CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
A Academia Paulista de Contabilidade -APC celebra mais uma importante conquista acadêmica em seu quadro de membros. O Acadêmico Flávio Riberi defendeu, no dia 2 de fevereiro, sua tese de Doutorado intitulada “Uma contribuição ao estudo dos índices ESG no Brasil: o papel de métricas contábeis na avaliação da dimensão social”, sob a orientação da também Acadêmica Profa. Dra. Mara Jane Contrera Malacrida.
O trabalho representa uma contribuição relevante para o avanço da pesquisa contábil no país, ao aprofundar o debate sobre o papel da Contabilidade na mensuração e avaliação da dimensão social do ESG - Environmental, Social and Governance - tema cada vez mais estratégico para empresas, investidores e formuladores de políticas públicas.
Para o presidente da APC, Alexandre Sanches Garcia, a conquista reforça o papel da Academia na produção de conhecimento alinhado aos grandes desafios contemporâneos: “A defesa da tese do Acadêmico Flávio Riberi evidencia a maturidade da pesquisa contábil brasileira e o protagonismo da Contabilidade no debate sobre ESG. Trata-se de uma contribuição relevante não apenas para a Academia, mas também para o mercado e para a sociedade, ao qualificar a análise da dimensão social e fortalecer a tomada de decisão responsável nas organizações.”
A tese aborda, de forma crítica, os desafios relacionados à padronização, comparabilidade e qualidade das informações ESG no Brasil, especialmente no eixo social, propondo reflexões e caminhos para o aprimoramento do uso de métricas contábeis como instrumentos de transparência, governança e responsabilidade corporativa.
A APC destaca ainda a importância da orientação da Profa. Dra. Mara Jane Contrera Malacrida, que contribuiu diretamente para o rigor científico e a relevância prática do trabalho, fortalecendo o compromisso da Academia com a formação de pesquisadores e o desenvolvimento do pensamento contábil no país.
Importante destacar que a Academia Paulista de Contabilidade tem como missão incentivar a produção de conhecimento qualificado, conectado às transformações do ambiente empresarial e às demandas crescentes por sustentabilidade, ética e qualidade da informação.