro profissionais e mestres que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento das Ciências Contábeis e para o fortalecimento da profissão.
Em novembro do ano passado, durante as comemorações do aniversário de fundação e dos 14 anos de reinstalação da APC, a Academia recebeu dez novos integrantes, ampliando seu corpo acadêmico com profissionais de reconhecida trajetória. São eles: Benedicto David Filho, Cecília Moraes Santostaso, Charles Krieck, Fernando de Almeida, João Carlos Castilho Garcia, Liliane Cristina Segura, Mara Jane Contrera Malacrida, Paschoal Rizzi Naddeo, Reynaldo Lima Júnior e Sebastian Yoshizato.
Produção de conhecimento e debate sobre formação profissional
Além da ampliação do quadro acadêmico, o ciclo tem sido marcado por conquistas individuais de Acadêmicos da APC, que se destacaram em diferentes frentes — da produção científica à atuação institucional, passando por reconhecimentos acadêmicos e nomeações em cargos de relevância para a profissão contábil. Esses avanços refletem o compromisso da Academia com a excelência, a formação continuada e o fortalecimento da Contabilidade como ciência e como atividade estratégica para o desenvolvimento do país. Prova disso é que no dia 2 de dezembro de 2025, a APC promoveu o debate “Transição do Ensino Tradicional para um Modelo Focado em Desenvolvimento de Habilidades e Competências”, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo -CRCSP. O encontro contou com a participação dos Acadêmicos Raul Corrêa da Silva, Márcia Montanholi e Luiz Fernando Nóbrega, além de Wander Pinto, então vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, e do professor, auditor e perito Carlos Chelfo. O debate abordou os impactos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais -DCNs na formação dos futuros profissionais da Contabilidade.
Destaques individuais
A APC também celebra conquistas recentes de seus membros:
Flávio Riberi recebeu o título de doutor, com a tese “Uma contribuição ao estudo dos índices ESG no Brasil: o papel de métricas contábeis na avaliação da dimensão social”, sob orientação da professora Mara Jane Contrera Malacrida.
Gildo Freire de Araújo foi nomeado juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT-SP) para o biênio 2026–2027.
João Carlos Castilho Garcia assumiu a vice-presidência Técnica do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, para o biênio 2026-2027.
Charles Holland lançou o relatório “Ativos Inteligentes: o relatório que revolucionará seu futuro financeiro”, contribuindo para o debate sobre ativos intangíveis.
Alexandre Evaristo Pinto foi agraciado com o Prêmio de Desempenho Didático referente ao primeiro semestre de 2025, concedido pela FEA-USP.
Miguel Silva publicou o artigo “O Senado vai revogar cláusula pétrea” no jornal O Estado de S. Paulo, em coautoria com Modesto Carvalhosa e Paulo Rabello de Castro.
Joaquim de Alencar Bezerra Filho, ocupante da Cadeira nº 33 da APC, foi eleito presidente do Conselho Federal de Contabilidade -CFC para o biênio 2026–2027.
No que tange ao novo presidente do CFC, Joaquim Bezerra, e aos Acadêmicos destacados, a APC manifesta votos de uma gestão profícua e de contínuas contribuições para o fortalecimento da Contabilidade no Brasil.
Alexandre Sanches Garcia